Postado por Dave Burke, vice-presidente de engenharia
Mais de um quarto de bilhão de dispositivos com telas grandes executam o Android, entre tablets, dispositivos dobráveis e dispositivos com o ChromeOS. Só nos últimos 12 meses, vimos quase 100 milhões de novas ativações do Android em tablets, um aumento de 20% em relação ao ano anterior, enquanto o aumento do ChromeOS, a plataforma de computador que mais cresce atualmente, foi de 92%. Também temos visto a ascensão dos dispositivos dobráveis, cujo uso cresce mais de 265% ao ano! Dito isso, já são mais de 250 milhões de dispositivos com telas grandes ativos executando o Android. Aproveitando esse momento importante, continuamos a investir para fazer do Android um SO ainda melhor nesses dispositivos, tanto para usuários quanto para desenvolvedores.
É por isso que hoje, no Android Dev Summit , anunciamos uma atualização com recursos para o Android 12 criada para as telas grandes e chamada 12L, além de novas APIs, ferramentas e orientações para facilitar a criação para telas grandes. Também falamos sobre mudanças que estão sendo feitas no Google Play para ajudar os usuários a descobrir apps otimizados para telas grandes com mais facilidade. Continue lendo para conhecer as novidades para telas grandes no Android!
Visualização do 12L: uma atualização com recursos para telas grandes
Hoje, trazemos até você uma Visualização do desenvolvedor do 12L , nossa próxima atualização com recursos que torna o Android 12 ainda melhor em telas grandes. Com essa visualização, você pode experimentar os novos recursos para telas grandes, otimizar apps e enviar seu feedback para nós.
No 12L, refinamos a IU nas telas grandes quanto a notificações, configurações rápidas, tela de bloqueio, visão geral, tela inicial e muito mais. Por exemplo, nas telas com mais de 600 dp, a aba de notificações, a tela de bloqueio e outras superfícies do sistema usam um novo layout em duas colunas para aproveitar melhor a área da tela. Os apps do sistema também foram otimizados.
Os layouts em duas colunas mostram mais e são mais fáceis de usar
Também tornamos as multitarefas mais potentes e intuitivas. O 12L inclui uma nova barra de tarefas nas telas grandes que permite aos usuários alternar instantaneamente para os apps favoritos de forma dinâmica. A barra de tarefas também torna o modo de tela dividida mais detectável do que nunca: basta arrastar e soltar um app da barra de tarefas para executá-lo nesse modo. Para melhorar ainda mais a experiência com o modo de tela dividida no Android 12 e versões posteriores, estamos ajudando os usuários ao permitir automaticamente que todos os apps entrem nesse modo, independentemente de serem redimensionáveis.
Arraste e solte apps no modo de tela dividida
Por fim, melhoramos o modo de compatibilidade com aprimoramentos visuais e de estabilidade para oferecer uma experiência melhor de letterboxing aos usuários e ajudar a melhorar a aparência dos apps por padrão. Facilitamos a personalização do letterboxing pelos fabricantes de dispositivos, que agora podem definir cores ou tratamentos personalizados para letterbox, ajustar a posição da janela de encarte, aplicar cantos arredondados personalizados e muito mais.
Planejamos lançar a atualização com recursos 12L no início do próximo ano, a tempo para a próxima onda de tablets e dispositivos dobráveis com Android 12. Já estamos trabalhando com nossos parceiros de OEM para incluir esses recursos nos dispositivos com telas grandes. A Visualização do desenvolvedor do 12L chega em breve ao Lenovo P12 Pro. Já que os recursos chegarão aos dispositivos nos próximos meses, este é um ótimo momento para otimizar os apps para telas grandes.
Para os desenvolvedores, é altamente recomendável verificar como os apps funcionam no modo de tela dividida com janelas de vários tamanhos. Se você ainda não otimizou seu app, confirme a aparência dele em diferentes orientações e experimente as novas mudanças do modo de compatibilidade, caso elas se apliquem. Além dos recursos para telas grandes, o 12L também inclui algumas APIs novas para desenvolvedores e um novo nível de API. Tivemos o cuidado de não introduzir alterações interruptivas para os apps, por isso não exigiremos a segmentação dos apps para o 12L como um requisito do Google Play.
Para começar a usar o 12L, faça o download das imagens do sistema e ferramentas do Android Emulator do 12L da versão de pré-lançamento mais recente do Android Studio. Revise os recursos e mudanças para saber que áreas do app testar e confira o cronograma e os detalhes da versão na visão geral da Visualização do desenvolvedor . Você pode relatar problemas e fazer solicitações aqui e, como sempre, seu feedback é muito bem-vindo!
O 12L destina-se também a smartphones, mas como a maioria dos novos recursos não será visível nas telas menores, por enquanto estamos nos concentrando em tablets, dispositivos dobráveis e dispositivos com o ChromeOS. Mais adiante, planejamos abrir as inscrições para o Android Beta para dispositivos Pixel. Para saber mais detalhes, acesse developer.android.com/12L .
