Sagar Kamdar, vice-presidente de gerenciamento de produtos
As experiências em apps que vocês criam como desenvolvedores ajudam pessoas no mundo todo de formas que jamais poderíamos imaginar. No Android Dev Summit, que acontece nos próximos dois dias, falaremos sobre isso, dando foco ao usuário, entendendo as necessidades dele e criando experiências para encantá-lo. Acabamos de encerrar a palestra de abertura e, nos próximos dois dias, nosso foco estará em um tema importante para o Android: como ajudar você a criar apps excelentes para vários dispositivos. Em primeiro lugar, temos atualizações de nossa oferta do Modern Android Development que ajudam a aumentar sua produtividade para que você possa se concentrar em criar apps incríveis e, em seguida, vamos ajudar você a estender esses apps para vários dispositivos em todos os formatos. Como parte importante desse processo, estamos apresentando a atualização com recursos 12L para dispositivos dobráveis e tablets, uma série de recursos que otimizam o Android 12 para telas grandes. Continue lendo para saber mais!
Quando se trata de ajudar a criar apps excelentes, nossa crescente coleção de ferramentas de desenvolvimento, APIs, linguagens e tecnologias de distribuição, o Modern Android Development, ou MAD, é como uma parceria com a qual você pode contar para ter cada vez mais produtividade. Temos vários novos recursos no MAD para ajudar a aumentar a sua produtividade e criar apps melhores, começando com um de nossos anúncios mais importantes: a introdução do Material You, com sua nova visão radical de design, ao Jetpack Compose, o kit de ferramentas moderno do Android para a criação de IUs nativas.
O Material You, introduzido no Android 12 no começo deste ano, no Google I/O, tem como foco proporcionar experiências pessoais para todos os estilos, acessíveis a todas as necessidades e que se adaptam a todos os tipos de tela. Estamos lançando a primeira versão Alfa do Compose Material 3, que oferece os componentes estilizados e o tema do Material Design 3, ativando os recursos de personalização do Material You, como as cores dinâmicas. Também estamos lançando a primeira versão Beta do Jetpack Compose 1.1, com recursos como a rolagem estendida para Android 12, o dimensionamento aprimorado do alvo de toque, as animações experimentais de layout Lazy e muito mais. O Jetpack Compose está estável e pronto para uso em produção, e continuamos adicionando os recursos de que você precisa para facilitar e agilizar a criação de IUs do Android em vários formatos, com o novo suporte a Wear OS e para a criação de widgets de tela inicial.
Além do Compose, o Jetpack continua adicionando os recursos que vocês solicitaram. O Navigation adiciona suporte a diversas pilhas de retorno. O WorkManager, nossa solução recomendada para trabalho persistente, facilita o tratamento de restrições de segundo plano do Android 12 com a adição do suporte a expedited jobs. O Room adiciona a migração automática e relações multimapas. O DataStore, nossa substituição recomendada para o SharedPreferences, chegou à versão 1.0 e o Macrobenchmark, uma ferramenta para mensurar e melhorar a inicialização e o desempenho de frames, adicionou a temporização de frames mais simples e precisa, além da compatibilidade com versões anteriores do Android M.
Também temos atualizações para ajudar você a criar apps para vários formatos do Android. Saiba mais sobre como a disponibilidade para vários dispositivos Android e formatos está ajudando o Spotify a concretizar a missão de conectar bilhões de fãs a milhares de criadores de conteúdo.
O uso das telas grandes alcançou um patamar incrível: um aumento de 92% em relação ao ano anterior no Chrome OS, transformando-o no SO para computadores com a expansão mais rápida do mundo, um aumento de 20% nas vendas de tablets no ano passado e uma expansão de 2,5 vezes nas vendas de dispositivos dobráveis, o formato mais recente e inovador de todos. Juntos, esses dados representam mais de 250 milhões de dispositivos Android com telas grandes ativos, e o Android ainda está fornecendo um SO à altura. Além disso, nós temos… *grandes* notícias para *revelar* aqui: a Visualização do desenvolvedor de uma futura atualização com recursos do Android 12, com atualizações adicionadas APENAS para telas grandes. Nós a chamamos de 12L. Com o 12L, otimizamos e refinamos a IU do sistema para telas grandes, deixamos as multitarefas mais poderosas e intuitivas e melhoramos o suporte à compatibilidade para que os apps tenham uma aparência melhor sem a necessidade de configurações adicionais. Você pode experimentar hoje mesmo os novos recursos para telas grandes como parte da Visualização do desenvolvedor do 12L. Confira as informações sobre o 12L e veja aqui como estamos facilitando a criação para telas grandes.
