Postado por Dave Burke, vice-presidente de engenharia
A cada mês, o Android 12 se aproxima mais de sua forma final, com recursos inovadores, uma nova IU que se adapta a você, melhorias de desempenho e privacidade, benefícios de segurança e muito mais. Muitos de vocês já estão desenvolvendo e testando no Android 12 por meio de nosso programa Beta, e nós agradecemos a todos pelo feedback enviado até o momento!
Mas ainda há muito trabalho pela frente até chegarmos à versão definitiva, e hoje estamos disponibilizando a terceira versão Beta do Android 12 para que você possa experimentá-la. Além de atualizações como as capturas de tela da página inteira, as APIs indicadoras de privacidade e o giro automático melhorado, a versão Beta 3 inclui também as APIs finais e o SDK oficial do Android 12. Com isso, você pode começar a testar e atualizar apps antes da estabilidade da plataforma, que acontecerá na versão Beta 4. Chegou a hora de garantir que os apps estejam prontos.
Você pode ter a versão Beta 3 hoje mesmo em seu dispositivo Pixel fazendo a inscrição aqui para receber atualizações OTA. E, se você já tiver feito a inscrição, receberá a atualização de hoje automaticamente. Também é possível obter o Android 12 Beta 3 para alguns dispositivos de vários de nossos parceiros fabricantes, como a Sharp e a TCL. Saiba mais em android.com/beta. Veja os detalhes no site para desenvolvedores Android 12 para dar os primeiros passos.
A versão Beta 3 inclui várias atualizações para melhorar a funcionalidade, a experiência do usuário e o desempenho. Conheça alguns dos destaques.
Capturas de tela da página inteira - Para facilitar a captura e o compartilhamento de conteúdo com rolagem, estamos adicionando as capturas de tela da página inteira. A partir da versão Beta 3, ao capturarem uma tela com rolagem, os usuários verão um botão "Capture more" para estender a captura de tela a todo o conteúdo e poderão ajustar o corte.
Fazendo uma captura de tela da página inteira no app Settings
As capturas de tela da página inteira funcionam diretamente na maioria dos apps. Se o app utilizar uma IU padrão baseada em visualização, nenhuma mudança deverá ser necessária. Para os apps e kits de ferramentas de IU que não utilizam a IU baseada em visualização ou que utilizam uma IU altamente personalizada, estamos introduzindo uma nova API ScrollCapture para dar suporte às capturas de tela da página inteira. Com essa API, o sistema notifica o app sobre solicitações de captura da página inteira e fornece uma superfície para direcionar a IU. Continuamos a iteração das capturas de tela da página inteira e, na versão Beta 4, você verá melhorias no suporte padrão, como para ListViews com rolagem. Também estamos trabalhando para fornecer suporte a uma variedade maior de conteúdo (como o conteúdo da Web). Conte para a gente o que você acha disso!
Pesquisa no dispositivo - Na versão Beta 3, destacamos o suporte da plataforma ao AppSearch, um novo mecanismo de pesquisa no dispositivo de alto desempenho. Com o AppSearch, os apps podem indexar dados estruturados e pesquisá-los com recursos integrados de pesquisa de texto completo e podem usar recursos nativos como a indexação e recuperação de alta eficiência, o suporte a vários idiomas e a classificação por relevância.
O AppSearch tem duas variações: um índice local para uso pelo app que tem compatibilidade com versões anteriores por meio de uma nova biblioteca AppSearch do Jetpack e um índice central que é mantido para todo o sistema no Android 12 (e versões posteriores). Quando você participar do índice central, o sistema será capaz de exibir os dados do app em superfícies da IU do sistema, a menos que você não autorize essa ação. Além disso, é possível compartilhar dados com segurança com outros apps, permitindo que eles pesquisem os dados do seu app, assim como os próprios dados. Saiba mais aqui.
APIs indicadoras de privacidade em WindowInsets - Na versão Beta 2, adicionamos o suporte a indicadores de privacidade na barra de status que mostram quando um app está usando a câmera ou o microfone do dispositivo. Como os indicadores podem ser exibidos quando um app está no modo imersivo e, consequentemente, cobrir controles ou conteúdo, os apps precisam saber onde os indicadores podem aparecer e fazer os ajustes necessários para evitar que conteúdos úteis sejam cobertos. Na versão Beta 3, adicionamos novas APIs indicadoras de privacidade para WindowInsets que permitem obter os limites máximos dos indicadores e seu posicionamento relativo na tela, levando em conta a orientação atual e as configurações de idioma. Saiba mais aqui.
WindowInsets
Botões de alternância para câmera e microfone configuráveis para empresas - Na versão Beta 2, também introduzimos novos botões de alternância que permitem aos usuários desativar instantaneamente o acesso ao microfone e à câmera do dispositivo para todos os apps. Agora, esses botões são acessíveis para administradores de empresas, que podem definir quaisquer restrições necessárias em dispositivos totalmente gerenciados. Saiba mais aqui.
