Este é o Now in Android, seu guia atualizado de novidades e fatos importantes do mundo de desenvolvimento do Android.
Você se lembra que não tínhamos muitas novidades da última vez? Esta é a resposta: estávamos aguardando para lançar uma avalanche de ótimos conteúdos para desenvolvedores que foram publicados nas últimas semanas. Por isso, prepare-se para um episódio um pouco longo…
Tivemos que mudar o plano original do evento de "lançamento" do Android 11 para uma versão mais silenciosa. Nossa decisão foi simplesmente disponibilizar a versão Beta, com vários vídeos que abrangem os detalhes de diferentes recursos do Android 11, além de ferramentas relacionadas e bibliotecas não empacotadas.
Para saber mais sobre esta versão e aproveitar ao máximo todos os novos recursos do Android 11 (assim como nossas ferramentas e bibliotecas não empacotadas), consulte o blog que exibe uma visão geral da plataforma, faça o download da versão Beta e assista à playlist de vídeos do Android 11. Sente-se, relaxe e conheça todos os novos recursos para desenvolvedores do Android 11, além das novidades em ferramentas como Android Studio, Jetpack Compose, Hilt, Paging, sistema de IU, Play Console e muito mais.
Como só 14 vídeos não são suficientes para cobrir todos os detalhes dos nossos recursos para desenvolvedores, lançamos uma nova série de conteúdo chamada 11 semanas de Android. A cada semana, apresentaremos um novo conteúdo sobre áreas específicas, como IU, Jetpack e linguagens.
Confira o blog e veja todos os detalhes da semana passada, com links para vídeos, artigos e muito mais.
11 semanas de Android: pessoas e identidade
Esta semana ainda não terminou, e temos codelabs, screencasts e informações sobre os vencedores do Android Developer Challenge. Acesse o Android Developers (#11WeeksOfAndroid) no Twitter para acompanhar o conteúdo publicado e confira o blog do Android Developers no final da semana para ver um resumo e todos os links.
Com a atual pausa nos eventos presenciais, tem sido ótimo ver a comunidade de desenvolvedores realmente motivada para realizar eventos on-line, com transmissão da apresentação de palestrantes e sessões de perguntas e respostas ao vivo. Com o objetivo de ajudar nesses esforços e oferecer mais informações sobre o Android 11 a todos que precisam, trabalhamos com os Google Developer Groups (GDG) para criar uma série de eventos específicos sobre o Android 11 e conteúdos relacionados.
Esses eventos já começaram e estão programados para ocorrer ao longo do trimestre. Participei comMurat Yener e Yigit Boyar do primeiro deles em Istambul e conversei com Romain Guy, Murat e Yigit no BlrDroid em Bangalore no último final de semana. Os eventos acontecem ao redor do mundo o tempo todo. Somente nesta semana, participarei de eventos em Berlim, Jacarta, Londres e Kolachi.
Nunca viajei para tão longe em tão pouco tempo e sem sofrer com o jet lag. Uma pena que isso não acumula milhas!
Confira o site de encontros do Android 11 para achar um evento perto de você.
Lançamos várias bibliotecas AndroidX nas últimas duas semanas (como de costume). Não vou mencionar todas, já que a maioria delas são versões intermediárias nos canais Alfa, Beta e RC. Porém, conheça algumas das exceções notáveis.
Já tínhamos uma verdadeira infinidade de bibliotecas sendo lançadas na primeira versão Alfa. Confira estes lançamentos para ver algumas das novas funcionalidades ativadas no AndroidX.
Hilt: esta é a primeira versão da nova biblioteca Hilt para injeção de dependências no Android. Com base no Dagger, essa é a maneira recomendada de fazer a injeção de dependências na plataforma.
Observe que, embora a versão do AndroidX seja 1.0.0-Alfa01, a biblioteca tem origem em uma versão interna do Google já fornecida com o Dagger. Por isso, recomendamos o uso desse recurso caso funcione para você. Com a novidade na versão Alfa, é esperado que as APIs mudem um pouco antes de chegarem à faixa Beta com base no seu feedback. Então, use o recurso como você achar melhor.