Vários desenvolvedores já criaram experiências úteis para a versão mais recente do Wear OS, lançado anteriormente este ano, e estamos ansiosos para ver experiências mais imersivas nos apps, como as que temos visto no Strava, no Spotify e no Calm. Com o Jetpack Compose, fica muito mais rápido e fácil criar IUs, e é por isso que estamos trazendo o suporte ao Compose para o Wear OS. O Compose para Wear OS está na fase de Visualização do desenvolvedor, com novas amostras e documentação para ajudar você a começar a utilizá-lo. A API Tiles, agora na versão Beta, oferece acesso previsível e de fácil visualização a informações e ações rápidas. Também fizemos uma parceria com a Samsung para facilitar o design de mostradores de relógio. O Watch Face Studio, criado pela Samsung, permite produzir mostradores de relógio sem a necessidade de codificação. Assim, o mostrador de relógio que você cria é o mostrador de relógio que você vê no resultado final. Leia mais sobre todas as notícias do Wear OS aqui.
Investimos em mais formas de expandir os negócios no Google Play. Para reforçar a confiança do usuário, introduzimos a seção Data safety para destacar práticas de privacidade e a API Play Integrity para garantir que as instalações de apps sejam sempre genuínas. Também investimos em mais ferramentas e recursos para ajudar a alavancar a qualidade de apps, e recentemente atualizamos nossos programas para que 99% dos desenvolvedores se qualifiquem para uma taxa de serviço de 15% ou menos. Para saber mais, confira nossa postagem do blog ou assista à sessão completa.
Acabamos de publicar mais de 30 sessões técnicas, que você pode assistir aqui, no seu próprio ritmo. Além disso, nos próximos dois dias, temos muito mais conteúdo ao vivo para você aproveitar, incluindo a oportunidade de fazer qualquer pergunta no #AskAndroid e receber a resposta diretamente da equipe que criou o Android. Tire suas dúvidas sobre tópicos como Modern Android Development, telas grandes ou o Compose com Material You. Também teremos Android Code-Alongs ao vivo, onde você pode ver os especialistas em Android codificando, resolvendo desafios de programação e respondendo a dúvidas ao vivo sobre o Jetpack Compose e o Compose para Wear OS. Confira aqui a agenda completa e os horários. É claro que estamos ansiosos pela oportunidade de nos conectarmos com você pessoalmente em breve. Mas também será muito bom ter essa interação remota nos próximos dois dias. Divirta-se no #AndroidDevSummit!
Postado por Alex Musil, diretor de produtos do Google Play
No Android Developer Summit deste ano, compartilhamos novos recursos criados para ajudar a acelerar a sua expansão em nossa plataforma, incluindo melhorias de confiabilidade e segurança, ferramentas para elevar a qualidade dos apps e melhorar a monetização, algumas atualizações para jogos e uma nova certificação de marketing de apps incrível.
Assista abaixo à sessão completa ou continue lendo para conhecer os destaques.
Fizemos mudanças importantes para assegurar que todos os tipos de negócios possam ter sucesso no Google Play. Agora, temos vários programas projetados para dar suporte a nosso ecossistema de apps e permitir que 99% dos desenvolvedores se qualifiquem para uma taxa de serviço de 15% ou menos.
Recentemente, anunciamos que, a partir de 1º de janeiro de 2022, reduziremos de 30% para 15% a taxa de serviço de todas as assinaturas no Google Play. Além disso, estamos fazendo mudanças no Play Media Experience Program para que os e-books e serviços de streaming de música sob demanda se qualifiquem para uma taxa de serviço de apenas 10%.
Para obter mais informações sobre nossas taxas de serviço, veja nossas perguntas frequentes.
Neste ano, compartilhamos detalhes sobre a futura seção Data safety da Play Store, com a qual os usuários poderão saber que tipos de dados um app coleta e como esses dados são utilizados. Ao oferecer uma forma de expor a sua abordagem de privacidade e segurança, estamos não só criando confiança, mas também ajudando os usuários a tomar decisões informadas sobre os apps que eles instalam e usam.
Os usuários verão a nova seção Data safety na Play Store a partir de fevereiro de 2022. Essa seção deve estar preenchida e aprovada para os apps até abril de 2022, mas encorajamos você a preencher o formulário Data Safety obrigatório no Play Console agora mesmo. Para obter mais informações, incluindo orientações sobre como preencher o formulário, assista à sessão "Get prepared for the Data safety section".
Atualizamos regularmente nossas políticas para fazer do Google Play uma experiência segura e confiável. Confira nossa Central de políticas ou este vídeo do PolicyBytes para ver os novos anúncios desta semana. Você também pode participar de nossos webinars sobre políticas e enviar suas perguntas. O recurso está disponível para várias regiões (Global, Índia, Japão ou Coreia).
Outra forma pela qual estamos protegendo você e nossos usuários é por meio de investimentos em novas ferramentas para desenvolvedores que ajudam a proteger apps e jogos contra abusos e ataques, para que você possa garantir aos usuários a experiência inicialmente pretendida. A nova API Play Integrity permite determinar se você está interagindo com o binário genuíno do app, instalado pelo Google Play, e usando um dispositivo Android genuíno com os serviços do Google Play. Se não estiver, você poderá decidir a melhor forma de introduzir atrito adicional e reduzir os riscos para o app.
A API Play Integrity será lançada para todos os desenvolvedores nos próximos meses. Para saber mais, assista à nossa sessão "Play Integrity API" e expresse interesse pelo acesso antecipado.
Lançamos várias atualizações para ajudar você a melhorar o desempenho dos apps.
