Este documento faz parte de uma série de artigos sobre qualidade de apps. Apresentamos a seguir uma visão geral de todos os outros artigos:
Para os usuários de apps, a primeira impressão é a que fica. Mesmo os apps mais bem desenvolvidos podem ser frustrantes se não proporcionarem de modo consistente uma experiência livre de falhas.
Imagine um usuário de app se preparando para relaxar depois de um dia de trabalho. Ele pega um petisco, se acomoda no sofá e abre seu app de jogo favorito... e o app falha. Ou ele trava todas as vezes que o usuário está a um passo de passar para o próximo nível. Essas experiências de instabilidade podem frustrar os usuários e fazer com que eles desinstalem um app ou deixem uma avaliação bem negativa na app store.
Na verdade, os problemas de qualidade são o motivo mais comum para a exclusão precoce de apps. Um em cada cinco usuários (19%) desinstala um app devido a erros técnicos ou falhas.1
Milhares de motivos justificam as falhas de apps. O dispositivo de um usuário pode ter pouca memória ou um chipset fraco ou pode estar executando uma versão de SO mais antiga. Sem contar que o código do app pode estar repleto de bugs. Pior ainda, à medida que você adiciona novos recursos e adquire mais usuários em diferentes dispositivos, maior é a probabilidade de encontrar uma variedade mais ampla de falhas nos bastidores.
Rastrear, organizar e corrigir falhas manualmente pode ser um desafio bastante complexo e demorado. E mesmo que você colete cada bit de dados da falha, ainda pode não ficar claro o que está causando a falha do app ou quais erros estão afetando a maioria dos usuários. Por isso, ter as ferramentas certas de geração de relatórios de erros faz toda a diferença.
Aprimorar continuamente os apps e lançar novos recursos é uma das melhores maneiras de aumentar a retenção de usuários, bem como de engajar usuários novos e existentes. No entanto, à medida que a base de usuários cresce, dividir o tempo entre o lançamento de novos recursos e o monitoramento da estabilidade de novas versões se torna uma questão complicada.
O relatório de erros em tempo real do Firebase Crashlytics permite fazer uma triagem rápida e resolver qualquer bug no app com a coleta e o agrupamento de falhas com base no local em que ocorreram no código do app. Grupos de falhas são listados em ordem de frequência e grau de impacto sobre os usuários, facilitando a identificação dos problemas a serem combatidos e fornecendo a você mais tempo para criar recursos que mantêm os usuários engajados.
Dados do relatório de erros exibidos no painel do Firebase Crashlytics
Para se aprofundar ainda mais nos dados de falhas, você pode ativar a exportação de streaming do BigQuery para identificar problemas mais frequentes e entender tendências ao longo do tempo como quais versões de SO ou dispositivos específicos estão causando a maioria das falhas. Isso ajuda a visualizar os dados de falhas e monitorar problemas que acionam alertas e fluxos de trabalho personalizados. Ativar o streaming do BigQuery também permite analisar os dados com o SQL do BigQuery, exportá-los para outro provedor de nuvem e usar o Google Data Studio a fim de criar visualizações e painéis personalizados de tendências de falhas.
Crashlytics integrado ao BigQuery
Para um app como o Spotify, com mais de 65 equipes mantendo milhões de linhas de código por plataforma e lançando novas atualizações toda semana, a movimentação rápida e a passos largos é essencial. Para reduzir a pressão sobre a equipe de desenvolvimento antes de cada lançamento, a Spotify mudou o processo de rastreamento manual diário de falhas para o processo automatizado de lançamento usando o Crashlytics, principalmente com o BigQuery. Em vez de ter um gerente de lançamento da equipe de plantão para monitorar cada falha, a Spotify agora usa o Crashlytics para rastrear falhas de versões Alfa e Beta, definir regras para abertura de tíquetes e atribuir os tíquetes às equipes corretas.
De modo semelhante, a empresa de entrega de refeições Deliveroo, com sede no Reino Unido, adotou o Crashlytics e o BigQuery para se manter à frente das falhas antes que elas atinjam um determinado limite e, ao mesmo tempo, rastrear e analisar os dados de desempenho de cada nova versão em tempo real. Com a capacidade de criar relatórios personalizados e separar erros, a equipe de desenvolvimento reduziu consideravelmente o tempo gasto na solução de problemas e na reprodução de problemas do app, e as sessões livres de falhas aumentaram de 99,35% para mais de 99,7%.