Além disso, confira o artigo sobre a Hilt e o código do aplicativo IOSched (veja mais abaixo), que agora usa a biblioteca.
Paging 3.0.0: esta é a primeira versão da biblioteca Paging, que foi totalmente reprojetada. O recurso foi reescrito no Kotlin para aproveitar as corrotinas e o Flow, embora também ofereça suporte para as primitivas RxJava e Guava ListenableFuture, caso você prefira essas outras abordagens. A Paging, que simplifica e otimiza o gerenciamento do carregamento de dados para o RecyclerView, é uma atualização assíncrona. Isso significa que essas alterações devem tornar o uso da biblioteca muito mais eficaz e elegante.
Startup 1.0.0: a biblioteca Startup foi criada para ajudar a acelerar o lançamento de aplicativos. Para isso, ela simplifica e coleta tarefas, como agrupar o uso de um único ContentProvider, em vez de usar a abordagem tradicional que gera diversos ContentProviders diferentes (cada um deles com uma sobrecarga significativa de inicialização).
Room 2.3.0: esta versão da Room aborda principalmente correções de bugs, mas também inclui suporte para a nova biblioteca Paging 3 (veja acima).
Benchmarking 1.1.0: esta biblioteca facilita o teste de desempenho do seu código. Para saber mais, ouça o episódio #121 do podcast do ADB que gravamos com a equipe. Nesta versão mais recente, você pode usar métricas de alocação, fazer a integração com a ferramenta de criador de perfil do Android Studio, acessar uma configuração simplificada e (é claro) corrigir bugs.
Core 1.5.0: esta versão é sincronizada com novas APIs no Android 11, incluindo ShortcutInfo, Notifications e muito mais.
Security Crypto 1.1.0: entre outras mudanças, esta biblioteca agora oferece suporte a versões mais antigas, até a API de nível 21 (Android Lollipop).
Além disso, a biblioteca a seguir acabou de alcançar a faixa estável. Por isso, se esse era o marco que você estava esperando, sua chance chegou:
Fragment 1.2.5: esta versão de correção de bugs ficou estável, com retrocompatibilidade de algumas das correções adicionadas à futura versão 1.3.0.
Todos os anos, a equipe avança no desenvolvimento do aplicativo IOSched para eventos como o Google I/O e o Android Developer Summit. Os principais objetivos são fornecer um aplicativo de agendamento para os participantes da conferência e oferecer um ambiente aprimorado de aplicativos reais. Fazemos isso para adicionar os recursos mais recentes e as práticas recomendadas de desenvolvimento e compartilhar com a comunidade.
Este ano, com o cancelamento do Google I/O, apenas o último objetivo será atendido. Porém, seguimos trabalhando e terminamos recentemente os últimos ajustes no aplicativo. Adicionamos itens como o suporte às corrotinas do Kotlin e o uso de algumas das novas bibliotecas AndroidX, como Benchmarking, ViewPager2 e Hilt. Além disso, acabamos de publicar o código no GitHubH.
Manuel Vivo postou um artigo sobre a nova biblioteca Hilt para injeção de dependências no Android. Consulte a seção sobre o AndroidX acima para ver mais informações sobre o recurso ou continue a leitura deste artigo.
Injeção de dependências no Android com a Hilt
Florina Muntenescu postou este artigo, que é uma versão estendida do vídeo de Yigit Boyar, publicado como parte da playlist do Android 11. O artigo compartilha uma visão geral das bibliotecas recentes, incluindo Hilt, Paging 3, Autofill e SeekableAnimatedVectorDrawable, usando o inspetor de banco de dados no Android Studio para depurar aplicativos da Room, WindowManager e MotionLayout. O artigo também aborda os novos recursos nas bibliotecas existentes, como... Ah, talvez seja bem mais fácil ler o artigo para saber tudo em primeira mão:
Novidades no Jetpack
David Herman postou um artigo com ótimas dicas de depuração, que coletou com a equipe do Android Studio:
Depuração no Android Studio
Aprendi muito com esse texto, incluindo os seguintes pontos:
Se você preferir, também há uma versão em vídeo dessas informações. O artigo é baseado em uma apresentação do Android Developer Summit de outubro de 2019:
Yi Yang publicou este artigo sobre melhorias recentes na ferramenta System Trace no Android Studio.
