Postado por Scott Carbon-Ogden, gerente de produtos de jogos para Android
Estamos lançando hoje o Android Game Development Kit (AGDK), uma gama completa de ferramentas e bibliotecas para ajudar você a desenvolver, otimizar e entregar jogos de alta qualidade para Android.
Os recursos do AGDK seguem três princípios essenciais:
Nesse lançamento inicial, nos concentramos em cobrir três áreas principais sobre as quais recebemos um grande volume de feedback de nossa comunidade de desenvolvedores: fluxos de trabalho integrados, bibliotecas de jogos C/C++ e otimização de desempenho.
Geralmente, quanto menor a necessidade de trocar de ferramenta, mais eficiente é o trabalho. Por isso, com o AGDK, estamos oferecendo novas ferramentas para facilitar o desenvolvimento de jogos para Android em seu ambiente de desenvolvimento integrado principal. Nosso foco estará nas partes do fluxo de trabalho às quais o Google pode agregar um valor exclusivo e solucionar problemas específicos do Android, mantendo a compatibilidade com todas as outras partes com as quais você está satisfeito.
Comece o desenvolvimento em C com menos Java Native Interface (JNI) utilizando nossas bibliotecas de jogos para o desenvolvimento em C/C++. A maioria dos jogos e mecanismos de jogos é escrita em C++, ao passo que o desenvolvimento em Android geralmente requer o uso da linguagem de programação Java. Unir essas duas linguagens por meio do Java Native Interface é trabalhoso e pode introduzir bugs ou regressões de desempenho. O AGDK ajudará a criar e personalizar mecanismos de jogos fornecendo bibliotecas de jogos C que minimizam o uso da linguagem de programação Java e do JNI. Com isso, será mais fácil criar, depurar e manter os jogos.
Estamos nos concentrando nos pontos de maior frustração indicados pelos desenvolvedores. Inicialmente, isso envolverá a criação de classes de base para atividade e entrada. No longo prazo, pretendemos criar mais bibliotecas C para fornecer funcionalidades comumente utilizadas nos diversos mecanismos de jogos. Estamos incorporando nossas bibliotecas existentes de controle de frames e de áudio de alto desempenho a esse esforço e adicionando três bibliotecas novas:
Saiba mais sobre essas bibliotecas em nossa sessão sobre bibliotecas C/C++.
Para facilitar ao máximo a integração, você pode obter todas as nossas bibliotecas como uma dependência do Maven, como um arquivo Zip pré-compilado ou como código-fonte.
Nossa meta é ajudar você a detectar quaisquer problemas de estabilidade ou desempenho antes do lançamento e monitorar o jogo após o lançamento para identificar problemas. Começamos com as métricas mais importantes, como taxa de frames, tempo de carregamento e memória, e novas métricas serão incluídas ao longo do tempo.
Visite g.co/android/AGDK para ver nossos recursos mais recentes para desenvolvimento de jogos para Android e para fazer o download do AGDK. Confira a faixa da sessão para dispositivos móveis para ver a programação completa de sessões do Google for Games Developer Summit.
Postado por Dave Burke, vice-presidente de engenharia
A cada mês, o Android 12 se aproxima mais de sua forma final, com recursos inovadores, uma nova IU que se adapta a você, melhorias de desempenho e privacidade, benefícios de segurança e muito mais. Muitos de vocês já estão desenvolvendo e testando no Android 12 por meio de nosso programa Beta, e nós agradecemos a todos pelo feedback enviado até o momento!
Mas ainda há muito trabalho pela frente até chegarmos à versão definitiva, e hoje estamos disponibilizando a terceira versão Beta do Android 12 para que você possa experimentá-la. Além de atualizações como as capturas de tela da página inteira, as APIs indicadoras de privacidade e o giro automático melhorado, a versão Beta 3 inclui também as APIs finais e o SDK oficial do Android 12. Com isso, você pode começar a testar e atualizar apps antes da estabilidade da plataforma, que acontecerá na versão Beta 4. Chegou a hora de garantir que os apps estejam prontos.
Você pode ter a versão Beta 3 hoje mesmo em seu dispositivo Pixel fazendo a inscrição aqui para receber atualizações OTA. E, se você já tiver feito a inscrição, receberá a atualização de hoje automaticamente. Também é possível obter o Android 12 Beta 3 para alguns dispositivos de vários de nossos parceiros fabricantes, como a Sharp e a TCL. Saiba mais em android.com/beta. Veja os detalhes no site para desenvolvedores Android 12 para dar os primeiros passos.
