Postado por Florina Muntenescu , Engenheira de DevRel do Android
Em continuidade a nosso planejamento , hoje estamos lançando a versão 1.1 do Jetpack Compose , um kit de ferramentas de IU nativo e moderno do Android. Esse lançamento contém novos recursos, como o tratamento de foco e o dimensionamento de alvos de toque aprimorados, o armazenamento em cache do ImageVector
e o suporte à rolagem estendida do Android 12. O Compose 1.1 também passa várias APIs anteriormente experimentais para a versão estável e oferece suporte a versões mais recentes do Kotlin. Já atualizamos nossas amostras , nossos codelabs e a biblioteca Accompanist para que funcionem com o Compose 1.1.
Novos recursos e APIs estáveis
Armazenamento em cache do ImageVector
O Compose 1.1 introduz o armazenamento em cache do ImageVector, proporcionando grandes melhorias de desempenho. Adicionamos um mecanismo de armazenamento em cache à API painterResource
para armazenar em cache todas as instâncias do ImageVector
que são analisadas com um tema e um ID de recurso específicos. O cache será invalidado nas mudanças de configuração.
Dimensionamento de alvos de toque
Em relação ao Compose 1.0, os componentes do Material expandirão seu espaço de layout para atender ao tamanho do alvo de toque das diretrizes de acessibilidade do Material. Por exemplo, um alvo de toque do RadioButton's
será expandido para o tamanho mínimo de 48 x 48 dp, mesmo que você defina o RadioButton
com um tamanho menor. Isso alinha o Compose Material ao comportamento dos componentes do Material Design, criando um comportamento consistente na combinação de Views e do Compose. Essa mudança também assegura que os requisitos mínimos de acessibilidade de alvos de toque sejam atendidos na criação de IUs com o uso de componentes do Compose Material.
Se você achar que essa mudança prejudica a lógica de layout existente, defina LocalMinimumTouchTargetEnforcement
como false
para desativar esse comportamento, mas lembre-se de que isso pode reduzir a usabilidade do app, portanto deve ser usado com cuidado.
Atualização de alvo de toque de RadioButton
Esquerda: Compose 1.0, direita: Compose 1.1
Mudança de APIs experimentais para estáveis
Várias APIs passaram de experimentais para estáveis. Os destaques incluem:
Novas APIs experimentais
Continuamos trazendo novos recursos para o Compose. Conheça alguns dos destaques:
AnimatedContent
agora pode ser salvo e restaurado ao usar rememberSaveable
.
As posições de itens do LazyColumn/LazyRow
podem ser animadas usando Modifier.animateItemPlacement()
.
Você pode usar a nova API BringIntoView
para enviar uma solicitação aos pais para que rolem a fim de trazer um item para a visualização.
Experimente as novas APIs usando @OptIn
e envie seu feedback!
Observação: o uso do Compose 1.1 requer o uso do Kotlin 1.6.10. Confira o Mapa de compatibilidade do Compose para Kotlin para obter mais informações.
Quer saber o que vem por aí? Veja em nosso planejamento atualizado os recursos em que estamos pensando e trabalhando, como animações lentas de itens, fontes para download, conteúdo com movimento e muito mais.
O Jetpack Compose está estável e pronto para produção e continua adicionando os recursos que vocês têm nos solicitado. É fantástico ver dezenas de milhares de apps começando a utilizar o Jetpack Compose em produção. Mal podemos esperar para ver o que você vai criar!
Agradecemos por todos os relatórios de bugs e solicitações de recursos enviados para nosso Issue Tracker nas versões Alfa e Beta. Eles nos ajudam a melhorar o Compose e a criar as APIs de que vocês precisam. Continuem enviando feedback para nos ajudar a melhorar ainda mais o Compose.
Boa composição!
3 comentários :
This opinion is very much appreciated and brings more shares from fnaf 1
The examples made everything clear. Thanks BISP Reviews for that!
Excelente notícia! O Jetpack Compose tem revolucionado o desenvolvimento de interfaces no Android, e ver essas melhorias na versão 1.1 é animador. O suporte à rolagem estendida do Android 12 e o cache do ImageVector são recursos muito bem-vindos. Além disso, a transição de APIs experimentais para estáveis traz mais segurança para os desenvolvedores. Mal posso esperar para testar essas novidades nos meus projetos! hill climb racing
Postar um comentário