As falhas não apenas afastam os usuários existentes dos apps. Avaliações negativas causadas por uma sessão instável em um app também podem afetar a capacidade de adquirir novos usuários. Por isso é tão importante saber quando e onde as falhas acontecem.
Os alertas de velocidade do Crashlytics notificam quando uma falha específica começa a aumentar para que você possa reagir antes que o bug afete mais usuários. Eles também são configuráveis, o que permite definir limites que determinam quando os alertas devem ser acionados com base na porcentagem de sessões de usuário afetadas.
Por exemplo, os alertas de velocidade podem detectar bugs importantes durante o lançamento de uma nova versão do app ou alertar rapidamente se houver um problema afetando uma grande porcentagem de usuários. Os alertas de velocidade enviam um e-mail ou uma mensagem no Slack, Jira ou PagerDuty, de acordo com a integração a terceiros ativada no projeto.
Configurações do alerta de velocidade no Console do Firebase
É exatamente assim que o Swiggy, um dos maiores serviços de entrega de refeições da Índia, monitora simultaneamente todos os problemas do app, enquanto se concentra primeiro nos mais significativos. A equipe de desenvolvimento do Swiggy conectou os alertas de velocidade do Crashlytics ao PagerDuty e ao Jira para notificar o engenheiro de plantão sempre que falhas críticas atingirem um determinado limite. Isso permitiu ao Swiggy manter as entregas rápidas com a segurança de que será notificado sobre falhas de alta e baixa prioridade da maneira correta.
Identificar rapidamente as falhas mais frequentes é apenas uma das partes do desafio. Ao chegar à causa-raiz, você pode reduzir o risco e evitar a frustração dos usuários do app, garantindo que essas falhas não aconteçam novamente.
As chaves e os registros personalizados do Crashlytics gravam os eventos vivenciados por um usuário durante uma sessão, rastreando o estado e a sequência do respectivo app. Com isso, você tem um instantâneo acionável para verificar o que o usuário estava fazendo até o momento em que o app falhou. Também é possível definir chaves personalizadas, como "origem_instalação", "rede" e "linguagem" para identificar exatamente o que aconteceu antes de cada falha (por exemplo, se um usuário instalou o app na Play Store ou se estava conectado ao Wi-Fi) e reduzir o tempo de reprodução.
E, ao usar o Crashlytics com o Google Analytics, é possível capturar automaticamente eventos predefinidos do Google Analytics, conhecidos como navegação estrutural, o que aprimora os dados capturados com registros personalizados e fornece informações mais detalhadas sobre o que causou uma falha.
Navegação estrutural no Google Analytics
Para editores de jogos para dispositivos móveis, como a Tapps Games, proporcionar uma experiência imersiva e estável é essencial para manter os jogadores engajados. Antes, a Tapps pesquisava manualmente as avaliações dos usuários em busca de feedbacks negativos e tentava reproduzir as falhas que eram descritas. Com os alertas de velocidade do Crashlytics, a equipe passou a ser imediatamente notificada quando falhas graves estavam em ascensão. Após examinar detalhadamente os dados, ela percebeu que uma atualização do processo de criação de vídeos do jogo Vlogger Go Viral e um evento simultâneo de jogadores da comunidade estavam levando a falhas consistentes.
A equipe de desenvolvimento da Tapps Games fez uma correção que ajudou a elevar sua classificação no Google Play Store de 3,9 para 4,7 e aumentou as sessões de usuários livres de falhas de 94,6% para 99,8%.
Para aumentar seu público, manter os usuários engajados e gerar avaliações positivas e recomendações, a estabilidade do app precisa ser uma área de foco principal. Instale o SDK do Firebase Crashlytics no app e tenha as ferramentas e informações necessárias para se manter atualizado sobre os problemas críticos.
Na terceira e última série do nosso guia, destacamos um conjunto de ferramentas que podem ser usadas com o Firebase Crashlytics para entender como está o desempenho do app do ponto de vista de um usuário.
Fontes
Rapid Movers is the top-rated goods transport company in Pakistan, providing affordable goods transportation services within city and out city.
What a blog, I really like to thank blog author for the wonderful post. ลิ้งค์รับทรัพย์ igoal
Postar um comentário
2 comentários :
Rapid Movers is the top-rated goods transport company in Pakistan, providing affordable goods transportation services within city and out city.
What a blog, I really like to thank blog author for the wonderful post.
ลิ้งค์รับทรัพย์ igoal
Postar um comentário