A versão Beta 3 inclui várias atualizações para melhorar a funcionalidade, a experiência do usuário e o desempenho. Conheça alguns dos destaques.
Capturas de tela da página inteira - Para facilitar a captura e o compartilhamento de conteúdo com rolagem, estamos adicionando as capturas de tela da página inteira. A partir da versão Beta 3, ao capturarem uma tela com rolagem, os usuários verão um botão "Capture more" para estender a captura de tela a todo o conteúdo e poderão ajustar o corte.
Fazendo uma captura de tela da página inteira no app Settings
As capturas de tela da página inteira funcionam diretamente na maioria dos apps. Se o app utilizar uma IU padrão baseada em visualização, nenhuma mudança deverá ser necessária. Para os apps e kits de ferramentas de IU que não utilizam a IU baseada em visualização ou que utilizam uma IU altamente personalizada, estamos introduzindo uma nova API ScrollCapture para dar suporte às capturas de tela da página inteira. Com essa API, o sistema notifica o app sobre solicitações de captura da página inteira e fornece uma superfície para direcionar a IU. Continuamos a iteração das capturas de tela da página inteira e, na versão Beta 4, você verá melhorias no suporte padrão, como para ListViews com rolagem. Também estamos trabalhando para fornecer suporte a uma variedade maior de conteúdo (como o conteúdo da Web). Conte para a gente o que você acha disso!
Pesquisa no dispositivo - Na versão Beta 3, destacamos o suporte da plataforma ao AppSearch, um novo mecanismo de pesquisa no dispositivo de alto desempenho. Com o AppSearch, os apps podem indexar dados estruturados e pesquisá-los com recursos integrados de pesquisa de texto completo e podem usar recursos nativos como a indexação e recuperação de alta eficiência, o suporte a vários idiomas e a classificação por relevância.
O AppSearch tem duas variações: um índice local para uso pelo app que tem compatibilidade com versões anteriores por meio de uma nova biblioteca AppSearch do Jetpack e um índice central que é mantido para todo o sistema no Android 12 (e versões posteriores). Quando você participar do índice central, o sistema será capaz de exibir os dados do app em superfícies da IU do sistema, a menos que você não autorize essa ação. Além disso, é possível compartilhar dados com segurança com outros apps, permitindo que eles pesquisem os dados do seu app, assim como os próprios dados. Saiba mais aqui.
APIs indicadoras de privacidade em WindowInsets - Na versão Beta 2, adicionamos o suporte a indicadores de privacidade na barra de status que mostram quando um app está usando a câmera ou o microfone do dispositivo. Como os indicadores podem ser exibidos quando um app está no modo imersivo e, consequentemente, cobrir controles ou conteúdo, os apps precisam saber onde os indicadores podem aparecer e fazer os ajustes necessários para evitar que conteúdos úteis sejam cobertos. Na versão Beta 3, adicionamos novas APIs indicadoras de privacidade para WindowInsets que permitem obter os limites máximos dos indicadores e seu posicionamento relativo na tela, levando em conta a orientação atual e as configurações de idioma. Saiba mais aqui.
WindowInsets
Botões de alternância para câmera e microfone configuráveis para empresas - Na versão Beta 2, também introduzimos novos botões de alternância que permitem aos usuários desativar instantaneamente o acesso ao microfone e à câmera do dispositivo para todos os apps. Agora, esses botões são acessíveis para administradores de empresas, que podem definir quaisquer restrições necessárias em dispositivos totalmente gerenciados. Saiba mais aqui.
Nova permissão para apps pareados por CDM que iniciam serviços em primeiro plano - Para dar um suporte melhor a aplicativos Companion que executam funcionalidades centrais e ainda fornecem transparência para o sistema, os apps pareados com o Companion Device Manager (CDM) podem iniciar serviços em primeiro plano a partir do segundo plano declarando uma nova permissão normal. Saiba mais aqui.
