Postado por Dave Burke, vice-presidente de engenharia
Hoje, liberamos o código-fonte para o Android Open Source Project (AOSP) e lançamos oficialmente a mais recente versão do Android. Fique de olho, porque o Android 12 está chegando a um dispositivo perto de você, a começar pelo Pixel, nas próximas semanas, e depois nos dispositivos Samsung Galaxy, OnePlus, Oppo, Realme, Tecno, Vivo e Xiaomi, ainda este ano.
Como sempre, agradecemos o seu feedback ao longo do Android 12 Beta! Mais de 225 mil pessoas testaram nossas versões iniciais no Pixel, e nos dispositivos de nossos parceiros, e nos enviaram aproximadamente 50 mil relatórios de problemas para ajudar a melhorar a qualidade da versão. Também agradecemos os vários artigos, discussões, pesquisas e reuniões pessoais, nos quais vocês expressaram suas opiniões, além do trabalho realizado para tornar seus apps compatíveis a tempo para o lançamento de hoje. Seu suporte e suas contribuições são o que fazem do Android essa ótima plataforma para todos.
Também falaremos sobre mais detalhes relacionados ao Android 12 no Android Dev Summit deste ano, que acontece nos dias 27 e 28 de outubro. Acabamos de divulgar mais informações sobre o evento, incluindo um instantâneo das sessões técnicas sobre o Android. Continue lendo esta postagem para saber mais.
Vamos dar uma olhada no que vem por aí para os desenvolvedores com o Android 12. Não deixe de conferir o site para desenvolvedores Android 12 para ver detalhes de todos os recursos novos.
Material You - O Android 12 introduz uma nova linguagem chamada Material You que ajuda a criar apps mais bonitos e personalizados. Para levar todas as atualizações mais recentes do Material Design 3 até os apps, experimente uma versão Alfa dos componentes do Material Design e fique de olho no suporte ao Jetpack Compose, que chega em breve.
Widgets reprojetados - Atualizamos os widgets de apps para torná-los mais úteis, bonitos e detectáveis. Experimente-os com novos controles interativos, layouts responsivos para qualquer dispositivo e cores dinâmicas para criar uma aparência personalizada, porém consistente. Saiba mais aqui.
Atualizações de IU de notificação - Também atualizamos os designs de notificação para torná-los mais modernos e úteis. O Android 12 também decora as notificações personalizadas com affordances padrão para torná-las consistentes com todas as outras notificações. Saiba mais aqui.
Rolagem estendida - Para tornar a rolagem pelo conteúdo do app mais suave, o Android 12 adiciona um novo efeito de rolagem "estendida" a todos os contêineres de rolagem. Trata-se de um indicador natural de parada de rolagem que é comum a todos os apps e ao sistema. Saiba mais aqui.
Telas de apresentação de inicialização de apps - O Android 12 também introduz telas de apresentação para todos os apps. Os apps podem personalizar a tela de apresentação de várias formas, de acordo com as necessidades exclusivas da marca. Saiba mais aqui.
Desempenho de sistema melhor e mais eficiente - Reduzimos em 22% o tempo de CPU usado pelos serviços centrais do sistema e em 15% o uso de grandes núcleos. Também melhoramos os tempos de inicialização dos apps e otimizamos a E/S para acelerar o carregamento dos apps. E, para consultas de bancos de dados, melhoramos o CursorWindow em até 49 vezes para as janelas grandes.
Serviços em primeiro plano otimizados - Para melhorar a experiência dos usuários, o Android 12 impede que os apps iniciem serviços em primeiro plano enquanto estão em segundo plano. Em vez disso, os apps podem usar um novo expedited job no JobScheduler. Saiba mais aqui.
Notificações mais responsivas - A restrição de trampolins de notificação do Android 12 ajuda a reduzir a latência dos apps inicializados por meio de uma notificação. Por exemplo, o app Google Fotos agora é inicializado 34% mais rápido sem os trampolins de notificação. Saiba mais aqui.
Classe de desempenho - Classe de desempenho é um conjunto de recursos para dispositivos que dá suporte a casos de uso mais exigentes e a um conteúdo de melhor qualidade em dispositivos Android 12. Os apps podem verificar a classe de desempenho de um dispositivo em tempo de execução e se beneficiarem totalmente do desempenho do dispositivo. Saiba mais aqui.
Aprendizado de máquina acelerado - O Android 12 ajuda a tirar o máximo proveito dos aceleradores de aprendizado de máquina (ML) e sempre obter o melhor desempenho possível por meio da API Neural Networks. Agora, os drivers aceleradores de ML também são atualizáveis fora das versões da plataforma, por meio do Google Play Services, para que você possa se beneficiar dos drivers mais recentes em qualquer dispositivo compatível.
Painel de privacidade - Um novo painel nas Configurações dá aos usuários mais visibilidade de quando um app acessa dados do microfone, da câmera e de localização. Saiba mais aqui.
Localização aproximada - Os usuários têm ainda mais controle sobre seus dados de localização e podem conceder ao app acesso à localização aproximada, mesmo que ele solicite a localização precisa. Saiba mais aqui.
Indicadores de microfone e câmera - Os indicadores na barra de status informam ao usuário quando um app está usando a câmera ou o microfone do dispositivo. Saiba mais aqui.
Botões de alternância de microfone e câmera - Nos dispositivos com suporte, novos botões de alternância nas Configurações rápidas facilitam a desativação instantânea do acesso dos apps ao microfone e à câmera. Saiba mais aqui.
Permissões para dispositivos nas proximidades - O app pode usar as novas permissões para buscar e fazer o pareamento com dispositivos nas proximidades sem precisar da permissão de localização. Saiba mais aqui.
