Postado por Manuel Vicente Vivo, Developer Relations Engineer, @manuelvicnt
À medida que o tamanho dos apps Android aumenta, é importante projetar o código com uma arquitetura implementada para permitir que o app seja dimensionado, que sua qualidade e robustez aumentem e que ele fique mais fácil de testar.
A arquitetura de um app define os limites entre as partes do app e as responsabilidades de cada parte. Isso favorece o princípio de separação de conceitos que habilita os benefícios mencionados acima.
Em resposta à demanda da comunidade por orientações atualizadas sobre arquitetura de apps, estamos lançando um guia para a arquitetura do app reformulado. Isso inclui arquitetura e práticas recomendadas para a criação de apps robustos e de alta qualidade. O guia traz também uma página para cada camada de arquitetura recomendada: camadas de IU, domínio e dados. Nessas páginas, você encontrará informações detalhadas sobre temas mais complexos, por exemplo, como lidar com eventos de IU.
Cada app Android deve ter pelo menos duas camadas:
Você pode adicionar uma camada extra conhecida como camada de domínio para simplificar e reutilizar as interações entre as camadas de IU e de dados.
Diagrama geral de uma arquitetura de app típica. A camada de IU obtém os dados do app da camada de domínio opcional ou da camada de dados que expõe os dados do app.
Criamos um programa de aprendizado para ajudar você a consumir esse conteúdo na ordem certa e de forma rastreável. Não perca a chance de aprender tudo isso e obter um emblema como reconhecimento!
Se você for um iniciante, deverá começar compreendendo os benefícios de ter uma arquitetura de app e, depois, seguir estas recomendações como uma primeira abordagem do tema. Desenvolvedores intermediários e avançados podem seguir estas recomendações e personalizá-las de acordo com as próprias necessidades. Na verdade, nossa pesquisa sugere que a maioria dos desenvolvedores profissionais já usa essas práticas recomendadas.
Talvez você esteja se perguntando se deve atualizar sua arquitetura existente para seguir essa recomendação, e a resposta é não… ou, na verdade… a decisão é sua. Se a sua arquitetura atual funcionar para sua equipe, você deve mantê-la. Mas você talvez encontre padrões em nossos guias dos quais pode se beneficiar e que podem ser incorporados a seus apps.
Esse é o primeiro lote de documentos que serão lançados. Outros chegarão ainda em 2022. Ajude-nos a melhorar as orientações! Se você tiver um feedback sobre as recomendações atuais ou se quiser ver outros temas relacionados a arquitetura incluídos nelas, fale conosco usando nosso Issue Tracker de documentos.
Postar um comentário
Nenhum comentário :
Postar um comentário