Giro automático melhor e mais rápido - Melhoramos o recurso de giro automático do Android com a detecção facial, utilizando a câmera frontal para um reconhecimento mais preciso durante o giro da tela. Isso é especialmente útil para pessoas que usam dispositivos estando deitadas em um sofá ou na cama, por exemplo. Para os desenvolvedores, isso significa que o comportamento de giro automático fornecerá uma experiência melhor para os usuários que ativarem essa opção nas configurações. O recurso de giro automático melhorado reside no recém-anunciado Private Compute Core, portanto as imagens nunca são armazenadas fora do dispositivo nem enviadas por ele. Na versão Beta 3, esse recurso está disponível para dispositivos Pixel 4 e posteriores.
Para acelerar o giro da tela o máximo possível em todos os dispositivos, também otimizamos a animação e o redesenho e adicionamos um algoritmo de detecção de gestos orientado por aprendizado de máquina. Como resultado, a latência do recurso básico de giro automático foi reduzida em 25%, e os benefícios da melhoria da detecção facial se somam a esses aprimoramentos. Experimente as melhorias do giro automático e conte para a gente o que você achou.
Android 12 para jogos - Com as APIs no modo de jogo, você pode reagir à seleção de perfil de desempenho dos jogadores para um jogo, como maior duração da bateria para um trajeto longo ou modo de desempenho para atingir as taxas de frame máximas. Essas APIs serão vinculadas ao futuro painel Game, que fornece uma experiência de sobreposição com acesso rápido aos principais utilitários durante o jogo. O painel Game estará disponível em alguns dispositivos ainda este ano.
Play as you download no Android 12 com o Touchgrind BMX
Enquanto isso, o Play as you download permitirá a busca de assets de jogos em segundo plano durante a instalação, permitindo que os usuários comecem a jogar mais rapidamente.
Acesse o site para desenvolvedores Android 12 para saber mais sobre todos os novos recursos do Android 12.
Ao longo das últimas semanas, trabalhamos para finalizar as APIs do Android 12 e, hoje, elas estão sendo lançadas com a versão Beta 3, juntamente com o SDK oficial da API nível 31. Planejamos atingir a estabilidade total da plataforma na versão Beta 4, quando todos os comportamentos do sistema voltados para os apps e as restrições a interfaces externas ao SDK também serão finalizados, bem como as superfícies das APIs.
Se você estiver compilando apps usando APIs do Android 12, recomendamos utilizar a versão de hoje para atualizar o ambiente e recompilar os apps com o SDK final e as ferramentas mais recentes.
Com muitos usuários e desenvolvedores que adotam antecipadamente o Android 12 Beta no Pixel e em outros dispositivos, chegou a hora de garantir que os apps sejam compatíveis e estejam prontos para ele!
Para testar apps quanto à compatibilidade com a versão Beta 3, instale a versão publicada no Google Play ou em outra fonte em um dispositivo ou emulador executando o Android 12 Beta. Passe por todos os fluxos do app e fique de olho em possíveis problemas funcionais ou de IU. Revise as mudanças de comportamento para concentrar seus testes nas áreas onde as mudanças subjacentes podem afetar o app. Não é preciso mudar a targetSdkVersion do app neste momento. Então, quando tiver resolvido todos os problemas, recomendamos publicar uma atualização assim que possível para os usuários do Android 12 Beta.
targetSdkVersion
Como mencionado anteriormente, o Android 12 atingirá a estabilidade da plataforma na próxima versão, a Beta 4. Com a estabilidade da plataforma, todos os comportamentos do sistema voltados para os apps, as APIs SDK/NDK e as restrições externas ao SDK serão finalizados. Nesse ponto, você pode iniciar os testes de compatibilidade finais e lançar uma versão totalmente compatível do app, SDK ou biblioteca. Saiba mais sobre o cronograma do Android 12 para desenvolvedores.
A versão Beta de hoje tem tudo o que você precisa para experimentar os mais novos recursos do Android 12, testar apps e nos fornecer feedback. Basta registrar qualquer dispositivo Pixel com suporte para receber a atualização OTA. Para começar a desenvolver, configure o SDK do Android 12.
Você também pode ter o Android 12 Beta 3 em dispositivos de alguns de nossos principais parceiros fabricantes de dispositivos, como a Sharp e a TCL. Veja a lista completa de parceiros participantes do Android 12 Beta em android.com/beta. Para testes ainda mais abrangentes, você pode experimentar o Android 12 Beta em imagens GSI do Android e, se não tiver um dispositivo, pode testar no Android Emulator.
