Desde o lançamento do Flutter, nosso foco tem sido fornecer uma solução multiplataforma para apps personalizados e de alta qualidade que sejam compilados no código de máquina e utilizem todo o hardware gráfico subjacente do dispositivo. O dia de hoje marca uma importante expansão dessa visão com o primeiro lançamento em produção de suporte para o Windows como um destino de app, o que possibilita que os desenvolvedores Windows se beneficiem da mesma produtividade e da mesma eficiência desfrutadas pelos desenvolvedores para dispositivos móveis.
Com o Flutter, temos o objetivo de fornecer as ferramentas necessárias para criar uma excelente experiência, seja qual for o sistema operacional para o qual você esteja criando. Por isso, queremos levar as mesmas ferramentas e o mesmo framework central a todos os locais onde você pinte pixels. O Flutter permite criar lindas experiências quando a marca e o design são extremamente importantes. Ele é rápido e compilado diretamente no código de máquina. Com o suporte ao Hot Reload com estado, você obtém a produtividade de um ambiente interativo que permite fazer mudanças durante a execução de um app e ver os resultados imediatamente. Além disso, o Flutter é aberto, com milhares de colaboradores aprimorando o framework central e estendendo-o com um ecossistema de pacotes.
Quase meio milhão de apps usam o Flutter…
Até agora, as expectativas estão sendo superadas, com o lançamento de quase meio milhão de apps que usam o Flutter, inclusive grandes apps de empresas, como Betterment, BMW e ByteDance, e apps de equipes terceirizadas do Google. Em 2021, o Flutter tornou-se o kit de ferramentas de IU multiplataforma mais conhecido, conforme a avaliação de empresas analistas, como a Statista e a SlashData:
Nossos próprios dados comprovam tudo isso: 92% dos desenvolvedores Flutter demonstraram satisfação positiva com as ferramentas em todas as quatro pesquisas trimestrais realizadas em 2021. (Quanto aos 8% restantes, estamos levando em conta o feedback de todos eles para que também fiquem satisfeitos!)
Uma solicitação comum tem sido o suporte ao Windows.
Hoje, temos o prazer de anunciar a disponibilidade total de suporte do Flutter para apps Windows em compilações estáveis.
Alguns anos atrás, definimos uma visão ambiciosa para que o Flutter fosse expandido de apps para dispositivos móveis no iOS e Android para outras plataformas, incluindo a Web e os computadores.
O núcleo do Flutter é compatível com várias plataformas: do mecanismo gráfico Skia portátil e acelerado por hardware até o sistema de renderização do Flutter, primitivos essenciais como animação, temas, entrada de texto e internacionalização, e as centenas de widgets oferecidos pelo Flutter.
No entanto, os apps para computador não são simplesmente apps para dispositivos móveis executados em uma tela maior. Eles são projetados para diferentes dispositivos de entrada, como teclado e mouse. Eles têm janelas redimensionáveis que, geralmente, são abertas em um monitor widescreen. Esses apps têm diferentes convenções para coisas essenciais, como acessibilidade, editores de métodos de entrada e estilos visuais. Além disso, eles se integram a diferentes APIs no sistema operacional subjacente: os apps para computador dão suporte a tudo, de seletores de sistemas de arquivos a hardware do dispositivo e armazenamentos de dados, como o Registro do Windows.
Então, embora tenhamos trazido o Flutter para o Windows, nós também personalizamos o Flutter de acordo com o Windows.
Assim como no suporte ao Android e ao iOS, a implementação do Flutter para o Windows combina o framework Dart com um mecanismo C++. A comunicação entre o Windows e o Flutter ocorre por meio de uma camada de incorporação que hospeda o mecanismo do Flutter e é responsável por traduzir e enviar mensagens do Windows. O Flutter trabalha em coordenação com o Windows para exibir a IU na tela, lida com eventos, como redimensionamento de janelas e mudanças de DPI, e trabalha com modalidades do Windows já existentes para garantir a internacionalização, como os editores de métodos de entrada.