Primeiro, facilitamos o recebimento de alertas e a correção de novos problemas com as melhorias do Android vitals. Agora, os dados mais recentes ficam mais visíveis para ajudar a ver problemas imediatamente, e adicionamos tendências, filtros e informações sobre versões de apps para ajudar na identificação rápida da origem do problema.
Recentemente, também lançamos uma nova ferramenta no Play Console chamada Reach and devices para ajudar a entender quais recursos ou correções ajudariam a alcançar mais usuários no Google Play. Com a compreensão da distribuição de usuários e problemas, você pode decidir melhor para quais especificações criar, onde lançar e o que testar para garantir o maior impacto possível.
Também estamos fazendo mudanças na forma como os usuários avaliam a qualidade dos apps. Uma das formas mais importantes pelas quais os usuários avaliam um app é verificando as classificações e avaliações. É por isso que, a partir de novembro, os usuários de telefones começarão a ver classificações específicas ao país de registro. Depois, no início de 2022, eles verão classificações específicas ao dispositivo que estão usando, incluindo formatos como tablets, Chromebooks e wearables. Já é possível visualizar classificações específicas a localizações e dispositivos no Play Console, e encorajamos você a verificá-las para que tenha tempo de fazer as melhorias necessárias de qualidade do app antes que as novas classificações entrem em vigor na Play Store.
Para ajudar você a monetizar melhor os apps e jogos, continuamos investindo na modernização de nossa plataforma, o que inclui atualizações da biblioteca do Google Play Faturamento. A biblioteca do Google Play Faturamento versão 3, anunciada em junho de 2020, inclui novas formas de pagamento para os usuários, recursos de promoção de assinatura, atribuição de compras para jogos e melhorias de segurança e confiabilidade nas compras. Lembramos que todas as atualizações de apps existentes devem usar a biblioteca do Google Play Faturamento versão 3 ou mais recente até 1º de novembro de 2021. Veja nas notas da versão como fazer a atualização para a versão 3 ou mais recente da biblioteca, o que requer algumas atualizações de código.
Também temos o prazer de anunciar um novo recurso da biblioteca do Google Faturamento: as mensagens no app. Hoje, os usuários de assinaturas que têm pagamentos recusados muitas vezes não ficam sabendo disso ou têm muitos atritos para corrigir esses pagamentos. É por isso que lançamos uma nova API capaz de detectar quando um usuário tem um pagamento recusado e que mostra uma mensagem útil diretamente no app, para que o usuário possa corrigir imediatamente o pagamento sem sair do app para acessar a Play Store. E o melhor de tudo é que a integração é superfácil: basta uma linha de código. Nossos parceiros de acesso antecipado viram um aumento médio de 99% na recuperação de assinaturas e nos gastos para os usuários que receberam essa mensagem. As mensagens no app estarão disponíveis na próxima versão da biblioteca do Google Faturamento, então fique de olho para obter mais informações.
A API de login para os Serviços relacionados a jogos do Google Play, que simplifica muito a implementação do login, já está na fase de acesso antecipado. O novo SDK permite a implementação com uma única linha.
Também simplificamos a configuração para os usuários, combinando a instalação e a criação de perfis do Google Play Games em uma única etapa. Com isso, os usuários podem voltar ao jogo mais rapidamente, mesmo que não tenham o Play Games instalado. Também estamos otimizando o processo de ativação do login automático para oferecer uma experiência ainda mais direta para os usuários que retornam.
Mas isso não é tudo. Uma vez que a necessidade de ter o app Google Play Games instalado tem criado atritos para alguns usuários, a partir de 2022, os Serviços relacionados a jogos do Google Play deixarão de exigir essa instalação. Com essa mudança, dois bilhões de usuários farão login em jogos ativados para os Serviços relacionados a jogos do Google Play com uma experiência sem toque. Forneceremos mais detalhes em breve. Você pode expressar interesse pelo programa de acesso antecipado em nosso site para desenvolvedores.
Por fim, anunciamos também o lançamento da Certificação sobre a página "Detalhes do app" no Google Play. Esse novo programa foi criado para ajudar os profissionais de marketing de apps a demonstrar sua proficiência e suas habilidades em práticas recomendadas para a página "Detalhes do app" da Play Store.
Para obter a certificação, os profissionais de marketing de apps podem fazer o treinamento on-line, que ajuda a contar da melhor forma possível a história de um app ou jogo no Google Play. Você adquirirá habilidades fundamentais que ajudarão a promover a expansão por meio de páginas "Detalhes do app" de alta qualidade e em conformidade com as políticas. Após o treinamento, faça o exame para receber uma certificação reconhecida pelo setor.
Esperamos que você tire proveito de todos esses novos recursos e programas para expandir seus negócios no Google Play. Continue compartilhando seu feedback para que possamos criar as ferramentas de que você precisa a fim de impulsionar sua expansão. Agradecemos a sua participação na comunidade do Google Play.
Esta postagem do blog foi útil para você?