A versão Beta 3 também está disponível para o Android TV, então você pode experimentar os recursos mais recentes para TV e testar apps na novíssima experiência do Google TV. Experimente com o ADT-3 developer kit. Saiba mais aqui.
Veja todos os detalhes sobre o Android 12 Beta no site para desenvolvedores Android 12.
Posted by Greg Hartrell, Product Management Director, Google Play & Android
No ano passado, vimos o Android e o Google Play alcançarem novos patamares, com as pessoas jogando mais na segurança de suas casas. Ao transformar continuamente o Google Play em um lugar melhor para os consumidores, nós fizemos dele um lugar mais avançado para os desenvolvedores de jogos interagirem com um público global mais diversificado. Tanto é verdade que o Android alcançou a marca de três bilhões de dispositivos ativos mensalmente, e o Play cresceu até alcançar 2.5B de usuários ativos mensalmente, o que levou a 140 bilhões de instalações em todo o mundo.
Nós, do Google, criamos para todas as pessoas, e isso significa que estamos aqui para ajudar todos os desenvolvedores a alcançarem os jogadores nos momentos corretos: desde os maiores estúdios de jogos até as empresas independentes, permitindo a criação de jogos divertidos e inovadores no mundo todo.
Durante nosso Game Developer Summit, compartilhamos atualizações sobre uma variedade de ferramentas e soluções que ajudam você durante todo o ciclo de vida da sua empresa de jogos. Anunciamos novas ferramentas que facilitam o desenvolvimento de jogos, atualizações em um ecossistema em crescimento que ajudam a executar jogos em mais telas e novas oportunidades que impulsionarão o sucesso da entrada no mercado com o Google Play.
Veja mais sobre tudo o que compartilhamos e como você pode começar hoje mesmo.
Confira a faixa da sessão para dispositivos móveis para ver a programação completa de sessões do Google for Games Developer Summit e adicione o site g.co/android/games aos favoritos para conhecer nossos recursos mais recentes em desenvolvimento de jogos para Android.
Postado por Luke Jefferson, gerente de produtos do Google Play, e Raz Lev, gerente de produtos do Google Play Trust and Safety
Nos últimos anos, o Google Play teve um incrível crescimento. Os apps e jogos Android se tornaram uma parte essencial das vidas das pessoas, sendo criados por desenvolvedores de todos os portes e todos os locais do mundo, seja profissionalmente ou como um hobby.
Para manter o Google Play protegido e seguro e atender melhor à nossa comunidade de desenvolvedores, estamos introduzindo duas novas medidas de segurança: requisitos adicionais de identificação e verificação em duas etapas. Essas medidas nos ajudarão a reforçar a segurança das contas e a compreender melhor as necessidades dos desenvolvedores.
Hoje, quando você cria uma nova conta de desenvolvedor no Google Play, nós solicitamos um endereço de e-mail e um número de telefone.
Com esta atualização, os proprietários de contas de desenvolvedor também precisarão fornecer:
Seus dados de contato nos permitem compartilhar informações importantes e atualizações sobre os apps. Isso também nos ajuda a garantir que todas as contas sejam criadas por uma pessoa real com detalhes de contato reais, o que ajuda a manter a Play Store segura para todos os usuários.
Esses dados não serão públicos e destinam-se apenas a nos ajudar na confirmação de identidades e na comunicação.
Além de saber mais sobre nossa comunidade de desenvolvedores, também estamos tomando medidas para melhorar a segurança e manter as contas dos desenvolvedores mais seguras exigindo que os usuários do Google Play Console façam login utilizando a verificação em duas etapas do Google. A verificação em duas etapas é uma proteção adicional para contas, apps e usuários.
Saiba mais sobre a verificação em duas etapas e como configurá-la em uma conta.
A partir de hoje, os proprietários de contas de desenvolvedor poderão declarar o tipo de conta e confirmar os detalhes de contato. Por enquanto, a declaração do tipo de conta é opcional, mas será obrigatória para todos os proprietários de contas que desejarem atualizar os detalhes de contato.
Em agosto, todas as novas contas de desenvolvedor precisarão especificar o tipo de conta e confirmar os dados de contato no momento da inscrição. A verificação em duas etapas também será um requisito para os proprietários de novas contas de desenvolvedor.
