Este documento faz parte de uma série de artigos sobre qualidade de apps. Apresentamos a seguir uma visão geral de todos os outros artigos:
Apps e jogos evoluíram rapidamente nos últimos anos, e as expectativas dos usuários por alto desempenho aumentaram igualmente. Os usuários atuais não só exigem velocidade e desempenho, como também as recompensam. Um estudo de 2019 revelou que os sites de varejo notaram um aumento de 8% nas conversões quando reduziram em um décimo de segundo os tempos de carregamento dos sites para dispositivos móveis. E os sites de viagem elevaram as conversões em mais de 10%.
À medida que você alcança mais usuários em diferentes dispositivos, locais, versões de SO e redes, a otimização do desempenho se torna um alvo ainda mais móvel. Para entender o contexto exclusivo por trás dos problemas de desempenho, você precisa de insights acionáveis sobre o desempenho do app da perspectiva de um usuário. Com dados de desempenho que permitem gastar menos tempo apagando incêndios, você pode dedicar mais tempo para criar experiências prazerosas, sabendo que nenhum bug ou falha técnica inesperada ocorrerá.
Com dados de desempenho que permitem gastar menos tempo apagando incêndios, você pode dedicar mais tempo para criar experiências prazerosas, sabendo que nenhum bug ou falha técnica inesperada ocorrerá.
Neste artigo, exploramos alguns recursos do Monitoramento de desempenho do Firebase que podem ajudar você a ficar de olho no desempenho do app e entender a experiência do ponto de vista de um usuário.
Métricas de desempenho de apps em tempo real
Lançar um recurso novo que tenha bom desempenho para todos os usuários, independentemente de localização, dispositivo ou velocidade da rede, pode ser desafiador se você não receber as informações em tempo hábil para medir o desempenho em uma diversidade de variáveis. Quando o app apresenta desempenho insatisfatório e recebe classificações baixas, você precisa ter insights esclarecedores para proporcionar uma experiência que seja merecedora de uma avaliação de cinco estrelas.
O Monitoramento de desempenho do Firebase processa os dados de desempenho do app em tempo real para que você possa monitorar novas versões durante o desenvolvimento e no pós-lançamento. Por exemplo, você pode coletar dados de desempenho dos emuladores do Firebase ou de dispositivos virtuais do Firebase Test Lab para testar o app localmente antes do lançamento. Após o lançamento, é possível obter insights sobre métricas relacionadas a renderização de tela e solicitações de rede para saber como está o desempenho do app nos diferentes segmentos de usuário.
Ao saber como o app responde a diferentes grupos de usuários, é possível tomar medidas rapidamente para corrigir os erros e garantir que os usuários não excluam o app e encontrem outro que funcione melhor em seus dispositivos.
Painel de Monitoramento de desempenho destacando métricas em tempo real
Quadro de métricas personalizáveis
Na primeira postagem do blog desta série, destacamos algumas métricas padrão de desempenho de apps que devem ser lembradas, como tempo de inicialização do app, desempenho de renderização da tela e desempenho de rede. No entanto, às vezes, o fluxo de entrada de dados em tempo real após um lançamento importante pode ser excessivo, e identificar onde você deve se concentrar para agir pode ser uma tarefa complicada.
Com o painel de Monitoramento de desempenho reformulado, é possível personalizar o quadro de métricas de desempenho de apps para destacar as métricas mais importantes para um app. Por exemplo, se você estiver lançando atualizações de um app de compras, é possível selecionar e rastrear frames com renderização lenta nas telas de finalização da compra. Isso ajuda a garantir que os clientes desfrutem de uma experiência contínua do começo ao fim. Você também pode dividir as principais métricas por país, dispositivo, versões do app e nível de SO para detalhar ainda mais os dados de desempenho.
Ao saber com que velocidade o app responde a diferentes grupos de usuários, é possível tomar medidas para corrigir problemas de latência e garantir que os usuários não excluam o app e encontrem outro que funcione melhor em seus dispositivos.
Além disso, o Monitoramento de desempenho permite implementar rastreamentos de código personalizado, que ajudam a monitorar o desempenho do app entre dois pontos no tempo. Também é possível criar os próprios rastreamentos para capturar dados de desempenho associados a códigos específicos no app. Por exemplo, você pode usar rastreamentos de código personalizado para mensurar quanto tempo o app leva para carregar um conjunto de imagens e garantir que os gráficos não estejam causando lentidão em excesso.
Compare o desempenho entre as versões do app
Manter uma base de usuários diversificada não é fácil sem entender como segmentos de usuários específicos estão interagindo com o app, especialmente quando a experiência não está à altura. Para ter certeza de que todas as novas versões apresentem o melhor desempenho quando alcançarem um grande número de usuários, você pode usar o novo painel Monitoramento de desempenho para identificar as mudanças no desempenho do app que requerem atenção imediata.
O quadro de métricas permite o rastreamento do desempenho de métricas em várias versões. Se a versão mais recente chamar uma nova API na inicialização, você pode rastrear latências no horário de inicialização do app entre a versão mais recente e as versões anteriores. A tabela de rastreamentos é especialmente útil para entender as tendências dos rastreamentos nos intervalos de tempo selecionados. Isso significa que você não precisa mais esperar pelas avaliações da app store nem pelos tíquetes de suporte para saber quando o desempenho do app está lento.
Tabela de rastreamentos do Monitoramento de desempenho
Rastreie tendências, regressões e problemas graves
Uma das mais importantes maneiras de aumentar e engajar segmentos é lançar constantemente novos recursos e atualizações para apps. Mas qualquer mudança no código ou na configuração do app ou em qualquer uma de suas dependências traz o risco de degradar o desempenho do app ou de causar problemas na experiência do usuário. Por exemplo, se um app de comércio eletrônico faz dezenas de chamadas de API para buscar o catálogo e os detalhes dos produtos, os usuários podem ter experiências de lentidão frustrantes durante a compra.
Ao rastrear tendências e regressões com o Monitoramento de desempenho, você pode agir rapidamente nos problemas mais críticos e se prevenir contra classificações baixas na app store.
Melhore a retenção de usuários com o Monitoramento de desempenho
A GameNexa Studios, desenvolvedora de apps da Índia, agarrou uma oportunidade de investir na melhoria da qualidade de seus apps quando as vendas de anúncios foram prejudicadas pela COVID-19. Ao combinar o Monitoramento de desempenho do Firebase e o Firebase Crashlytics, a equipe obteve insights acionáveis sobre a base de usuários e melhorou em todos os aspectos a experiência com seu app mais conhecido. E, ao reduzir o número de problemas de desempenho que afetam os usuários, a GameNexa acabou impulsionando a retenção de usuários e a duração das sessões, além de aumentar as compras no app em 2,5 vezes.
Mantenha-se à frente dos problemas de desempenho e estabilidade de apps
Para proporcionar a experiência mais rápida e consistente no app que os usuários esperam, é preciso uma estratégia apoiada por ferramentas que ajudem você a agir rapidamente e corrigir problemas significativos de modo dinâmico. Com os insights e dados detalhados e acionáveis do Firebase, os desenvolvedores de apps e gerentes de produto podem tomar decisões mais inteligentes antes do lançamento, enfrentar problemas urgentes rapidamente após o lançamento de uma atualização e lançar de forma rápida e segura novos recursos que retenham os usuários.
Para começar a usar o Monitoramento de desempenho do Firebase, integre o SDK do Monitoramento de desempenho ao app e identifique as métricas mais importantes para o sucesso do app.
Postar um comentário
Nenhum comentário :
Postar um comentário