Inserção de conteúdo avançado - Uma nova API unificada permite receber conteúdo avançado na IU de qualquer fonte: área de transferência, teclado ou ação de arrastar e soltar. Para a compatibilidade com versões anteriores, adicionamos a API unificada ao AndroidX. Saiba mais aqui.
Suporte para cantos de tela arredondados - Muitos dispositivos modernos usam telas com cantos arredondados. Para entregar uma ótima UX nesses dispositivos, você pode usar novas APIs para consultar detalhes sobre os cantos e gerenciar os elementos da IU apropriadamente. Saiba mais aqui.
Suporte a imagens AVIF - O Android 12 adiciona suporte de plataforma para o formato de arquivo de imagem AV1 (AVIF, na sigla em inglês). O AVIF aproveita o conteúdo intraframe codificado da compactação de vídeo para melhorar significativamente a qualidade da imagem com o mesmo tamanho de arquivo, em comparação com formatos de imagem mais antigos, como o JPEG.
Transcodificação de mídia compatível - Para o vídeo, o formato HEVC oferece melhorias significativas de qualidade e compactação, e nós recomendamos seu suporte em todos os apps. Para os apps que não têm essa capacidade, o recurso de transcodificação de mídia compatível permite solicitar arquivos em AVC e deixar que o sistema lide com a transcodificação. Saiba mais aqui.
Mais facilidade de uso de foco, filtros de cores e outros efeitos - Novas APIs facilitam a aplicação de efeitos gráficos comuns às Visualizações e hierarquias de renderização. RenderEffect pode ser usado para aplicar foco, filtros de cores e muito mais a RenderNodes ou Visualizações. Também é possível criar um efeito de vidro congelado para o segundo plano da janela utilizando uma nova API Window.setBackgroundBlurRadius() ou usar blurBehindRadius para definir o foco de todo o conteúdo por trás de uma janela.
Experiências táteis melhores - O Android 12 expande as ferramentas que podem ser usadas para a criação de retorno tátil informativo para eventos de IU, efeitos imersivos e divertidos para jogos e háptica de concentração para produtividade. Saiba mais aqui.
Novos efeitos de câmera e recursos de sensor - Novas extensões de fornecedor permitem que os apps aproveitem os efeitos personalizados de câmera criados por fabricantes de dispositivos: bokeh, HDR, modo noturno e outros. Você também pode usar novas APIs para aproveitar totalmente os sensores de câmera de ultra-alta resolução que usam os padrões Quad/Nona Bayer. Saiba mais aqui.
Depuração melhor para falhas nativas - O Android 12 fornece informações de diagnóstico mais acionáveis para facilitar a depuração de falhas relacionadas ao NDK. Agora, os apps podem acessar arquivos de crash dump detalhados, chamados tombstones, por meio da API App Exit Reasons.
Android 12 para jogos - Com as APIs no modo de jogo, você pode reagir à seleção de perfil de desempenho dos jogadores para um jogo, como maior duração da bateria para um trajeto longo ou modo de desempenho para atingir as taxas de frame máximas. O Play as you download permitirá a busca de recursos de jogos em segundo plano durante a instalação, permitindo que os usuários comecem a jogar mais rapidamente.
Com o lançamento público de hoje do Android 12, estamos solicitando a todos os desenvolvedores Android que finalizem os testes de compatibilidade e publiquem atualizações assim que possível, a fim de proporcionar aos usuários uma transição tranquila para o Android 12.
Para testar a compatibilidade do app, basta instalá-lo em um dispositivo executando o Android 12 e passar pelos fluxos do app em busca de possíveis problemas funcionais ou de IU. Revise as mudanças de comportamento do Android 12 para todos os apps para se concentrar nas áreas do app que podem ser afetadas. Estas são algumas das principais mudanças a serem testadas:
Lembre-se de testar a compatibilidade de bibliotecas e SDKs nos apps. Caso você encontre algum problema relacionado ao SDK, tente atualizar para a versão mais recente do SDK ou peça ajuda ao desenvolvedor.
Depois de publicar a versão compatível de um app atual, você pode dar início ao processo de atualização do targetSdkVersion do app. Revise as mudanças de comportamento para apps Android 12 e use o framework de compatibilidade para ajudar na detecção rápida de problemas.
O #AndroidDevSummit está de volta! Junte-se a nós nos dias 27 e 28 de outubro para conhecer as últimas atualizações do desenvolvimento em Android, incluindo o Android 12. O tema deste ano é Apps excelentes em todos os dispositivos. Participe, no final deste mês, para saber mais sobre ferramentas de desenvolvimento, APIs e tecnologias que ajudam a aumentar a produtividade e a criar apps melhores que funcionam em bilhões de dispositivos, incluindo tablets, dobráveis, wearables e muito mais.
Acabamos de divulgar mais informações sobre o evento, incluindo um instantâneo das mais de 30 sessões técnicas sobre o Android. Veja algumas dessas sessões aqui e comece a se planejar para as palestras que deseja assistir. Nas próximas semanas, solicitaremos que você compartilhe suas principais perguntas para o #AskAndroid, que serão respondidas ao vivo pela equipe durante o evento.
A programação tem início às 10h (horário do Pacífico) do dia 27 de outubro com o The Android Show, uma palestra de abertura técnica com duração de 50 minutos na qual você ficará sabendo sobre todas as últimas notícias e atualizações para desenvolvedores Android. Saiba mais e inscreva-se para receber atualizações aqui.
Postar um comentário
Nenhum comentário :
Postar um comentário