Criação facilitada para telas grandes
Chegou a hora de começar a projetar apps totalmente adaptáveis a qualquer tela, e agora estamos facilitando ainda mais esse processo. Para ajudar você a se preparar para essas mudanças no SO e no Play, juntamente com a Visualização do desenvolvedor, estamos lançando atualizações para nossas APIs, ferramentas e orientações.
Crie projetos com padrões de telas grandes em mente
O primeiro passo para dar suporte a IUs adaptáveis é projetar o app para se comportar bem tanto em telas pequenas quanto grandes. Estamos trabalhando em novas orientações para o Material Design que ajudarão a dimensionar as IUs dos apps para todas as telas. As orientações abrangem padrões de layout comuns que prevalecem no ecossistema e que servirão de inspiração e pontos de partida para os esforços de desenvolvimento.
Padrões de IU adaptável nas diretrizes do Material Design
Crie IUs responsivas com novos componentes de navegação
Para oferecer a melhor experiência de navegação possível aos usuários, você deve fornecer uma IU de navegação feita sob medida para a classe de tamanho de janela do dispositivo do usuário. Os padrões de navegação recomendados incluem o uso de uma barra de navegação para telas compactas e um trilho de navegação para classes de dispositivo de largura média ou superior (mais de 600 dp). Para os dispositivos com largura expandida, nossas recém-lançadas orientações para o Material Design contêm várias ideias de layouts para telas maiores, como uma estrutura de lista/detalhes que pode ser implementada usando SlidingPaneLayout. Confira nossas orientações para saber como implementar a navegação para IUs adaptáveis nas Views e no Compose .
Embora a atualização do padrão de navegação e o uso de um SlidingPaneLayout sejam ótimas formas de aplicar um layout otimizado para telas grandes a um app existente com fragmentos, sabemos que muitos desenvolvedores têm apps baseados em atividades múltiplas. Para esses apps, as novas APIs de incorporação de atividades lançadas no Jetpack WindowManager 1.0 Beta 03 facilitam o suporte a novos paradigmas de IU, tais como uma visualização TwoPane. Estamos trabalhando na atualização do SlidingPaneLayout
para dar suporte a essas APIs, e ela estará disponível nos próximos meses.
Use o Compose para facilitar a resposta a mudanças de tela
O Jetpack Compose facilita a criação para telas grandes e layouts diversificados. Se você está começando a adotar o Compose, este é um ótimo momento para fazer a otimização para telas grandes.
O Compose é um kit de ferramentas de IU declarativa; toda a IU é descrita em código, e isso facilita a tomada de decisões em tempo de execução sobre como fazer a adaptação ao tamanho disponível. Isso torna o Compose especialmente bom para o desenvolvimento de IUs adaptáveis, pois é muito fácil lidar com as mudanças de IU entre os diferentes tamanhos de tela ou componentes. O guia Build adaptive layouts in Compose inclui todos os pontos básicos que você precisa conhecer.
Use APIs WindowManager para criar IUs responsivas
A biblioteca WindowManager do Jetpack fornece uma forma compatível com versões anteriores de trabalhar com janelas no app e criar IUs responsivas para todos os dispositivos. Estas são as novidades.
Incorporação de atividades
A incorporação de atividades permite aproveitar a área de exibição extra das telas grandes mostrando várias atividades de uma só vez, como para o padrão lista-detalhes, e requer pouca ou nenhuma refatoração do app. Você determina como o app exibe suas atividades, lado a lado ou empilhadas, criando um arquivo de configuração XML ou fazendo chamadas à API WindowManager do Jetpack. O sistema faz o restante, determinando a apresentação com base na configuração que você criou.
A incorporação de atividades funciona de forma transparente nos dispositivos dobráveis, empilhando e desempilhando atividades quando o dispositivo é dobrado ou desdobrado. Se o app usar várias atividades, a incorporação de atividades pode melhorar a experiência do usuário em dispositivos com telas grandes. Experimente as APIs de incorporação de atividades do Jetpack WindowManager 1.0 Beta 03 e versões posteriores. Saiba mais aqui .
Incorporação de atividades com o Jetpack WindowManager
Use as classes de tamanho de janela para ajudar a detectar o tamanho da janela
As classes de tamanho de janela são um conjunto de pontos de interrupção persistentes de janela de visualização para design, desenvolvimento e teste de layouts redimensionáveis de apps. Os pontos de interrupção de classes de tamanho de janela foram divididos em três categorias: compacto, médio e expandido. Eles foram projetados especificamente para equilibrar a simplicidade do layout com a flexibilidade de otimizar apps para os casos de uso mais exclusivos, embora representem a grande parte dos dispositivos do ecossistema. As APIs WindowSizeClass chegarão em breve ao Jetpack WindowManager 1.1 e facilitarão a criação de IUs responsivas. Saiba mais aqui .
