Postado por Jacob Lehrbaum, diretor de relações com o desenvolvedor do Android
Ótimas experiências em apps são ótimas para os negócios. Na verdade, quase três quartos dos usuários de apps Android que deixam avaliações de cinco estrelas no Google Play mencionam a qualidade de suas experiências com o app1, a velocidade, o design e a usabilidade. No Google, queremos ajudar todos os desenvolvedores a atingir a excelência em apps e, por sua vez, ajudar você a aumentar a aquisição e retenção de usuários e a monetização.
Mas o que é "excelência em apps"? Isso pode soar ambicioso, mas é algo concretizável para muitos apps. Tudo começa com o foco total no usuário e, mais especificamente, com experiências de usuário intuitivas que fazem com que as pessoas acessem a funcionalidade principal de um app com a maior rapidez possível. Mas isso é só começo. Apps excelentes são consistentes entre todas as telas e experiências. Eles têm um bom desempenho, seja qual for o dispositivo utilizado. A excelência em apps pode ser alcançada quando todas as partes interessadas que influenciam o app investem na experiência de uso do app.
Um dos bloqueios para a excelência em apps é a responsabilidade compartilhada ou incerta. Algumas das principais medidas de qualidade de apps, como falhas e tempo de carregamento, geralmente são vistas como de responsabilidade de um grupo na empresa, como a equipe de engenharia. No entanto, quando falamos com organizações de primeira linha2 sobre como elas atingem a qualidade de apps, fica claro que é fundamental usar uma abordagem interfuncional, com as equipes de engenharia, design, produto e negócios trabalhando para uma meta em comum.
Mas quais são algumas das práticas recomendadas internas por trás da excelência em apps?
A conversa fica muito mais fácil para mim, no lado dos negócios, porque eu posso dizer "os apps destes concorrentes são mais rápidos do que o nosso; precisamos reduzir o tempo de carregamento de cinco pra quatro segundos".
Engenheiro de software, app da plataforma x
A excelência em apps promove o desempenho da empresa. Novos recursos são ótimos, mas se eles aumentarem o tempo de inicialização ou ocuparem espaço demais no dispositivo, as pessoas usarão o app com menos frequência ou até mesmo o excluirão. Os engenheiros que criaram um foco empresarial na qualidade geralmente conseguiram isso quantificando o impacto dos problemas de qualidade sobre o desempenho da empresa por meio de:
As empresas que organizam as equipes de acordo com recursos, ou com fases da jornada do usuário com o app, têm mais probabilidade de entregar experiências consistentes em todos os sistemas operacionais com suporte, levar novos apps ou recursos até o mercado com mais rapidez e entregar uma experiência melhor com o app a todos os clientes. Essas equipes costumam ser grupos interfuncionais que abrangem engenharia, marketing, experiência do usuário e produto e são responsáveis pelo sucesso de um recurso ou de uma fase da jornada do usuário3 em todos os dispositivos e plataformas. Além de experiências melhores e paridade de recursos, essa estrutura permite o alinhamento de metas entre áreas funcionais e reduz os silos, além de ajudar as equipes a manter foco total no trabalho em direção a objetivos específicos.
Equipes focadas em objetivos de negócios aumentam o foco no usuário.
Se a maioria dos seus usuários usa um tipo específico de dispositivo, você pode criar empatia pela experiência deles se usar o mesmo telefone, tablet ou smartwatch como dispositivo principal. Isso é especialmente relevante para a liderança sênior da organização, que toma decisões que impactam a experiência diária de milhões de usuários. A Duolingo, por exemplo, inseriu isso no DNA da empresa. Todos os funcionários da Duolingo, inclusive o CEO, usam exclusivamente ou têm acesso a um dispositivo Android menos avançado a fim de refletir uma parcela significativa de sua base de usuários.
Uma abordagem centrada no usuário à qualidade e à excelência em apps é essencial para o crescimento da empresa. Se você tiver interesse em aprender a atingir a excelência em apps, leia nossos estudos de caso com dicas práticas e inscreva-se em nosso App Excellence Summit acessando a página sobre excelência em apps Android.
Nas próximas postagens do blog, nos aprofundaremos em dois impulsionadores para excelentes experiências em apps: o desempenho do app e como ele está vinculado ao comportamento do usuário e a criação de experiências de usuário perfeitas em todos os dispositivos. Inscreva-se aqui na newsletter para desenvolvedores Android para receber notificações sobre o próximo episódio, além de notícias e insights da equipe do Android.
Dados internos do Google Play, 2021. ↩
Pesquisa sobre qualidade de apps do Google, 2021 ↩
A série de etapas percorridas por cada usuário durante a interação com o app é conhecida como "jornada do usuário". Exemplos de fases da jornada do usuário incluem instalação, integração, engajamento e retenção. ↩
Postar um comentário
Nenhum comentário :
Postar um comentário