Postado por Dave Burke, vice-presidente de engenharia
Todos os dias, bilhões de pessoas em todo o mundo usam seus dispositivos Android para ajudá-las em suas tarefas. O bom funcionamento do Android para cada uma delas é assegurado, em parte, por um processo de colaboração com vocês que compõem nossa comunidade de desenvolvedores e compartilham seu feedback para nos ajudar a tornar o Android ainda mais forte.
Hoje, estamos compartilhando a primeira amostra da próxima versão do Android, com a Visualização do desenvolvedor 1 do Android 13. Com o Android 13, damos continuidade a alguns temas importantes: privacidade e segurança e produtividade do desenvolvedor. Também aprimoramos algumas das mais recentes atualizações feitas no 12L para ajudar você a usufruir dos mais de 250 milhões de dispositivos Android de tela grande atualmente em uso.
Isso é apenas o começo do Android 13, e teremos muito mais a compartilhar ao longo do desenvolvimento da versão. Continue lendo para ver as novidades e visite o site para desenvolvedores Android 13 para ver detalhes sobre downloads para Pixel e o cronograma de versões. Como sempre, é fundamental que você envie seu feedback rapidamente para que ele possa ser incluído na versão final. Queremos saber a sua opinião, e desde já agradecemos sua ajuda para fazer do Android uma plataforma que funciona para todos!
Privacidade e segurança no centro de tudo
As pessoas querem um SO e apps aos quais elas possam confiar suas informações mais pessoais e confidenciais. A privacidade é fundamental nos princípios de produto do Android, e o foco do Android 13 é oferecer a todos uma plataforma responsável e de alta qualidade ao fornecer um ambiente mais seguro no dispositivo e mais controles para o usuário. No lançamento de hoje, introduzimos um seletor de fotos que permite que os usuários compartilhem fotos e vídeos com apps de forma segura, além de uma nova permissão de Wi-Fi para minimizar ainda mais a necessidade de uma permissão de localização para os apps. Recomendamos experimentar as novas APIs e testar como as mudanças podem afetar os apps.
Seletor de fotos e APIs - Para ajudar a proteger a privacidade das fotos e dos vídeos dos usuários, o Android 13 traz um seletor de fotos do sistema, uma forma padrão e otimizada para que os usuários compartilhem fotos locais e da nuvem com segurança. O atual seletor de documentos do Android permite ao usuário compartilhar documentos específicos de qualquer tipo com um app, sem que o app precise de uma permissão para visualizar todos os arquivos de mídia do dispositivo. O seletor de fotos estende essa capacidade com uma experiência dedicada para a seleção de fotos e vídeos. Os apps podem usar as APIs do seletor de fotos para acessar as fotos e os vídeos compartilhados sem a necessidade de permissão para visualizar todos os arquivos de mídia do dispositivo. Planejamos levar a experiência do seletor de fotos para mais usuários do Android por meio das atualizações do sistema do Google Play, como parte de uma atualização do módulo MediaProvider para dispositivos (com exceção dos dispositivos Go) que executam o Android 11 e versões posteriores. Experimente as APIs do seletor de fotos e envie seu feedback .
O seletor de fotos oferece aos usuários uma forma segura e consistente de conceder aos apps o acesso a fotos e vídeos específicos.
Permissões para dispositivos nas proximidades para Wi-Fi - O Android 13 introduz a permissão NEARBY_WIFI_DEVICES em tempo de execução (parte do grupo de permissões NEARBY_DEVICES) para apps que gerenciam as conexões de um dispositivo a pontos de acesso próximos via Wi-Fi. A nova permissão será exigida para os apps que chamam muitas APIs Wi-Fi comumente utilizadas e permite que os apps detectem e se conectem via Wi-Fi a dispositivos nas proximidades sem a necessidade da permissão de localização. Antes, os requisitos da permissão de localização eram um desafio para os apps que precisavam se conectar a dispositivos Wi-Fi nas proximidades, mas que não precisavam, efetivamente, da localização do dispositivo. Os apps segmentados para o Android 13 agora poderão solicitar a permissão NEARBY_WIFI_DEVICES com a sinalização "neverForLocation" , o que deve ajudar a promover um design de app mais compatível com a privacidade e a reduzir atritos para os desenvolvedores. Saiba mais .
Produtividade do desenvolvedor e ferramentas
O Android 13 também traz novos recursos e ferramentas para a produtividade do desenvolvedor. Ajudar você a criar apps maravilhosos que funcionem em bilhões de dispositivos é uma de nossas principais missões, seja no Android 13 ou com nossas ferramentas para Modern Android Development , como uma linguagem que você adora no Kotlin ou as APIs criteriosas com o Jetpack. Ao ajudar você a trabalhar com mais produtividade, queremos reduzir o custo do desenvolvimento e permitir que você se concentre em continuar criando experiências incríveis. Veja a seguir algumas das novidades do lançamento de hoje.