Novidades da System Trace do Android Studio
O System Trace é a versão do Android Studio da ferramenta systrace, usada internamente há anos para analisar problemas difíceis de desempenho. O Systrace permite que você veja informações detalhadas sobre todos os threads do seu aplicativo, bem como dados sobre o que acontece no sistema em geral. Com o trace do sistema, você pode ver tudo isso diretamente no ambiente de desenvolvimento integrado.
O System Trace foi criado para permitir uma IU mais limpa para o systrace, além de facilitar a captura e a visualização dos resultados. Uma diferença significativa entre essas duas versões é que a saída do systrace é vista no navegador, enquanto o System Trace é integrado ao Android Studio. O System Trace (a versão do Studio) inclui somente dados sobre o aplicativo que você está depurando, e não outros processos em execução no sistema. Apesar disso, definimos uma exceção importante para algumas informações adicionais do processo do SurfaceFlinger, já que ele funciona de perto com o canal de renderização do aplicativo e pode ser útil na análise de problemas de desempenho. O System Trace também usa o Perfetto internamente em APIs de nível 28 ou acima para aproveitar a nossa mais recente tecnologia de instrumentação.
Murat Yener postou uma versão em vídeo do artigo Reificação de apagamentos, que foi abordado por mim no Now in Android #19:
O Jetpack tem uma nova página de destino, com informações gerais sobre a ferramenta, bem como alguns dos mais recentes desenvolvimentos neste enorme conjunto de bibliotecas.
Falamos sobre o desenvolvimento moderno do Android algumas vezes nos últimos anos. Porém, achamos que era hora de definir mais concretamente o que queremos dizer com essa frase. Alerta de spoiler: é um subconjunto de APIs, ferramentas, idiomas e mecanismos de distribuição que acreditamos que todos os desenvolvedores devem adotar para criar os melhores aplicativos Android. A nova página de destino abrange mais detalhes, com links úteis para ajudar você a dar os primeiros passos ou usar ainda mais esses recursos no processo de desenvolvimento.
Desde o último Now no Android, publicamos outro episódio do Android Developers Backstage. Confira nos links abaixo ou acesse seu cliente de podcast favorito:
Nesta sessão, Tor Norbye e eu conversamos com Hoi Lam e Matej Pfajfar sobre aprendizado de máquina no Android. Assista para saber mais sobre ML Kit, TensorFlow Lite, aprendizado por transferência, aprendizado unificado, vinculação de modelo de aprendizado de máquina, API Android Neural Networks e muito mais!
Episódio 142: aprendizado de máquina
Neste episódio Tor Norbye, Romain Guy e eu conversamos com Julia Reynolds e Stefan Franks, da equipe de IU do sistema, para falar sobre conversação, o novo recurso orientado para pessoas no Android 11. As notificações de conversa agora aparecem em um espaço dedicado na parte superior da aba de notificações. Essa novidade funciona com o recurso Balões, que também foi tema recente do Episódio 140: Balões.
Episódio 141: Bate-papo sobre conversação
Isso é tudo, por enquanto. Leia mais e faça o download da versão Beta do Android 11, depois assista a todas as apresentações em vídeo sobre o desenvolvimento dos recursos mais recentes da plataforma. Confira o site 11 semanas de Android, incluindo o novo conteúdo das semanas 1 (pessoas e identidade) e 2 (aprendizado de máquina). Participe de um dos muitos encontros do Android 11 que acontecem ao redor do mundo. Faça o download e teste as novíssimas bibliotecas AndroidX, como Hilt e Paging 3. Confira o código-fonte de exemplo do aplicativo IOSched. Veja os novos artigos e vídeos sobre Hilt, Jetpack, depuração no Android Studio, System Trace e reificação do Kotlin. Conheça as novas páginas de destino do Jetpack e saiba mais sobre o desenvolvimento moderno no Android. Ouça um podcast sobre conversação. Em breve, voltaremos com a próxima atualização do universo dos desenvolvedores Android.
Postar um comentário
Nenhum comentário :
Postar um comentário