Nova permissão para apps pareados por CDM que iniciam serviços em primeiro plano - Para dar um suporte melhor a aplicativos Companion que executam funcionalidades centrais e ainda fornecem transparência para o sistema, os apps pareados com o Companion Device Manager (CDM) podem iniciar serviços em primeiro plano a partir do segundo plano declarando uma nova permissão normal. Saiba mais aqui.
Giro automático melhor e mais rápido - Melhoramos o recurso de giro automático do Android com a detecção facial, utilizando a câmera frontal para um reconhecimento mais preciso durante o giro da tela. Isso é especialmente útil para pessoas que usam dispositivos estando deitadas em um sofá ou na cama, por exemplo. Para os desenvolvedores, isso significa que o comportamento de giro automático fornecerá uma experiência melhor para os usuários que ativarem essa opção nas configurações. O recurso de giro automático melhorado reside no recém-anunciado Private Compute Core, portanto as imagens nunca são armazenadas fora do dispositivo nem enviadas por ele. Na versão Beta 3, esse recurso está disponível para dispositivos Pixel 4 e posteriores.
Para acelerar o giro da tela o máximo possível em todos os dispositivos, também otimizamos a animação e o redesenho e adicionamos um algoritmo de detecção de gestos orientado por aprendizado de máquina. Como resultado, a latência do recurso básico de giro automático foi reduzida em 25%, e os benefícios da melhoria da detecção facial se somam a esses aprimoramentos. Experimente as melhorias do giro automático e conte para a gente o que você achou.
Android 12 para jogos - Com as APIs no modo de jogo, você pode reagir à seleção de perfil de desempenho dos jogadores para um jogo, como maior duração da bateria para um trajeto longo ou modo de desempenho para atingir as taxas de frame máximas. Essas APIs serão vinculadas ao futuro painel Game, que fornece uma experiência de sobreposição com acesso rápido aos principais utilitários durante o jogo. O painel Game estará disponível em alguns dispositivos ainda este ano.
Play as you download no Android 12 com o Touchgrind BMX
Enquanto isso, o Play as you download permitirá a busca de assets de jogos em segundo plano durante a instalação, permitindo que os usuários comecem a jogar mais rapidamente.
Acesse o site para desenvolvedores Android 12 para saber mais sobre todos os novos recursos do Android 12.
Ao longo das últimas semanas, trabalhamos para finalizar as APIs do Android 12 e, hoje, elas estão sendo lançadas com a versão Beta 3, juntamente com o SDK oficial da API nível 31. Planejamos atingir a estabilidade total da plataforma na versão Beta 4, quando todos os comportamentos do sistema voltados para os apps e as restrições a interfaces externas ao SDK também serão finalizados, bem como as superfícies das APIs.
Se você estiver compilando apps usando APIs do Android 12, recomendamos utilizar a versão de hoje para atualizar o ambiente e recompilar os apps com o SDK final e as ferramentas mais recentes.
Com muitos usuários e desenvolvedores que adotam antecipadamente o Android 12 Beta no Pixel e em outros dispositivos, chegou a hora de garantir que os apps sejam compatíveis e estejam prontos para ele!
Para testar apps quanto à compatibilidade com a versão Beta 3, instale a versão publicada no Google Play ou em outra fonte em um dispositivo ou emulador executando o Android 12 Beta. Passe por todos os fluxos do app e fique de olho em possíveis problemas funcionais ou de IU. Revise as mudanças de comportamento para concentrar seus testes nas áreas onde as mudanças subjacentes podem afetar o app. Não é preciso mudar a targetSdkVersion do app neste momento. Então, quando tiver resolvido todos os problemas, recomendamos publicar uma atualização assim que possível para os usuários do Android 12 Beta.
targetSdkVersion
Como mencionado anteriormente, o Android 12 atingirá a estabilidade da plataforma na próxima versão, a Beta 4. Com a estabilidade da plataforma, todos os comportamentos do sistema voltados para os apps, as APIs SDK/NDK e as restrições externas ao SDK serão finalizados. Nesse ponto, você pode iniciar os testes de compatibilidade finais e lançar uma versão totalmente compatível do app, SDK ou biblioteca. Saiba mais sobre o cronograma do Android 12 para desenvolvedores.
A versão Beta de hoje tem tudo o que você precisa para experimentar os mais novos recursos do Android 12, testar apps e nos fornecer feedback. Basta registrar qualquer dispositivo Pixel com suporte para receber a atualização OTA. Para começar a desenvolver, configure o SDK do Android 12.
Você também pode ter o Android 12 Beta 3 em dispositivos de alguns de nossos principais parceiros fabricantes de dispositivos, como a Sharp e a TCL. Veja a lista completa de parceiros participantes do Android 12 Beta em android.com/beta. Para testes ainda mais abrangentes, você pode experimentar o Android 12 Beta em imagens GSI do Android e, se não tiver um dispositivo, pode testar no Android Emulator.
A versão Beta 3 também está disponível para o Android TV, então você pode experimentar os recursos mais recentes para TV e testar apps na novíssima experiência do Google TV. Experimente com o ADT-3 developer kit. Saiba mais aqui.
Veja todos os detalhes sobre o Android 12 Beta no site para desenvolvedores Android 12.
Postar um comentário
Nenhum comentário :
Postar um comentário