Desde que anunciamos o suporte ao Kotlin em 2017, recebemos muitas perguntas sobre o Kotlin no Android: vocês queriam saber se já é hora de aprender a utilizar a linguagem e de introduzi-la nos apps, qual é o melhor curso ou tutorial para aprender a usar o Kotlin, se a Google está usando essa linguagem internamente e quais são nossos planos para a linguagem de programação Java. Nesta postagem, vou responder a algumas dessas perguntas.
As perguntas que recebemos com mais frequência estão na mesma linha:
Resposta curta:
Sim! Comece a aprender e a usar o Kotlin!
Resposta longa:
Em 2017, anunciamos o suporte ao Kotlin no Google I/O. Foi então que começamos a dar os primeiros passos para garantir que nossas APIs, nossos documentos e nossas amostras fossem compatíveis com o Kotlin. Em 2019, o Android passou a usar o Kotlin como prioridade, então, começamos a depender ainda mais dos recursos do Kotlin. Como um exemplo, as corrotinas se tornaram nossa solução recomendada para a execução do trabalho assíncrono. Veja o que mais fizemos:
Começamos adicionando o suporte de primeira classe às corrotinas do Kotlin a várias de nossas APIs do Android Jetpack, como Room, LiveData, ViewModel e WorkManager, transformando a forma como executamos as operações assíncronas no Android. O SDK do Firebase para Android e muitas bibliotecas do Jetpack têm bibliotecas de extensão do Kotlin (KTX) para facilitar o uso delas com o Kotlin.
Agora, muitas de nossas bibliotecas, como Paging 3.0 e DataStore, são criadas inicialmente com o Kotlin. O Jetpack Compose, nosso novo kit de ferramentas de IU declarativo e não empacotado, foi escrito do zero em Kotlin.
A alta produtividade no desenvolvimento é resultado de um ótimo conjunto de ferramentas. Por isso, temos feito muitas melhorias no Kotlin na parte do conjunto de ferramentas de compilação, incluindo aprimoramentos do compilador JVM do Kotlin, otimizações R8 específicas ao Kotlin e até mesmo o desenvolvimento de novas ferramentas, como o processamento de símbolos do Kotlin. Adicionamos modelos dinâmicos do Android Kotlin integrados, que permitem usar abreviações para adicionar compilações comuns do Android a apps Kotlin. Ao mesmo tempo, novas verificações Lint específicas ao Kotlin ajudam a tornar o código do Kotlin mais idiomático. Isso é especialmente útil durante a transição da linguagem de programação Java para o Kotlin.
No Google, também estamos usando o Kotlin. Mais de 60 de nossos apps (como Google Home, Drive, Maps e outros) já adicionaram o Kotlin às suas bases de código. Nossa grande base de código interna conta com mais de dois milhões de linhas de código Kotlin.
Recebemos essa pergunta com frequência, mas a resposta é que isso depende do desenvolvedor. Se você estiver satisfeito com a base do código e o conjunto de tecnologias atuais, tiver o conhecimento adequado para usar a solução para gerenciar tarefas assíncronas e tiver uma forma eficiente de detectar erros, talvez a migração não seja a solução para você.
Se você gostar do que viu no Kotlin ao experimentá-lo, ou ao aprender a linguagem por meio de alguns dos cursos mencionados abaixo, e também quiser se beneficiar das mais recentes APIs do Jetpack, cogite a adição do Kotlin a seus apps. Uma das vantagens do Kotlin é sua ótima interoperabilidade com a linguagem de programação Java. Você pode dar pequenos passos, um de cada vez, em sua adoção — talvez, primeiro experimentando-o em testes e, depois, em novos recursos. E, mais tarde, pode tentar converter uma parte do código mais antigo durante os retoques.
Para dar seus primeiros passos na migração para o Kotlin idiomático, confira nosso codelab Converting to Kotlin.
Adicionamos o suporte ao Kotlin além do Java porque os dois são compilados para o mesmo bytecode e podem conviver lado a lado. Adoramos o Kotlin pela forma expressiva e mais segura de escrever o código. Continuamos mantendo e evoluindo nosso suporte ao Java. Por exemplo, no Android 11, adicionamos o suporte a várias APIs de versões mais recentes do OpenJDK, até a versão 13, e o Android Studio permite até mesmo usar algumas dessas APIs em todos os dispositivos Android, independentemente da versão do SO. Leia mais sobre o suporte a APIs mais recentes da linguagem aqui.
Adotar uma nova linguagem não é uma tarefa simples, mas estamos tentando facilitar o processo o máximo possível:
Desde que adicionamos oficialmente o suporte ao Kotlin, três anos atrás, temos aprimorado o suporte a essa incrível linguagem e seu ecossistema. Juntamente com a JetBrains, formamos uma base para o Kotlin a fim de garantir que a linguagem amadureça bem, por exemplo, com um processo cuidadoso para impedir as alterações interruptivas. Nossas contribuições se estendem para além disso: o Google tem uma equipe de engenheiros que contribuem para o compilador do Kotlin em tempo integral, as APIs do Jetpack que estamos criando não apenas dão suporte ao Kotlin, mas são criadas inicialmente com essa linguagem de programação, e estamos comprometidos em fazer do uso do Kotlin no Android uma experiência perfeita.
Java é marca registrada da Oracle e/ou de suas afiliadas.
Top Construction Companies in the USAChain SurveyingWhat is a Short ColumnWhat Is a Dead LoadSalt Finish Concreteisometric projectionshoringmodulus raptureparapet wallmat foundation
Postar um comentário
Um comentário :
Top Construction Companies in the USA
Chain Surveying
What is a Short Column
What Is a Dead Load
Salt Finish Concrete
isometric projection
shoring
modulus rapture
parapet wall
mat foundation
Postar um comentário