Ainda este ano, todos os proprietários de contas de desenvolvedor existentes precisarão declarar o tipo de conta, fornecer as informações necessárias e confirmar os detalhes de contato. Também exigiremos que os desenvolvedores façam login usando a verificação em duas etapas.
Além dessas mudanças, gostaríamos de lembrar a você algumas práticas recomendadas para ajudar a manter a integridade da conta e a garantir que você não deixe passar nenhuma informação importante.
Postado por Irfan Faizullabhoy
A Google atualizou sua API Passes para permitir uma forma simples e segura de armazenar e acessar cartões de vacinação e teste de COVID em dispositivos Android. A partir de hoje, os desenvolvedores de organizações de saúde, órgãos governamentais e organizações autorizadas por órgãos de saúde pública a distribuir vacinas e/ou testes de COVID terão acesso a essas APIs para criar uma versão digital das informações sobre vacinações ou testes de COVID. O lançamento ocorrerá nos Estados Unidos e, em seguida, em outros países.
Exemplos de COVID Cards da Healthvana, empresa que atua no condado de Los Angeles
Depois de armazenar a versão digital do COVID Card em seu dispositivo, o usuário poderá acessá-la por um atalho na tela inicial do dispositivo, mesmo que esteja off-line ou em áreas com sinal fraco de Internet. Para usar esse recurso, o dispositivo precisa executar o Android 5 ou posterior e ter a certificação do Play Protect. A instalação do app Google Pay não é um requisito para acessar os COVID Cards.
O COVID Card foi projetado com a privacidade e a segurança como focos principais.
Se você for um provedor qualificado, registre-se aqui para indicar seu interesse. Para obter mais informações sobre COVID Cards e seus recursos de privacidade e segurança, consulte a central de ajuda.
O que você acha?
Tem alguma dúvida? Fale conosco usando a seção de comentários abaixo ou pelo tweeter, usando a hashtag #AskGooglePayDevs, e siga-nos: @GooglePayDevs.
Desde que lançamos o Android App Bundle em maio de 2018, temos visto nossa comunidade de desenvolvedores abraçando esse nosso padrão para se beneficiar dos lançamentos otimizados e dos recursos avançados de distribuição. Hoje, há mais de um milhão de apps utilizando os App Bundles em produção, incluindo a maioria dos mil apps e jogos mais populares do Google Play, como Adobe, Duolingo, Gameloft, Netflix, redBus, Riafy e Twitter.
Para levar esses benefícios até mais usuários e colocar o foco na distribuição moderna no Android, que beneficia todos os desenvolvedores, o Google Play começará a exigir que os novos apps sejam publicados com o Android App Bundle a partir de agosto de 2021. Isso substituirá o APK como formato de publicação padrão.
Distribuição moderna no Android Se você ainda não fez a mudança para os App Bundles, estes são alguns dos benefícios que está perdendo:
Lembre-se de que a exigência de App Bundles aplica-se aos novos apps. Os apps existentes estão isentos, por enquanto, assim como os apps privados publicados para usuários gerenciados do Google Play. Agradecemos aos milhares de desenvolvedores que já fazem parte da jornada dos App Bundles. Para ajudar na transição, adicionei abaixo algumas respostas para perguntas frequentes.
Quanto trabalho é necessário para usar um App Bundle, em comparação com um APK?
Para a maioria dos apps, é necessário muito pouco trabalho para criar um AAB em vez de um APK. É mais uma questão de escolher uma opção diferente no tempo de compilação e, depois, testar normalmente. O App Bundle é um formato de código aberto com suporte das principais ferramentas de compilação, como Android Studio, Gradle, Bazel, Buck, Cocos Creator, Unity, Unreal Engine e outros mecanismos. Os SDKs Java, Kotlin e nativos do Play Core também facilitam o início da utilização de recursos opcionais avançados de App Bundles, seja qual for o ambiente de codificação preferencial.
Por que os arquivos de expansão (OBBs) não têm suporte nos App Bundles? Por que os jogos devem usar o Play Asset Delivery?