Classes de tamanho de janela no Jetpack WindowManager
Inclua o reconhecimento de dobra nos apps
O WindowManager também fornece uma superfície de API comum para diferentes recursos de janela, como dobras e dobradiças. Quando um app tem o reconhecimento de dobra, o conteúdo da janela pode ser adaptado para evitar dobras e dobradiças ou para se beneficiar delas e utilizá-las como separadores naturais. Saiba como incluir o reconhecimento de dobra em apps neste guia .
Criação e testes para telas grandes com o Android Studio
Dispositivos de referência
Os apps Android precisam ser criados para responder e se adaptar a todos os dispositivos e categorias. Por isso, estamos introduzindo os dispositivos de referência em todo o Android Studio, em várias ferramentas de design, desenvolvimento e teste de IUs e layouts. Os quatro dispositivos de referência representam smartphones, telas internas dobráveis grandes, tablets e computadores. Eles foram projetados segundo análises de dados do mercado para representar os dispositivos mais populares ou os segmentos em rápida expansão. Eles também permitem garantir que um app funcione em várias combinações populares de ponto de interrupção com os novos pontos de interrupção WindowSizeClass a fim de assegurar que um app cubra o máximo de casos de uso possível.
Definições de dispositivos de referência
Validação de layout
Se você não sabe ao certo por onde começar para adaptar uma IU para telas grandes, a primeira coisa a fazer é usar as novas ferramentas para identificar problemas em potencial que afetam os dispositivos com telas grandes. No Android Studio Chipmunk , estamos trabalhando em uma nova ferramenta de inspeção visual que emite proativamente avisos e sugestões de IU no painel Layout Validation, incluindo quais dispositivos de referência são afetados.
Ferramenta Layout Validation com classes de dispositivos de referência
Emulador redimensionável
Para testar apps em tempo de execução, podemos usar a nova configuração de emulador redimensionável fornecida com o Android Studio Chipmunk . O emulador redimensionável permite alternar rapidamente entre quatro dispositivos de referência: smartphone, dispositivo dobrável, tablet e computador. Isso facilita a validação do layout no tempo de design e o teste do comportamento no tempo de execução, tudo usando os mesmos dispositivos de referência. Para criar um novo emulador redimensionável, use o Gerenciador de dispositivos do Android Studio para criar um novo dispositivo virtual e selecione a definição Resizable device com a imagem do sistema do Android 12L (Sv2).
Android Emulator redimensionável
Mudanças no Google Play para telas grandes
Para que as pessoas possam encontrar com mais facilidade as melhores experiências em apps para seus tablets, dispositivos dobráveis e dispositivos com o ChromeOS, estamos fazendo mudanças no Google Play para realçar os apps otimizados para esses dispositivos.
Estamos adicionando novas verificações para avaliar a qualidade de cada app em relação a nossas diretrizes para a qualidade de apps em telas grandes a fim de garantir a melhor exibição possível de apps nesses dispositivos. Para os apps não otimizados para telas grandes, começaremos a fornecer um aviso aos usuários de dispositivos com telas grandes na página de listagem do app na Play Store.
Também introduziremos classificações específicas para apps para telas grandes, segundo anunciado anteriormente este ano , para que os usuários possam classificar o funcionamento do app em seus dispositivos com telas grandes. Essas mudanças serão implementadas no próximo ano, por isso estamos enviando esta notificação antecipada, para que você prepare seus apps!
Além disso, não deixe de conferir nossa postagem que destaca a evolução de nosso modelo de negócios para atender às necessidades dos desenvolvedores no Google Play.
Saiba mais!
Nós estamos aqui para ajudar você a começar a criar para telas grandes e dispositivos dobráveis, seja usando as Views ou o Compose! Estamos lançando orientações novas e atualizadas para dar suporte a diferentes tamanhos de tela tanto em apps novos quanto em apps já existentes, implementar a navegação para as Views e o Compose, tirar proveito dos dispositivos dobráveis e muito mais. Veja todas elas na seção de guias para telas grandes para o suporte às Views ou na seção de guias do Compose.
O código é sempre o mais importante. Atualizamos as seguintes amostras para dar suporte às IUs responsivas:
Para adquirir um pouco de prática, confira nosso codelab atualizado Oferecer compatibilidade com dispositivos dobráveis e de duas telas usando a biblioteca Jetpack WindowManager .
Um comentário :
The surge in Android activations on large-screen devices, encompassing tablets, foldables, and ChromeOS devices, underscores the growing prominence of these platforms. With over a quarter of a billion such devices in operation, the past year witnessed a substantial 20% YoY rise, translating to nearly 100 million new Android activations on tablets alone. This trend reflects the evolving landscape of digital consumption and productivity on expansive screens. As users explore the capabilities of these devices, it's crucial to leverage the latest Android APIs and tools tailored for big screens, ensuring optimal user experiences. For those navigating the realm of content consumption, like visiting pikashow old version on iOS, staying abreast of these developments ensures seamless engagement and accessibility on diverse platforms.
Postar um comentário