O app pode usar todas as partes do framework do Flutter e, no Windows, também pode se comunicar com as APIs de tempo de execução Win32, COM e Windows diretamente por meio da camada de interoperabilidade C do Dart ou usando um plug-in de plataforma criado em C++. Também adaptamos inúmeros plug-ins comuns para incluir o suporte ao Windows, inclusive camera, file_picker e shared_preferences. O mais importante é que a comunidade já incluiu o suporte ao Windows em uma grande variedade de outros pacotes, que englobam desde a integração da barra de tarefas do Windows até o acesso a portas seriais.
Para garantir uma IU do Windows totalmente adaptada, também é possível usar pacotes, como o fluent_ui e o flutter_acrylic, para criar um app que represente muito bem o sistema de design do Microsoft Fluent. Com a ferramenta msix, é possível encapsular o app em um instalador que pode ser carregado na Microsoft Store no Windows.
Tudo isso promove a criação de apps que têm um bom visual, são executados rapidamente no Windows e podem ser usados em outros computadores, dispositivos móveis e também na Web. Seguem alguns exemplos iniciais do que já fizemos até agora:
Pedimos à equipe do Windows que falasse um pouco sobre o suporte do Flutter. Veja o que Kevin Gallo, Vice-presidente corporativo da plataforma de desenvolvedores Windows na Microsoft, disse:
“Estamos muito felizes de ver que o Flutter agora tem suporte para a criação de apps Windows. O Windows é uma plataforma aberta, e todos os desenvolvedores são bem-vindos. Estamos animados para ver os desenvolvedores Flutter levando suas experiências para o Windows e publicando apps na Microsoft Store. O suporte do Flutter para o Windows é um grande passo para a comunidade, e estamos ansiosos para ver o que vocês trarão para o Windows!”
Na verdade, muitas equipes da Microsoft contribuíram para o anúncio de hoje. Em particular, gostaríamos de agradecer à equipe de design do Fluent pela contribuição de iconografia para os apps Flutter no Windows. O pacote fluentui_system_icons da equipe recebeu o status de Flutter Favorite como reconhecimento pela qualidade.
Também estamos impressionados com os investimentos que a Microsoft fez na acessibilidade do Windows e agradecemos a ajuda dessa equipe para garantir que o Flutter tivesse suporte a leitores de tela desde o primeiro dia. É um grande equívoco dispensar a acessibilidade considerando-a um requisito de nicho. Conforme ilustrado por este diagrama do kit de ferramentas inclusivas da Microsoft, todos nós precisamos ter a preocupação de proporcionar experiências que se adaptem a diferentes necessidades, sejam elas permanentes, temporárias ou específicas a uma situação.
O vídeo abaixo mostra como o Flutter se integra ao Windows Narrator. Para a finalidade desse vídeo, desfocamos a tela intencionalmente para que seja possível perceber como esse recurso é importante para os usuários que precisam dele.
Nossos parceiros de ferramentas também estão incluindo suporte ao Windows. Estes são alguns deles:
É uma grande satisfação ver um ecossistema consolidado criado com base no Flutter. Recomendamos que você conheça esses parceiros quando começar a criar apps Windows com o Flutter.
O suporte estável com qualidade de produção para a criação de apps Windows está disponível como parte do Flutter 2.10, que está sendo lançado hoje. O Flutter 2.10 também inclui muitos outros recursos, melhorias de desempenho e correções de bugs, sobre os quais são fornecidos mais detalhes em uma postagem do blog separada.
Nos próximos meses, você receberá mais informações sobre o suporte estável para macOS e Linux, que disponibiliza o conjunto completo de plataformas para dispositivos móveis, computadores e a Web para apps Flutter em produção.
Enquanto isso, agradecemos pelo seu suporte ao Flutter. Estamos ansiosos para ver o que você vai criar para o Windows!
Postar um comentário
Nenhum comentário :
Postar um comentário