Os APKs exigem arquivos (OBBs) separados para entregar recursos adicionais aos usuários. No entanto, como os OBBs não são assinados e ficam no armazenamento externo do app, eles não são muito seguros. Com o Play Asset Delivery (PAD), os jogos com mais de 150 MB podem substituir os OBBs pela publicação do jogo inteiro como um único App Bundle na Play Store. Além de oferecer um processo de publicação mais simples e modos de entrega flexíveis, o PAD traz benefícios para os arquivos de expansão legados: sua aplicação de patches delta é otimizada para os apps grandes, o que significa que as atualizações requerem muito menos armazenamento do dispositivo do que os OBBs. Como resultado, as taxas de instalação e de conversão na loja aumentam rapidamente. Por fim, com o suporte ao ASTC agora em aproximadamente 80% dos dispositivos, a segmentação de formato de compactação de textura permite entregar o ASTC aos dispositivos com suporte. Você pode segmentar a mais ampla gama de dispositivos Android e ainda usar de forma eficiente o hardware e o armazenamento disponíveis no dispositivo.
Se eu usar os App Bundles, ainda posso publicar em vários canais de distribuição/lojas de apps?
Sim, há várias formas de fazer isso. Você pode usar a mesma chave de assinatura do app em todos os locais ou usar chaves de assinatura do app exclusivas para diferentes canais, incluindo uma chave exclusiva para o Google Play. É possível criar e assinar artefatos para todos os canais de distribuição localmente ou fazer o download de APKs de distribuição do Google Play para uso em outros canais. Os APKs de distribuição obtidos por download no Google Play, seja pelo Explorador de pacotes de apps no Play Console ou pela API Google Play Developer, são assinados com a mesma chave utilizada pela Assinatura de apps do Google Play.
Estou lançando um novo app. Posso decidir qual é minha chave de assinatura do app?
Sim, a opção está disponível no Play Console. Ao criar um novo app, você pode escolher uma das opções para fornecer a chave de assinatura do app que o Google utiliza. Isso permite que você mantenha uma cópia da chave de assinatura do app localmente, por exemplo, para gerar versões assinadas para distribuição por meio de outros canais usando a mesma chave que a versão do Google Play. Em breve, o Play Console tornará o lançamento de um app pela primeira vez um pouco mais fácil, dando a você a capacidade de mudar sua chave de assinatura do app caso cometa um erro, desde que você faça isso antes de publicar em uma faixa aberta pela primeira vez.
Ao distribuir apps no Google Play, como posso garantir que meu app seja entregue aos usuários da forma como pretendo?
A qualquer momento, você pode fazer o download e inspecionar artefatos da Play Store, do Explorador de pacotes de apps no Play Console e por meio da API Google Play Developer para verificar o app. Além disso, a transparência de código dos App Bundles é um novo recurso opcional que pode ser utilizado para inspecionar se o código executado em um dispositivo corresponde ao código que foi originalmente compilado e assinado pelo desenvolvedor.
Eu já tenho um app publicado no Google Play. Posso começar a usar a Assinatura de apps do Google Play sem fornecer uma cópia de minha chave de assinatura do app existente?
Para usar a Assinatura de apps do Google Play, hoje você precisa fornecer uma cópia de sua chave de assinatura do app existente, pois o Google Play precisa de uma cópia dela para assinar e entregar atualizações para os usuários atuais. Isso é adequado para a maioria dos desenvolvedores, já que mais de um milhão de apps estão utilizando a Assinatura de apps do Google Play em produção. Em breve, adicionaremos mais uma opção pela qual os apps existentes poderão ativar a Assinatura de apps do Google Play por meio de uma atualização de chave. A escolha dessa opção significa que a Assinatura de apps do Google Play pode usar uma chave nova e exclusiva para todas as novas instalações e suas respectivas atualizações. Entretanto, para que isso funcione, quando você carregar um App Bundle, também deverá carregar um APK legado assinado com sua chave antiga para que o Google Play possa continuar entregando atualizações para os usuários existentes.
Posso mudar minha chave de assinatura do app?
Sim, alguns apps podem solicitar uma atualização da chave de assinatura do app para novas instalações no Play Console. O Google Play utilizará a nova chave para assinar as novas instalações e atualizações de apps e a chave de assinatura do app legada para assinar atualizações para usuários que instalaram o app antes da atualização da chave. Em breve, a atualização das chaves de assinatura do app do Google Play também adicionará o suporte para a rotação de chaves do Esquema de assinatura APK v3. Isso tornará a atualização de chaves uma opção possível para mais apps e ajudará os apps assinados com chaves atualizadas a alcançar mais usuários.