Postado por Sai Deep Tetali, engenheiro de software do Google Play Protect
Na Google I/O 2017, apresentamos o Google Play Protect , nosso amplo conjunto de serviços de segurança para o Android. Embora o nome seja novo, os recursos que compõem o Play Protect protegem os usuários Android há anos.
O conjunto de proteções contra ameaças em dispositivos móveis do Google Play Protect já é parte dos mais de 2 bilhões de dispositivos Android que existem, atuando automaticamente em segundo plano. Atualizamos essas proteções constantemente para você não precisar pensar em segurança: ela simplesmente acontece. Nossas proteções ficaram ainda mais inteligentes e eficazes com a adição de elementos de aprendizado de máquina.
Segurança em escala
O Google Play Protect oferece proteção pontual contra aplicativos potencialmente prejudiciais (PHAs), mas as proteções do Google aparecem antes.
Antes de serem publicados no Google Play, todos os aplicativos são rigorosamente analisados pelos nossos sistemas de segurança e especialistas em segurança do Android. Graças a esse processo, os dispositivos Android que baixam aplicativos do Google Play têm 9 vezes menos chance de baixar um PHA do que os dispositivos que baixam de outros locais.
Após a instalação de um aplicativo, o Google Play Protect continua na sua missão de manter o dispositivo protegido e, por isso, analisa-o regularmente para garantir que todos os aplicativos estejam se comportando da maneira esperada. Se encontrar um aplicativo com comportamento inadequado, o Google Play Protect notifica você ou simplesmente remove o aplicativo prejudicial para manter a segurança do dispositivo.
Nossos sistemas analisam mais de 50 bilhões de aplicativos todos os dias. Para continuar evoluindo a segurança, analisamos novos riscos de diversas formas, por exemplo, identificando caminhos de código específicos que indicam comportamento indevido, examinando padrões de comportamento para correlacionar com aplicativos prejudiciais e avaliando possíveis PHAs com nossos especialistas em segurança.
Em 2016, adicionamos o aprendizado de máquina como um novo mecanismo de detecção e logo ele se tornou parte fundamental dos nossos sistemas e ferramentas.
Treinando as máquinas
Na visão mais básica, o aprendizado de máquina nada mais é do que treinar um algoritmo de computador para reconhecer um comportamento. Para treinar o algoritmo, damos a ele centenas de milhares de exemplos do tal comportamento.
No caso do Google Play Protect, estamos desenvolvendo algoritmos que conseguem distinguir os aplicativos "potencialmente prejudiciais" e os "seguros". Para aprender sobre os PHAs, os algoritmos de aprendizado de máquina analisam todo o nosso catálogo de aplicativos. Depois, eles examinam centenas de sinais combinados com dados anonimizados para comparar o comportamento do aplicativo em todo o ecossistema Android e encontrar PHAs. A busca é por comportamentos comuns aos PHAs, como os aplicativos que tentam interagir com outros no dispositivo, acessam ou compartilham dados pessoais, baixam algo sem o conhecimento do usuário, conectam-se a sites de phishing ou contornam recursos de segurança padrão.
Quando encontramos aplicativos que mostram comportamento malicioso parecido, agrupamos todos eles em classes. Visualizar essas classes de PHA nos ajuda a descobrir aplicativos que têm similaridades com aplicativos prejudiciais conhecidos, mas que ainda não tínhamos detectado.
Depois que identificamos um novo PHA, confirmamos nossas descobertas com avaliações de especialistas em segurança. Se o aplicativo em questão for um PHA, o Google Play Protect entra em ação no aplicativo e, depois disso, inserimos as informações sobre esse PHA nos algoritmos para ajudar a encontrar mais PHAs.
Investindo pesado em segurança
Até hoje, nossos sistemas de aprendizado de máquina conseguiram detectar com sucesso 60,3% dos malwares identificados pelo Google Play Protect em 2017.
Em 2018, estamos empregando uma enormidade de poder computacional e talento para criar, manter e melhorar esses algoritmos. Usamos inteligência artificial e os grandes pesquisadores e engenheiros do Google o tempo todo para descobrir novas formas de manter os dispositivos Android seguros e protegidos. Além da nossa talentosa equipe, trabalhamos com os melhores especialistas e pesquisadores em segurança do mundo. Esses pesquisadores contribuem ainda mais com dados e ideias para manter o Google Play Protect no ápice da segurança móvel.
Se quiser conferir o Google Play Protect, abra o aplicativo do Google Play e toque em Play Protect no painel à esquerda.
Agradecimentos: este trabalho foi desenvolvido em colaboração com as equipes do Google Play Protect, Safe Browing e Play Abuse e contou com a contribuição de Andrew Ahn, Hrishikesh Aradhye, Daniel Bali, Hongji Bao, Yajie Hu, Arthur Kaiser, Elena Kovakina, Salvador Mandujano, Melinda Miller, Rahul Mishra, Damien Octeau, Sebastian Porst, Chuangang Ren, Monirul Sharif, Sri Somanchi, Sai Deep Tetali, Zhikun Wang e Mo Yu.
2 comentários :
I advise you to read this info if you want to know How to Track a Lost Phone. It means a lot these days
Thank you for sharing this article. I can learn a lot and could also be a reference. I am happy to find your website and can join to comment. Thank you so much for sharing. With Regards.
Postar um comentário