★ ★ ★ ★ ★
Postado por Dave Burke, vice-presidente de engenharia
Mais de um quarto de bilhão de dispositivos com telas grandes executam o Android, entre tablets, dispositivos dobráveis e dispositivos com o ChromeOS. Só nos últimos 12 meses, vimos quase 100 milhões de novas ativações do Android em tablets, um aumento de 20% em relação ao ano anterior, enquanto o aumento do ChromeOS, a plataforma de computador que mais cresce atualmente, foi de 92%. Também temos visto a ascensão dos dispositivos dobráveis, cujo uso cresce mais de 265% ao ano! Dito isso, já são mais de 250 milhões de dispositivos com telas grandes ativos executando o Android. Aproveitando esse momento importante, continuamos a investir para fazer do Android um SO ainda melhor nesses dispositivos, tanto para usuários quanto para desenvolvedores.
É por isso que hoje, no Android Dev Summit, anunciamos uma atualização com recursos para o Android 12 criada para as telas grandes e chamada 12L, além de novas APIs, ferramentas e orientações para facilitar a criação para telas grandes. Também falamos sobre mudanças que estão sendo feitas no Google Play para ajudar os usuários a descobrir apps otimizados para telas grandes com mais facilidade. Continue lendo para conhecer as novidades para telas grandes no Android!
Hoje, trazemos até você uma Visualização do desenvolvedor do 12L, nossa próxima atualização com recursos que torna o Android 12 ainda melhor em telas grandes. Com essa visualização, você pode experimentar os novos recursos para telas grandes, otimizar apps e enviar seu feedback para nós.
No 12L, refinamos a IU nas telas grandes quanto a notificações, configurações rápidas, tela de bloqueio, visão geral, tela inicial e muito mais. Por exemplo, nas telas com mais de 600 dp, a aba de notificações, a tela de bloqueio e outras superfícies do sistema usam um novo layout em duas colunas para aproveitar melhor a área da tela. Os apps do sistema também foram otimizados.
Os layouts em duas colunas mostram mais e são mais fáceis de usar
Também tornamos as multitarefas mais potentes e intuitivas. O 12L inclui uma nova barra de tarefas nas telas grandes que permite aos usuários alternar instantaneamente para os apps favoritos de forma dinâmica. A barra de tarefas também torna o modo de tela dividida mais detectável do que nunca: basta arrastar e soltar um app da barra de tarefas para executá-lo nesse modo. Para melhorar ainda mais a experiência com o modo de tela dividida no Android 12 e versões posteriores, estamos ajudando os usuários ao permitir automaticamente que todos os apps entrem nesse modo, independentemente de serem redimensionáveis.
Arraste e solte apps no modo de tela dividida
Por fim, melhoramos o modo de compatibilidade com aprimoramentos visuais e de estabilidade para oferecer uma experiência melhor de letterboxing aos usuários e ajudar a melhorar a aparência dos apps por padrão. Facilitamos a personalização do letterboxing pelos fabricantes de dispositivos, que agora podem definir cores ou tratamentos personalizados para letterbox, ajustar a posição da janela de encarte, aplicar cantos arredondados personalizados e muito mais.
Planejamos lançar a atualização com recursos 12L no início do próximo ano, a tempo para a próxima onda de tablets e dispositivos dobráveis com Android 12. Já estamos trabalhando com nossos parceiros de OEM para incluir esses recursos nos dispositivos com telas grandes. A Visualização do desenvolvedor do 12L chega em breve ao Lenovo P12 Pro. Já que os recursos chegarão aos dispositivos nos próximos meses, este é um ótimo momento para otimizar os apps para telas grandes.
Para os desenvolvedores, é altamente recomendável verificar como os apps funcionam no modo de tela dividida com janelas de vários tamanhos. Se você ainda não otimizou seu app, confirme a aparência dele em diferentes orientações e experimente as novas mudanças do modo de compatibilidade, caso elas se apliquem. Além dos recursos para telas grandes, o 12L também inclui algumas APIs novas para desenvolvedores e um novo nível de API. Tivemos o cuidado de não introduzir alterações interruptivas para os apps, por isso não exigiremos a segmentação dos apps para o 12L como um requisito do Google Play.
Para começar a usar o 12L, faça o download das imagens do sistema e ferramentas do Android Emulator do 12L da versão de pré-lançamento mais recente do Android Studio. Revise os recursos e mudanças para saber que áreas do app testar e confira o cronograma e os detalhes da versão na visão geral da Visualização do desenvolvedor. Você pode relatar problemas e fazer solicitações aqui e, como sempre, seu feedback é muito bem-vindo!
O 12L destina-se também a smartphones, mas como a maioria dos novos recursos não será visível nas telas menores, por enquanto estamos nos concentrando em tablets, dispositivos dobráveis e dispositivos com o ChromeOS. Mais adiante, planejamos abrir as inscrições para o Android Beta para dispositivos Pixel. Para saber mais detalhes, acesse developer.android.com/12L.
Chegou a hora de começar a projetar apps totalmente adaptáveis a qualquer tela, e agora estamos facilitando ainda mais esse processo. Para ajudar você a se preparar para essas mudanças no SO e no Play, juntamente com a Visualização do desenvolvedor, estamos lançando atualizações para nossas APIs, ferramentas e orientações.
