Desde que lançamos o Android App Bundle em maio de 2018, temos visto nossa comunidade de desenvolvedores abraçando esse nosso padrão para se beneficiar dos lançamentos otimizados e dos recursos avançados de distribuição. Hoje, há mais de um milhão de apps utilizando os App Bundles em produção, incluindo a maioria dos mil apps e jogos mais populares do Google Play, como Adobe, Duolingo, Gameloft, Netflix, redBus, Riafy e Twitter.
Para levar esses benefícios até mais usuários e colocar o foco na distribuição moderna no Android, que beneficia todos os desenvolvedores, o Google Play começará a exigir que os novos apps sejam publicados com o Android App Bundle a partir de agosto de 2021. Isso substituirá o APK como formato de publicação padrão.
Distribuição moderna no Android Se você ainda não fez a mudança para os App Bundles, estes são alguns dos benefícios que está perdendo:
Lembre-se de que a exigência de App Bundles aplica-se aos novos apps. Os apps existentes estão isentos, por enquanto, assim como os apps privados publicados para usuários gerenciados do Google Play. Agradecemos aos milhares de desenvolvedores que já fazem parte da jornada dos App Bundles. Para ajudar na transição, adicionei abaixo algumas respostas para perguntas frequentes.
Quanto trabalho é necessário para usar um App Bundle, em comparação com um APK?
Para a maioria dos apps, é necessário muito pouco trabalho para criar um AAB em vez de um APK. É mais uma questão de escolher uma opção diferente no tempo de compilação e, depois, testar normalmente. O App Bundle é um formato de código aberto com suporte das principais ferramentas de compilação, como Android Studio, Gradle, Bazel, Buck, Cocos Creator, Unity, Unreal Engine e outros mecanismos. Os SDKs Java, Kotlin e nativos do Play Core também facilitam o início da utilização de recursos opcionais avançados de App Bundles, seja qual for o ambiente de codificação preferencial.
Por que os arquivos de expansão (OBBs) não têm suporte nos App Bundles? Por que os jogos devem usar o Play Asset Delivery?
Os APKs exigem arquivos (OBBs) separados para entregar recursos adicionais aos usuários. No entanto, como os OBBs não são assinados e ficam no armazenamento externo do app, eles não são muito seguros. Com o Play Asset Delivery (PAD), os jogos com mais de 150 MB podem substituir os OBBs pela publicação do jogo inteiro como um único App Bundle na Play Store. Além de oferecer um processo de publicação mais simples e modos de entrega flexíveis, o PAD traz benefícios para os arquivos de expansão legados: sua aplicação de patches delta é otimizada para os apps grandes, o que significa que as atualizações requerem muito menos armazenamento do dispositivo do que os OBBs. Como resultado, as taxas de instalação e de conversão na loja aumentam rapidamente. Por fim, com o suporte ao ASTC agora em aproximadamente 80% dos dispositivos, a segmentação de formato de compactação de textura permite entregar o ASTC aos dispositivos com suporte. Você pode segmentar a mais ampla gama de dispositivos Android e ainda usar de forma eficiente o hardware e o armazenamento disponíveis no dispositivo.
Se eu usar os App Bundles, ainda posso publicar em vários canais de distribuição/lojas de apps?
Sim, há várias formas de fazer isso. Você pode usar a mesma chave de assinatura do app em todos os locais ou usar chaves de assinatura do app exclusivas para diferentes canais, incluindo uma chave exclusiva para o Google Play. É possível criar e assinar artefatos para todos os canais de distribuição localmente ou fazer o download de APKs de distribuição do Google Play para uso em outros canais. Os APKs de distribuição obtidos por download no Google Play, seja pelo Explorador de pacotes de apps no Play Console ou pela API Google Play Developer, são assinados com a mesma chave utilizada pela Assinatura de apps do Google Play.
Estou lançando um novo app. Posso decidir qual é minha chave de assinatura do app?
Sim, a opção está disponível no Play Console. Ao criar um novo app, você pode escolher uma das opções para fornecer a chave de assinatura do app que o Google utiliza. Isso permite que você mantenha uma cópia da chave de assinatura do app localmente, por exemplo, para gerar versões assinadas para distribuição por meio de outros canais usando a mesma chave que a versão do Google Play. Em breve, o Play Console tornará o lançamento de um app pela primeira vez um pouco mais fácil, dando a você a capacidade de mudar sua chave de assinatura do app caso cometa um erro, desde que você faça isso antes de publicar em uma faixa aberta pela primeira vez.
Ao distribuir apps no Google Play, como posso garantir que meu app seja entregue aos usuários da forma como pretendo?
A qualquer momento, você pode fazer o download e inspecionar artefatos da Play Store, do Explorador de pacotes de apps no Play Console e por meio da API Google Play Developer para verificar o app. Além disso, a transparência de código dos App Bundles é um novo recurso opcional que pode ser utilizado para inspecionar se o código executado em um dispositivo corresponde ao código que foi originalmente compilado e assinado pelo desenvolvedor.
Eu já tenho um app publicado no Google Play. Posso começar a usar a Assinatura de apps do Google Play sem fornecer uma cópia de minha chave de assinatura do app existente?
Para usar a Assinatura de apps do Google Play, hoje você precisa fornecer uma cópia de sua chave de assinatura do app existente, pois o Google Play precisa de uma cópia dela para assinar e entregar atualizações para os usuários atuais. Isso é adequado para a maioria dos desenvolvedores, já que mais de um milhão de apps estão utilizando a Assinatura de apps do Google Play em produção. Em breve, adicionaremos mais uma opção pela qual os apps existentes poderão ativar a Assinatura de apps do Google Play por meio de uma atualização de chave. A escolha dessa opção significa que a Assinatura de apps do Google Play pode usar uma chave nova e exclusiva para todas as novas instalações e suas respectivas atualizações. Entretanto, para que isso funcione, quando você carregar um App Bundle, também deverá carregar um APK legado assinado com sua chave antiga para que o Google Play possa continuar entregando atualizações para os usuários existentes.
Posso mudar minha chave de assinatura do app?
Sim, alguns apps podem solicitar uma atualização da chave de assinatura do app para novas instalações no Play Console. O Google Play utilizará a nova chave para assinar as novas instalações e atualizações de apps e a chave de assinatura do app legada para assinar atualizações para usuários que instalaram o app antes da atualização da chave. Em breve, a atualização das chaves de assinatura do app do Google Play também adicionará o suporte para a rotação de chaves do Esquema de assinatura APK v3. Isso tornará a atualização de chaves uma opção possível para mais apps e ajudará os apps assinados com chaves atualizadas a alcançar mais usuários.
Your article is very good, please write more topics. You can write a topic about whatsapp aero for example it's pretty cool.
Postar um comentário
Um comentário :
Your article is very good, please write more topics. You can write a topic about whatsapp aero for example it's pretty cool.
Postar um comentário