API de posicionamento das Configurações rápidas - As Configurações rápidas, na aba de notificações, permitem que os usuários alterem configurações ou realizem ações rápidas de maneira conveniente e sem sair do contexto de um app. Para os apps que fornecem blocos personalizados , estamos facilitando para os usuários a detecção e adição de blocos às Configurações rápidas. Com o uso da API de posicionamento de blocos , os apps agora podem exibir um prompt para que o usuário adicione diretamente um bloco personalizado ao conjunto de blocos ativos das Configurações rápidas. Uma nova caixa de diálogo do sistema permite que o usuário adicione o bloco em uma etapa, sem sair do app, em vez de precisar ir até as Configurações rápidas para fazer isso.
Ícones temáticos de apps - No Android 13, estamos estendendo as cores dinâmicas do Material You além dos Google apps para todos os ícones de apps, permitindo que os usuários ativem ícones que herdam a cor do plano de fundo e outras preferências de tema. O app tem apenas que fornecer um ícone de app monocromático (por exemplo, o drawable de notificação) e um ajuste para o XML do ícone adaptativo. Encorajamos todos os desenvolvedores a fornecer ícones compatíveis para ajudar a oferecer uma experiência consistente aos usuários que ativaram a opção. Inicialmente, os ícones temáticos de apps têm suporte em dispositivos Pixel, e estamos trabalhando com os fabricantes parceiros para levá-los a mais dispositivos. Saiba mais .
Preferências de idioma por app - Alguns apps permitem que os usuários escolham um idioma diferente do idioma do sistema para atender às necessidades de usuários multilíngues. Esses apps agora podem chamar uma nova API de plataforma para definir o idioma de preferência do usuário, ajudando a reduzir o código boilerplate e a aumentar a compatibilidade na definição do idioma de preferência em tempo de execução do app. Para uma compatibilidade mais ampla, adicionaremos uma API similar em uma futura biblioteca do Jetpack. Saiba mais .
Hifenização mais rápida - A hifenização facilita a leitura de textos com quebras de linha e ajuda a tornar a IU mais adaptável. No Android 13, otimizamos em 200% o desempenho da hifenização para que você possa ativá-la em TextViews praticamente sem impacto sobre o desempenho da renderização. Para ativar a hifenização acelerada, use as novas frequências fullFast
ou normalFast
em setHyphenationFrequency()
. Experimente a hifenização acelerada e conte para a gente o que você achou!
Sombreadores programáveis - O Android 13 adiciona o suporte a objetos RuntimeShader programáveis, com comportamento definido por meio da Android Graphics Shading Language (AGSL). A AGSL compartilha grande parte de sua sintaxe com a GLSL, mas funciona dentro do mecanismo de renderização do Android para personalizar a pintura dentro do canvas do Android, além de filtrar o conteúdo da visualização. Internamente, o Android usa esses sombreadores para implementar efeitos de ondulação , foco e rolagem estendida , e o Android 13 permite criar efeitos avançados similares para apps.
Sombreador AGSL animado, adaptado deste sombreador GLSL
Atualizações do OpenJDK 11 - No Android 13, demos início ao trabalho de atualização das bibliotecas principais do Android para alinhá-las à versão LTS do OpenJDK 11, com atualizações de bibliotecas e suporte à linguagem de programação Java 11 para desenvolvedores de apps e plataformas. Também temos planos de levar essas mudanças de bibliotecas principais a mais dispositivos por meio de atualizações do sistema do Google Play, como parte de uma atualização do módulo ART para dispositivos com o Android 12 e versões posteriores. Saiba mais .
Compatibilidade de apps
Em cada versão da plataforma, trabalhamos para agilizar e simplificar as atualizações priorizando a compatibilidade de apps à medida que lançamos novas versões. No Android 13, a maioria das mudanças voltadas para os apps é ativável, para que você tenha mais tempo, e nossos processos e ferramentas foram atualizados para ajudar você a se preparar mais rapidamente.
Mais atualizações do Android por meio do Google Play - No Android 13, continuamos a expandir nossos investimentos em atualizações do sistema do Google Play (Project Mainline) para dar aos apps um ambiente mais consistente e seguro em todos os dispositivos e entregar novos recursos e funcionalidades aos usuários. Agora podemos enviar novos recursos por push, como o seletor de fotos e o OpenJDK 11, diretamente para os usuários de versões mais antigas do Android por meio de atualizações de módulos existentes. Também adicionamos novos módulos, como Bluetooth e banda ultralarga, para expandir ainda mais o escopo da funcionalidade principal atualizável do Android.
