Postado por Sameer Samat, vice-presidente de gerenciamento de produtos

Os apps para dispositivos móveis transformaram as nossas vidas. Eles nos informam e entretêm, nos mantêm conectados uns aos outros e criaram novas oportunidades para bilhões de pessoas em todo o mundo. Temos muito orgulho do papel desempenhado pelo Google Play nessa transformação global ocorrida nos últimos 10 anos.

Não estaríamos aqui se não fosse pelas sólidas parcerias com nossos estimados desenvolvedores e pelo feedback deles para continuarmos evoluindo. Com base no feedback dos parceiros e em resposta à concorrência, por exemplo, nosso modelo de preços evoluiu para contribuir com o sucesso de todos os desenvolvedores em nossa plataforma. Hoje, 99% dos desenvolvedores se qualificam para uma taxa de serviço de 15% ou menos.

Recentemente, surgiu uma discussão relacionada à opção de faturamento dentro de app stores. Aplaudimos essa discussão e, hoje, queremos compartilhar um programa piloto incrível no qual estamos trabalhando em parceria com os desenvolvedores do Play.


User Choice Billing

Quando os usuários escolhem o Google Play, fazem isso porque contam conosco para entregar uma experiência segura, incluindo sistemas de pagamento no aplicativo que protegem as informações financeiras e os dados dos usuários. Foi por isso que criamos o sistema de faturamento do Google Play segundo os mais altos padrões de privacidade e segurança, para que os usuários possam ter a segurança de que seus dados confidenciais de pagamento não correrão riscos quando eles fizerem compras no aplicativo.

Acreditamos que os usuários devem continuar tendo a opção de usar o sistema de faturamento do Play ao instalarem um app usando o Google Play. Também achamos que é fundamental que os sistemas de faturamento alternativos sigam padrões de segurança igualmente altos para proteger os dados pessoais e as informações financeiras confidenciais dos usuários.

Em continuidade a nosso recente lançamento, que habilita um sistema de faturamento adicional juntamente com o faturamento do Play para usuários na Coreia do Sul, e em linha com os nossos princípios, anunciamos que exploraremos o User Choice Billing em outros países.

Esse piloto permitirá que um pequeno número de desenvolvedores participantes ofereça uma opção adicional de faturamento além do sistema de faturamento do Google Play. Ele foi projetado para nos ajudar a explorar formas de oferecer essa opção aos usuários e continuar mantendo nossa capacidade de investir no ecossistema. Esse é um marco importante, e o primeiro do tipo em todas as grandes app stores, seja para dispositivos móveis, computadores ou consoles de jogos.


Parceria com o Spotify

Teremos parcerias com desenvolvedores para explorar diferentes implementações do User Choice Billing, começando com o Spotify. Por ser um dos maiores desenvolvedores com assinatura do mundo, com presença global e integrações a uma ampla gama de formatos de dispositivos, era muito natural que esse fosse nosso primeiro parceiro no projeto. Juntos, trabalharemos para inovar a forma como os consumidores fazem compras no aplicativo, para entregar experiências envolventes em vários dispositivos e para trazer mais consumidores para a Plataforma Android.

O Spotify introduzirá o sistema de faturamento do Google Play juntamente com seu próprio sistema, e a perspectiva da empresa como nosso primeiro parceiro será extremamente valiosa. Esse piloto nos ajudará a entender melhor se, e como, o User Choice Billing funciona para os usuários em diferentes países e para desenvolvedores de diferentes portes e categorias.

Alex Norström, diretor do negócio Freemium, comentou: “Há vários anos, o Spotify está em uma jornada para assegurar que os desenvolvedores de apps tenham a liberdade de inovar e concorrer em igualdade de condições. Estamos muito empolgados com a parceria com o Google para explorar essa abordagem às opções de pagamento e oportunidades para desenvolvedores, usuários e todo o ecossistema da Internet. Esperamos que esse trabalho conjunto indique um caminho que possa beneficiar todo o setor.”

Entendemos que esse processo levará tempo e exigirá uma colaboração direta com nossa comunidade de desenvolvedores, mas estamos muito otimistas com esse primeiro passo e planejamos trazer mais notícias nos próximos meses.