O primeiro passo para dar suporte a IUs adaptáveis é projetar o app para se comportar bem tanto em telas pequenas quanto grandes. Estamos trabalhando em novas orientações para o Material Design que ajudarão a dimensionar as IUs dos apps para todas as telas. As orientações abrangem padrões de layout comuns que prevalecem no ecossistema e que servirão de inspiração e pontos de partida para os esforços de desenvolvimento.
Padrões de IU adaptável nas diretrizes do Material Design
Para oferecer a melhor experiência de navegação possível aos usuários, você deve fornecer uma IU de navegação feita sob medida para a classe de tamanho de janela do dispositivo do usuário. Os padrões de navegação recomendados incluem o uso de uma barra de navegação para telas compactas e um trilho de navegação para classes de dispositivo de largura média ou superior (mais de 600 dp). Para os dispositivos com largura expandida, nossas recém-lançadas orientações para o Material Design contêm várias ideias de layouts para telas maiores, como uma estrutura de lista/detalhes que pode ser implementada usando SlidingPaneLayout. Confira nossas orientações para saber como implementar a navegação para IUs adaptáveis nas Views e no Compose.
Embora a atualização do padrão de navegação e o uso de um SlidingPaneLayout sejam ótimas formas de aplicar um layout otimizado para telas grandes a um app existente com fragmentos, sabemos que muitos desenvolvedores têm apps baseados em atividades múltiplas. Para esses apps, as novas APIs de incorporação de atividades lançadas no Jetpack WindowManager 1.0 Beta 03 facilitam o suporte a novos paradigmas de IU, tais como uma visualização TwoPane. Estamos trabalhando na atualização do SlidingPaneLayout para dar suporte a essas APIs, e ela estará disponível nos próximos meses.
SlidingPaneLayout
O Jetpack Compose facilita a criação para telas grandes e layouts diversificados. Se você está começando a adotar o Compose, este é um ótimo momento para fazer a otimização para telas grandes.
O Compose é um kit de ferramentas de IU declarativa; toda a IU é descrita em código, e isso facilita a tomada de decisões em tempo de execução sobre como fazer a adaptação ao tamanho disponível. Isso torna o Compose especialmente bom para o desenvolvimento de IUs adaptáveis, pois é muito fácil lidar com as mudanças de IU entre os diferentes tamanhos de tela ou componentes. O guia Build adaptive layouts in Compose inclui todos os pontos básicos que você precisa conhecer.
A biblioteca WindowManager do Jetpack fornece uma forma compatível com versões anteriores de trabalhar com janelas no app e criar IUs responsivas para todos os dispositivos. Estas são as novidades.
Incorporação de atividades
A incorporação de atividades permite aproveitar a área de exibição extra das telas grandes mostrando várias atividades de uma só vez, como para o padrão lista-detalhes, e requer pouca ou nenhuma refatoração do app. Você determina como o app exibe suas atividades, lado a lado ou empilhadas, criando um arquivo de configuração XML ou fazendo chamadas à API WindowManager do Jetpack. O sistema faz o restante, determinando a apresentação com base na configuração que você criou.
A incorporação de atividades funciona de forma transparente nos dispositivos dobráveis, empilhando e desempilhando atividades quando o dispositivo é dobrado ou desdobrado. Se o app usar várias atividades, a incorporação de atividades pode melhorar a experiência do usuário em dispositivos com telas grandes. Experimente as APIs de incorporação de atividades do Jetpack WindowManager 1.0 Beta 03 e versões posteriores. Saiba mais aqui.
Incorporação de atividades com o Jetpack WindowManager
Use as classes de tamanho de janela para ajudar a detectar o tamanho da janela
As classes de tamanho de janela são um conjunto de pontos de interrupção persistentes de janela de visualização para design, desenvolvimento e teste de layouts redimensionáveis de apps. Os pontos de interrupção de classes de tamanho de janela foram divididos em três categorias: compacto, médio e expandido. Eles foram projetados especificamente para equilibrar a simplicidade do layout com a flexibilidade de otimizar apps para os casos de uso mais exclusivos, embora representem a grande parte dos dispositivos do ecossistema. As APIs WindowSizeClass chegarão em breve ao Jetpack WindowManager 1.1 e facilitarão a criação de IUs responsivas. Saiba mais aqui.
Classes de tamanho de janela no Jetpack WindowManager
Inclua o reconhecimento de dobra nos apps
O WindowManager também fornece uma superfície de API comum para diferentes recursos de janela, como dobras e dobradiças. Quando um app tem o reconhecimento de dobra, o conteúdo da janela pode ser adaptado para evitar dobras e dobradiças ou para se beneficiar delas e utilizá-las como separadores naturais. Saiba como incluir o reconhecimento de dobra em apps neste guia.
Dispositivos de referência
Os apps Android precisam ser criados para responder e se adaptar a todos os dispositivos e categorias. Por isso, estamos introduzindo os dispositivos de referência em todo o Android Studio, em várias ferramentas de design, desenvolvimento e teste de IUs e layouts. Os quatro dispositivos de referência representam smartphones, telas internas dobráveis grandes, tablets e computadores. Eles foram projetados segundo análises de dados do mercado para representar os dispositivos mais populares ou os segmentos em rápida expansão. Eles também permitem garantir que um app funcione em várias combinações populares de ponto de interrupção com os novos pontos de interrupção WindowSizeClass a fim de assegurar que um app cubra o máximo de casos de uso possível.
