Android Studio 4.0

Recentemente, o Android Studio 4.0 foi lançado em um canal estável. Se você estava esperando para a ferramenta sair da versão Beta, o momento finalmente chegou.

Já falei sobre esse lançamento nos episódios anteriores do Now in Android, mas confira aqui alguns dos destaques que você pode esperar:

Motion Editor

O Motion Editor simplifica a criação de animações avançadas e flexíveis da IU

A MotionLayout é uma API (uma subclasse de ConstraintLayout) que pode ser usada para criar animações poderosas na sua IU. Com esse recurso, você pode criar estados antes/depois e definir animações flexíveis, incluindo a integração com interações do usuário, que permite “deslizar” entre esses estados. Pense na MotionLayout como transições aprimoradas, com mais poder e flexibilidade.

No entanto, a API MotionLayout foi projetada para o uso com uma ferramenta visual. Criar essas animações em arquivos XML é tedioso, e não é para os fracos nem para quem tem medo de digitar. Por isso, confira a versão 4.0 e aproveite a experiência real da MotionLayout, com a ferramenta Motion Editor.

Layout Inspector

O Layout Inspector tem uma nova visualização da hierarquia de contenção em 3D

A ferramenta Layout Inspector foi totalmente reescrita para oferecer novos recursos eficazes, como clicar nos valores das propriedades para descobrir onde e como eles estão sendo atribuídos. Além disso, você pode ver sua IU em 3D para visualizar a hierarquia de contenção. Agora, também é possível ver as atualizações da sua IU na ferramenta conforme o aplicativo muda no dispositivo.

Build Analyzer

O Build Analyzer ajuda a detectar problemas de desempenho da compilação

Com o Build Analyzer, você pode identificar problemas na sua compilação para facilitar a correção de erros e acelerar seu cronograma de desenvolvimento.

Existem muitos outros recursos nesse lançamento. Leia mais sobre as ferramentas da versão 4.0 na postagem do blog de Adarsh Fernando:

Android Studio 4.0

Além disso, assista a este vídeo de Yacine Rezgui com uma visão geral sobre a versão 4.0:

Artigos e vídeos

Murat Yener publicou um artigo na série “Vocabulário do Kotlin” sobre o processo de reificação:

Reificação de apagamentos

Os parâmetros genéricos permitem a segurança dos tipos da compilação para APIs e estruturas que não oferecem essa proteção, mas não conseguem recuperá-los no tempo de execução. Essa situação é resultado do apagamento de tipos. O tipo informa a etapa de compilação para garantir que você não esteja passando um valor inteiro para um ArrayList do tipo String, por exemplo. Porém, ele não é mantido no código de bytes, permitindo que seja compatível com APIs que não possuem tipos.

O Kotlin oferece uma solução alternativa com o uso da palavra-chave reificada, junto a funções em linha. Se você declarar uma função como reificada e em linha, o compilador do Kotlin adicionará o código de bytes necessário internamente para que as informações do tipo estejam disponíveis no tempo de execução.

Murat também postou um vídeo na série Vocabulário do Kotlin sobre Object, que acompanha o artigo O primeiro e único Object, publicado há algumas semanas e anunciado no Now in Android #17.

Exemplo de código

A amostra do recurso de balões foi atualizada para refletir as alterações e melhorias na API de balões no Android 11.

Episódios do podcast do ADB

Desde o último Now no Android, publicamos outro episódio do Android Developers Backstage. Confira nos links abaixo ou acesse seu cliente de podcast favorito:

ADB 140: balões

Confira minha conversa com Tor Norbye, Romain Guy, Mady Melor e Artur Tsurkan, da equipe de IU do sistema, sobre os recursos de balões no Android 11. Originalmente introduzido no Android 10 como uma opção de desenvolvedor, esse recurso permite que os usuários acessem conversas no aplicativo em toda IU do Android.

Veja também a amostra do recurso de balões (mencionada acima), que foi atualizada para o Android 11.

Episódio 140: balões

E agora...

Isso é tudo, por enquanto. Confira as atualizações sobre os planos de lançamento da versão do Beta do Android. Faça o download do Android Studio 4.0. Leia o blog e assista ao vídeo sobre os recursos da versão 4.0. Saiba mais sobre a reificação do Kotlin e a palavra-chave Object. Explore a amostra do recurso de balões atualizada. Ouça os episódios mais recentes do podcast do ADB. Em breve, voltaremos com a próxima atualização do universo dos desenvolvedores Android.