Postado por Tom Grinsted, Scott Lin e Tat Yang Koh, gerentes de produto no Google Play
Classificações e avaliações são importantes. Elas fornecem valiosos feedbacks quantitativos e qualitativos sobre a experiência dos usuários com um app ou jogo e com o serviço mais generalizado que você oferece. É por isso que as pessoas as utilizam para decidir se fazem ou não o download de apps do Google Play.
Ouvimos dos usuários e desenvolvedores da Play Store que as classificações e avaliações poderiam ser mais úteis. Isso vale principalmente quando as classificações de uma área afetam outra injustamente. Por exemplo, quando um bug que impactou negativamente apenas um país afeta a classificação do app em todos os outros locais ou quando melhorias positivas em uma experiência de tablet são negligenciadas devido ao número de usuários com smartphones. É por isso que iniciamos um programa de melhorias, a serem implementadas ao longo de vários meses, para tornar as classificações mais personalizadas e indicativas da experiência que cada usuário pode esperar, bem como para facilitar a navegação por elas e seu uso pelos desenvolvedores:
Sabemos que muitos desenvolvedores monitoram de perto as classificações vistas pelos usuários em potencial, por isso estamos assegurando que você receba avisos com antecedência sobre essas mudanças futuras. Também fizemos melhorias no Play Console para ajudar você a entender as classificações e avaliações, especialmente entre os vários formatos.
Expandir o suporte para diferentes tipos de dispositivo é uma das mudanças mais importantes e impactantes que você pode fazer nas interfaces do usuário. A adição de layouts otimizados para tablets ou um suporte melhor ao mouse e ao teclado para o Chrome OS podem resultar em uma mudança radical na qualidade da experiência dos usuários, o que influencia as classificações e avaliações que eles fazem.
Novos insights sobre classificações por tipo de dispositivo estão disponíveis na visão geral e nas páginas de detalhes das classificações do Play Console
Para facilitar a identificação de oportunidades entre os vários tipos de dispositivo e rastrear o impacto de experiências aprimoradas, adicionamos novas dimensões de tipo de dispositivo à página de classificações. Também adicionamos um filtro de tipo de dispositivo às avaliações para que você possa ver facilmente como os usuários de tablets estão classificando você ou o que os usuários do Chrome OS dizem nas avaliações.
Muitos de vocês nos disseram que desejam acessar dados mais granulares do que o permitido por nossos seletores. Por isso dividimos as opções de segmentação e facilitamos seu uso. Agora, é possível selecionar independentemente o período que você deseja plotar (dos últimos 28 dias até o ciclo de vida completo do app) e como você deseja que os dados das classificações sejam agregados (diariamente, semanalmente ou a cada 28 dias). Isso permite acessar dados mais granulares de períodos mais longos.
Selecione qualquer intervalo de tempo e período de agregação independentemente para localizar os dados de classificações que deseja
Também ativamos o recurso de downloads de CSV da média de dados e das distribuições de classificação. Com isso, além das novas opções de seleção de dados, você pode facilmente consultar e fazer o download de muito mais dados e fazer análises offline. Por exemplo, você pode fazer o download de todo o histórico de distribuições de classificações diárias e correlacioná-lo em uma planilha com contatos do atendimento ao cliente.
Acesse e faça o download de todos os dados, incluindo divisões de classificações, diretamente na página de visão geral
Todas essas mudanças já estão ativas no Play Console. Acesse as seções de análise de classificações e avaliações para experimentá-las.*
As classificações ajudam as pessoas a decidir de quais apps fazer o download e são levadas em consideração no destaque e no posicionamento dentro da Play Store. Mas, como a experiência nos apps pode variar de acordo com a região e o tipo de dispositivo do usuário, agregar classificações nem sempre é suficiente. Por esse motivo, a partir de novembro de 2021, faremos uma mudança nas classificações que os usuários individuais veem com base no local onde estão registrados e, mais adiante, em qual dispositivo estão usando.
A partir de novembro, os usuários de smartphones verão classificações específicas do país ou da região em que estiverem. Sendo assim, um usuário no Japão verá classificações de apps que foram enviadas por outros usuários japoneses.
No início do ano seguinte, faremos outras atualizações nas classificações para refletir o tipo de dispositivo em que os usuários estão navegando, ou seja, tablets e dispositivos dobráveis, Chrome OS, Wear ou Auto. Isso dará aos usuários uma impressão melhor da experiência que eles podem esperar com o dispositivo que estão usando. É recomendável dar uma olhada em suas classificações de formato atuais – especialmente no caso de tablets, cuja utilização vem aumentando muito – para determinar se você deve investir na otimização da experiência dos usuários.
Entendemos que, como desenvolvedor, você quer ter certeza de que entende e está à frente de qualquer grande mudança nas classificações que podem ser vistas pelos usuários. Por isso, pelo menos dez semanas antes de qualquer mudança na Play Store, analisaremos automaticamente a mudança que os apps podem esperar e entraremos em contato com qualquer desenvolvedor que verá uma mudança de mais 0,2 estrelas em qualquer tipo de dispositivo em um mercado-chave (com uma porcentagem superior a 5% de visitantes da listagem da loja). Com isso, você terá tempo de se planejar se quiser fazer mudanças importantes no app.
O lançamento dessas mudanças no Google Play terá início em novembro, com classificações específicas de região ou país. Fique de olho nas mensagens sobre classificações em sua Inbox do Play Console até o final deste ano, e não se esqueça de que você pode se adiantar, verificando suas classificações por país e tipo de dispositivo hoje mesmo.
*Observe que você precisa de uma conta do Play Console para acessar esses links.
Esta postagem do blog foi útil para você?
★ ★ ★ ★ ★
Postar um comentário
Nenhum comentário :
Postar um comentário