Definições de dispositivos de referência
Validação de layout
Se você não sabe ao certo por onde começar para adaptar uma IU para telas grandes, a primeira coisa a fazer é usar as novas ferramentas para identificar problemas em potencial que afetam os dispositivos com telas grandes. No Android Studio Chipmunk, estamos trabalhando em uma nova ferramenta de inspeção visual que emite proativamente avisos e sugestões de IU no painel Layout Validation, incluindo quais dispositivos de referência são afetados.
Ferramenta Layout Validation com classes de dispositivos de referência
Emulador redimensionável
Para testar apps em tempo de execução, podemos usar a nova configuração de emulador redimensionável fornecida com o Android Studio Chipmunk. O emulador redimensionável permite alternar rapidamente entre quatro dispositivos de referência: smartphone, dispositivo dobrável, tablet e computador. Isso facilita a validação do layout no tempo de design e o teste do comportamento no tempo de execução, tudo usando os mesmos dispositivos de referência. Para criar um novo emulador redimensionável, use o Gerenciador de dispositivos do Android Studio para criar um novo dispositivo virtual e selecione a definição Resizable device com a imagem do sistema do Android 12L (Sv2).
Android Emulator redimensionável
Para que as pessoas possam encontrar com mais facilidade as melhores experiências em apps para seus tablets, dispositivos dobráveis e dispositivos com o ChromeOS, estamos fazendo mudanças no Google Play para realçar os apps otimizados para esses dispositivos.
Estamos adicionando novas verificações para avaliar a qualidade de cada app em relação a nossas diretrizes para a qualidade de apps em telas grandes a fim de garantir a melhor exibição possível de apps nesses dispositivos. Para os apps não otimizados para telas grandes, começaremos a fornecer um aviso aos usuários de dispositivos com telas grandes na página de listagem do app na Play Store.
Também introduziremos classificações específicas para apps para telas grandes, segundo anunciado anteriormente este ano, para que os usuários possam classificar o funcionamento do app em seus dispositivos com telas grandes. Essas mudanças serão implementadas no próximo ano, por isso estamos enviando esta notificação antecipada, para que você prepare seus apps!
Além disso, não deixe de conferir nossa postagem que destaca a evolução de nosso modelo de negócios para atender às necessidades dos desenvolvedores no Google Play.
Nós estamos aqui para ajudar você a começar a criar para telas grandes e dispositivos dobráveis, seja usando as Views ou o Compose! Estamos lançando orientações novas e atualizadas para dar suporte a diferentes tamanhos de tela tanto em apps novos quanto em apps já existentes, implementar a navegação para as Views e o Compose, tirar proveito dos dispositivos dobráveis e muito mais. Veja todas elas na seção de guias para telas grandes para o suporte às Views ou na seção de guias do Compose.
O código é sempre o mais importante. Atualizamos as seguintes amostras para dar suporte às IUs responsivas:
Para adquirir um pouco de prática, confira nosso codelab atualizado Oferecer compatibilidade com dispositivos dobráveis e de duas telas usando a biblioteca Jetpack WindowManager.
Postado por Eric McCleve, líder de programas da Academia do Google Play
No Google Play, nosso objetivo é ajudar os desenvolvedores e profissionais de marketing a alcançarem e agradarem mais de dois bilhões de usuários que visitam nossa plataforma todos os meses em busca de conteúdo e serviços de alta qualidade. Ter uma ótima experiência na página "Detalhes do app" pode ser um enorme benefício para ajudar a atingir metas de aquisição de usuários para um app ou jogo.
Para ajudar você a tirar o máximo proveito de nossas ferramentas e recursos da página "Detalhes do app", é com prazer que anunciamos uma nova Certificação sobre a página "Detalhes do app" no Google Play da Academia do Google Play. A certificação foi criada para estudantes que têm um app ou jogo no Google Play e querem melhorar sua página "Detalhes do app" e para aspirantes a criadores de apps que desejam construir habilidades de marketing móvel, hoje em alta demanda. O treinamento e o exame cobrem os seguintes tópicos:
Assista a este vídeo para saber mais sobre o treinamento e o exame para a certificação
Para obter a certificação, você pode fazer o treinamento on-line na Academia do Google Play e aprender práticas recomendadas que ajudam a contar da melhor forma possível a história de um app ou jogo. Você adquirirá habilidades fundamentais que ajudarão a promover a expansão por meio de páginas "Detalhes do app" de alta qualidade e em conformidade com as políticas. Após o treinamento, faça o exame para receber uma certificação reconhecida pelo setor. Você também receberá um convite para participar do Google Developer Certification Directory, uma rede de desenvolvedores certificados pelo Google.
Mohamed Kamara, fundador da InovCares, uma startup de saúde que moderniza os cuidados com a saúde para mulheres, aprendeu práticas recomendadas para a página "Detalhes do app" na Academia do Google Play.