Otimização para tablets, dispositivos dobráveis e Chromebooks - Os dispositivos de tela grande, como tablets, dobráveis e Chromebooks, estão em alta. Portanto, este é o momento de preparar os apps para esses dispositivos e criar apps totalmente adaptáveis a todas as telas. Você pode começar usando nossas orientações de otimização para tablets e aprendendo a criar para telas grandes e a desenvolver para dispositivos dobráveis .
Simplificação de teste e depuração de mudanças - Para facilitar para você o teste das mudanças ativáveis que podem afetar um app, tornaremos muitas delas alternáveis novamente este ano. Com os botões de alternância, você pode ativar ou desativar as mudanças individualmente usando as opções do desenvolvedor ou o adb
. Confira os detalhes aqui .
Botões de alternância de compatibilidade de apps nas opções do desenvolvedor.
Marco de estabilidade da plataforma - Como no ano passado, estamos informando antecipadamente sobre nosso marco de estabilidade da plataforma, para que você tenha mais tempo para se planejar para o trabalho de compatibilidade de apps. Nesse marco, disponibilizaremos não apenas as APIs SDK/NDK finais, mas também as APIs internas finais e os comportamentos do sistema voltados para os apps. Este ano, esperamos atingir a estabilidade da plataforma em junho de 2022. A partir desse momento, você terá várias semanas até o lançamento oficial para fazer seus testes finais. Os detalhes do cronograma de lançamento podem ser encontrados aqui .
Primeiros passos com o Android 13
A prévia para desenvolvedores tem tudo o que você precisa para experimentar os recursos do Android 13, testar apps e nos enviar feedback . Para testar apps com tablets e dispositivos dobráveis, a forma mais simples de começar é usando o Android Emulator em uma configuração dobrável ou de tablet. Veja aqui instruções completas de configuração . Para telefones, comece hoje mesmo a testar com os dispositivos atualizando uma imagem do sistema para um dispositivo Pixel 6 Pro, Pixel 6, Pixel 5a 5G, Pixel 5, Pixel 4a (5G), Pixel 4a, Pixel 4 XL ou Pixel 4 . Se você não tiver um dispositivo Pixel, poderá usar as imagens do sistema de 64 bits com o Android Emulator no Android Studio. Para testes ainda mais abrangentes, há imagens GSI disponíveis.
Quando tudo estiver configurado , estas são algumas das coisas que você deverá fazer:
Experimente os novos recursos e APIs - Seu feedback é fundamental durante a parte inicial da prévia para desenvolvedores. Relate quaisquer problemas em nosso Tracker ou envie-nos seu feedback diretamente por meio das pesquisas de recursos selecionados na página de feedback e solicitações .
Teste a compatibilidade de seu app atual - Saiba se o app é afetado pelas mudanças de comportamentos padrão no Android 13. Basta instalar o app publicado em um dispositivo ou emulador com o Android 13 e testar.
Teste o app com as mudanças ativáveis - O Android 13 tem mudanças de comportamento ativáveis que só afetam o app quando ele é segmentado para a nova plataforma. É extremamente importante entender e avaliar essas mudanças logo no início. Para facilitar o teste, você pode ativar e desativar as mudanças individualmente .
Atualizaremos regularmente as imagens de sistema e o SDK da prévia ao longo do ciclo de versões do Android 13. Essa versão de pré-lançamento é apenas para desenvolvedores e não se destina ao uso diário ou pelos consumidores. Por isso, ela está disponível apenas por download manual . Depois de instalar manualmente um build de prévia, você receberá automática e remotamente (OTA) as futuras atualizações para todas as prévias e versões Beta. Saiba mais aqui .
Ao chegarmos às versões Beta, convidaremos os consumidores para que também experimentem o Android 13 e abriremos os registros por meio do programa Android Beta. Por enquanto, vale lembrar que o Android Beta ainda não está disponível para o Android 13.
Para acessar todas as informações, visite o site para desenvolvedores Android 13 .
Java e OpenJDK são marcas comerciais ou registradas da Oracle e/ou de suas afiliadas.
2 comentários :
No entanto, ao contrário da atualização anterior, esta não tem mais a opção de colocar aplicativos pouco usados no modo de hibernação e reiniciar o dispositivo em um horário pré-determinado. geometry dash
The platform's stability is expected to be announced in basket random , after which point developers will have a few weeks to conduct final tests before the official release.
Postar um comentário