Mo explica como o treinamento da Academia do Google Play o ajudou a contar melhor a história de seu app no Google Play
Comece o treinamento e obtenha a certificação. Bom aprendizado!
Postado por Jeremy Walker, engenheiro de relações com desenvolvedores
O Android Dev Summit deste ano teve vários anúncios empolgantes para os desenvolvedores Android, incluindo algumas atualizações importantes para a plataforma Wear OS. No Google I/O, anunciamos o lançamento do novo Wear OS. Desde esse anúncio, o Wear OS com tecnologia Samsung foi lançado na série Galaxy Watch4. Vários desenvolvedores, como Strava, Spotify e Calm, já criaram experiências úteis para a versão mais recente do Wear OS, e estamos ansiosos para ver quais experiências novas os desenvolvedores ajudarão a criar para o relógio. Para saber mais e criar apps de pulso melhores, leia mais sobre as atualizações de nossas APIs e ferramentas de design e da Play Store.
A biblioteca Jetpack Compose simplifica e acelera o desenvolvimento de IUs, e estamos estendendo o suporte do Compose para o Wear OS. Você pode projetar apps com componentes de IU familiares e adaptados a relógios. Esses componentes incluem o Material You, para que você possa criar apps incríveis com menos código.
O Compose para Wear OS está na fase de Visualização do desenvolvedor. Para saber mais e começar a usar:
Experimente e compartilhe seu feedback aqui ou participe do canal #compose-wear no Slack da Jetbrains para falar sobre sua experiência! Faça isso antes de finalizarmos as APIs durante a fase Beta!
Os mostradores de relógio são uma das formas mais visíveis pelas quais os usuários podem se expressar nos smartwatches. Criar um mostrador de relógio é um excelente modo de divulgar sua marca para os usuários no Wear OS. Fizemos uma parceria com a Samsung para fornecer ferramentas melhores para a criação de mostradores de relógio e facilitar o design de mostradores para o ecossistema do Wear OS.
O Watch Face Studio é uma ferramenta de design criada pela Samsung que permite produzir e distribuir mostradores de relógio sem necessidade de codificação. Ele inclui ferramentas gráficas intuitivas com as quais você pode projetar mostradores de relógio com facilidade. Crie mostradores de relógio para uso pessoal ou faça upload deles no Google Play Console para compartilhá-los com usuários de dispositivos Wear OS com suporte à API nível 28 e superior.
Lançamos recentemente uma série de bibliotecas Wear OS do Android Jetpack para ajudar você a seguir as práticas recomendadas, reduzir o código boilerplate e criar experiências com bom desempenho e de fácil visualização para os usuários.
Agora, os blocos estão ativados na maioria dos dispositivos do mercado, fornecendo acesso previsível e de fácil visualização a informações e ações rápidas. A API agora está na versão Beta. Confira!
Para os desenvolvedores que desejam ter controle mais detalhado dos mostradores de relógio (fora do Watch Face Studio), lançamos as novas APIs Jetpack Watch Face Beta, criadas do zero no Kotlin.
A nova API oferece vários recursos novos:
Este é o momento ideal para começar a migração da antiga biblioteca de suporte a mostradores de relógio para essa nova versão.
Estamos facilitando a descoberta de apps Wear OS na Google Play Store. Neste ano, ativamos a pesquisa de mostradores de relógio e facilitamos a descoberta de apps na categoria Wear. Também lançamos o recurso que permite o download de apps em relógios diretamente da Play Store para dispositivos móveis. Leia mais sobre essas mudanças aqui.
Também lançamos as diretrizes atualizadas de qualidade para Wear OS para ajudar você a atender às expectativas dos usuários, além de novas diretrizes para captura de tela para ajudar os usuários a entenderem melhor qual será a aparência do app. Para que as pessoas possam entender melhor o funcionamento de um app nos dispositivos delas e no local em que elas estão, lançaremos classificações específicas de formato e localização em 2022.
Para saber mais sobre desenvolvimento para Wear OS, confira o site para desenvolvedores.
Postado por Sameer Samat, vice-presidente de gerenciamento de produtos
No início do Android e do Google Play, há mais de uma década, apostamos que um ecossistema para dispositivos móveis gratuito e aberto era capaz de concorrer com os jardins cercados e proprietários que dominavam o setor. Ainda não estava claro que tipos de negócios passariam a usar a tecnologia móvel ou quais apps seriam bem-sucedidos. Para manter a simplicidade, adotamos um modelo de negócios fácil de entender: a enorme maioria dos desenvolvedores poderia distribuir apps no Google Play gratuitamente (no momento, 97% deles fazem isso). Para os desenvolvedores que ofereciam apps pagos ou vendiam produtos e softwares digitais nos apps (no momento, isso representa apenas 3% dos desenvolvedores), a taxa única de serviço seria de 30%. Esse modelo ajudou os apps a se tornarem um dos segmentos de software com expansão mais rápida. Além disso, em vez de cobrar taxas de licenciamento por nosso SO, nossa taxa de serviço nos permitiu investir continuamente no Android e no Play, mesmo com sua disponibilização gratuita para fabricantes de dispositivos de todo o mundo.
A criatividade e a inovação de desenvolvedores do mundo inteiro permitiram o surgimento de novas e incríveis experiências em apps que nem sequer havíamos imaginado quando introduzimos o Android. À medida que o ecossistema evoluiu, surgiu uma gama maior de modelos de negócios para dar suporte a todos esses diferentes tipos de apps. Fizemos mudanças importantes ao longo do caminho, incluindo a transição de um modelo de taxa de serviço única, a fim de garantir que todos os tipos de negócios pudessem atingir o sucesso. Em vez de uma taxa de serviço única, agora temos vários programas projetados para dar suporte e incentivar nosso diversificado ecossistema de apps.
O resultado é que 99% dos desenvolvedores se qualificam para uma taxa de serviço de 15% ou menos. E, depois de ouvir os desenvolvedores de vários setores e regiões, incluindo Anghami, AWA, Bumble, Calm, Duolingo, KADOKAWA, KKBOX, Picsart e Smule, e de aprender com eles, estamos anunciando outras mudanças para dar ainda mais suporte a nosso ecossistema de parceiros, ajudar esses parceiros a construir negócios sustentáveis e garantir que o Play continue liderando o ecossistema de apps para dispositivos móveis.
As assinaturas digitais se tornaram um dos modelos com expansão mais rápida para os desenvolvedores, mas nós sabemos que os negócios por assinatura enfrentam desafios específicos de aquisição e retenção de clientes. Trabalhamos com nossos parceiros dos setores de relacionamento, condicionamento físico, educação e outros para entender as nuances de seus negócios. Nossa taxa de serviço atual cai de 30% para 15% após 12 meses de assinatura recorrente. Mas soubemos que, devido ao abandono pelos clientes, os negócios por assinatura têm dificuldades para se beneficiar dessa redução de taxa. Então, nós simplificamos as coisas para mudar isso.
Para ajudar a dar suporte às necessidades específicas de desenvolvedores que oferecem assinaturas, a partir de 1º de janeiro de 2022, reduziremos de 30% para 15% a taxa de serviço para todas as assinaturas no Google Play logo no primeiro dia.
Para os desenvolvedores que oferecem assinaturas, isso significa uma redução pela metade das taxas de assinatura no primeiro ano. Já recebemos feedback positivo de nossos parceiros desenvolvedores sobre essa mudança:
"A parceria com o Google sempre foi fundamental para nossa empresa, ajudando na nossa expansão e, como resultado, assumindo um papel essencial no avanço de nossa missão de dar mais força às mulheres no mundo todo. A mudança de preços que eles anunciaram nos permite investir mais em nossos produtos e empoderar ainda mais os usuários a se conectarem on-line com confiança."
– Whitney Wolfe Herd, fundadora e CEO da Bumble Inc.
"Assim como cada pessoa tem o seu jeito, os desenvolvedores também são diferentes. É muito bom ver o Google dando continuidade à sua colaboração com o ecossistema para encontrar modelos que funcionem tanto para o desenvolvedor quanto para a plataforma. Essa redução das taxas de assinatura ajudará a Duolingo a acelerar sua missão de disponibilizar o aprendizado de idiomas em todo o mundo."
- Luis von Ahn, cofundador e CEO da Duolingo.
Embora os apps continuem sendo extremamente importantes para os smartphones, hoje também há ótimos serviços para TVs, carros, relógios, tablets e muito mais. E nós reconhecemos que, agora, os desenvolvedores precisam investir mais do que nunca na criação para essas plataformas.
Neste ano, lançamos o Play Media Experience Program para incentivar os desenvolvedores de vídeo, áudio e livros a ajudar a expandir a plataforma Android com a criação de experiências fantásticas em vários dispositivos. Com isso, os desenvolvedores puderam investir nessas experiências multitelas com uma taxa de serviço de apenas 15%.
Hoje, também estamos aplicando as mudanças da taxa de serviço ao Media Experience Program com o objetivo de acomodar as diferenças entre essas categorias. Os e-books e os serviços de streaming de música sob demanda, nos quais os custos de conteúdo representam a maior parte das vendas, agora estarão qualificados para uma taxa de serviço de apenas 10%. As novas taxas reconhecem a economia dos setores verticais de conteúdo de mídia e fazem com que o Google Play funcione melhor para os desenvolvedores e para as comunidades de artistas, músicos e autores que eles representam. Veja outras informações aqui.
Continuaremos a trabalhar com os desenvolvedores para entender seus desafios e oportunidades e também como nós podemos dar um suporte melhor a eles para a construção de negócios sustentáveis. Esse será um tema central do Android Developer Summit, que acontece nos dias 27 e 28 de outubro, onde você saberá mais sobre nossas mais recentes ferramentas, APIs (interfaces de programação do aplicativo) e tecnologias projetadas para ajudar com a produtividade e a criação de apps melhores pelos desenvolvedores.
Se você estiver em busca de mais informações sobre o Google Play e suas taxas de serviço, respondemos algumas perguntas comuns aqui.