Postado por Amanda Alexander, gerente de produtos, Android
É com grande alegria que anunciamos que o Android Studio Arctic Fox já está disponível para download no canal de lançamento estável. Essa recente versão dá vida ao Jetpack Compose 1.0, o novo kit de ferramentas do Android para a criação de IUs nativas. A versão se concentra também nos dispositivos, incluindo Wear OS, e ajuda na produtividade do desenvolvedor com recursos como um novo gerenciador de tarefas em segundo plano. Utilizamos o seu feedback para criar este pacote de novos recursos do Android Studio, que dará mais poder à comunidade de desenvolvedores para criar apps modernos de alta qualidade para todos os dispositivos com mais rapidez!
Observação: como anunciamos no ano passado, ajustamos nossa numeração de versões do Android Studio para usar o mesmo ano e versão do IntelliJ IDEA, no qual é baseado o Android Studio, além do nosso próprio número de patch. Utilizaremos codinomes (em ordem alfabética); o primeiro é o Arctic Fox e o próximo será o Bumblebee (atualmente na versão Canário).O Android Studio Arctic Fox (2020.3.1) atualiza o Android Studio para a versão 2020.3 da plataforma IntelliJ, que adiciona vários recursos novos, incluindo dicas interativas do depurador, atualizações do VCS e muitas novas melhorias do editor de código para acelerar os fluxos de trabalho. Saiba mais.
Para dar suporte ao design rápido de IUs modernas, adicionamos outros recursos ao Jetpack Compose. A Visualização do Compose permite criar visualizações de vários componentes de IU do Compose para ver instantaneamente o impacto das mudanças em todas as dimensões (como temas, tamanhos de tela e fonte e muito mais). O recurso Implantação de visualização no dispositivo permite a implantação de snippets do código do Compose diretamente em um dispositivo ou emulador para testar rapidamente pequenas partes do código. Se você quiser se aprofundar nos layouts, adicionamos o suporte ao Compose ao Layout Inspector para ajudar você a entender como são renderizados os layouts. Além disso, adicionamos a edição de literais em tempo real para que você possa ver instantaneamente as mudanças de código do Compose em visualizações, e ao executar o app em um emulador ou dispositivo físico, sem a necessidade de compilação.
Para melhorar o suporte a dispositivos, criamos um novo assistente de pareamento do Wear OS, a fim de simplificar o pareamento de emuladores do Wear OS com telefones físicos ou virtuais. Para usar a versão mais recente do Wear OS, agora você pode acessar a visualização do desenvolvedor da imagem do sistema do Wear OS 3. Ao executar o emulador do Wear OS, você também tem suporte adicional à API Heart Rate Sensor. Para os apps segmentados para Google TV, adicionamos os mais novos recursos de Controle remoto do Google TV e atualizamos as imagens do sistema do Google TV de forma a refletir o design de IU mais recente. Além disso, finalizamos o fluxo de trabalho de desenvolvimento e testes do Automotive OS, permitindo que o emulador use dados dos sensores do carro para simular casos de uso de condução. Para os apps segmentados para tablets, atualizamos todos os modelos para dar suporte diretamente ao modo paisagem. Incluímos novos recursos para ajudar você a continuar inovando e criando apps incríveis, seja para dispositivos com tela grande ou pequena.
Por fim, em um esforço para aumentar a produtividade do desenvolvedor, adicionamos recursos para que você possa trabalhar de forma mais eficiente. Por exemplo, adicionamos verificações Lint ao Android 12 para fornecer orientação na criação de apps para a próxima versão do Android. Para ajudar você a testar o código, adicionamos um scanner de acessibilidade ao Layout Editor para a identificação fácil de problemas de acessibilidade em layouts. E a nova matriz de teste permite visualizar resultados de teste em tempo real em vários dispositivos paralelamente. Também adicionamos o suporte à visualização para hardware Apple Silicon (arm64) e estendemos os controles do emulador para dar uma cobertura mais ampla nos testes. Por fim, para depuração, o novo Background Task Inspector ajuda a analisar os workers em segundo plano do app.
O Android Studio Arctic Fox traz muitas melhorias. Para ver a lista completa de mudanças, consulte o blog de lançamento do Android Studio Arctic Fox (2020.3.1) Beta e as notas da versão. Você pode conferir abaixo alguns destaques das mudanças.
Novidades do Android Studio Arctic Fox
Use a anotação @Preview para gerar visualizações do código do Compose e visualizar as diferentes configurações de vários componentes (como dispositivos ou temas). A Visualização do Compose pode simplificar a construção de um mapeamento mental das composições no código.
Visualização do Compose
Layout Inspector para Compose
Para os apps escritos totalmente em Compose e aqueles com Compose juntamente com Visualizações, o Layout Inspector permite obter mais detalhes sobre os layouts e resolver problemas. Por exemplo, você poderá ver os parâmetros e modificadores transmitidos para cada composição. Há uma opção para ativar as Atualizações ao vivo a fim de fazer o streaming de dados do dispositivo durante o desenvolvimento do app.
Layout Inspector do Compose
Edição de literais em tempo real
Agora, você pode editar literais (strings, números, booleanos etc.) inline rapidamente e ver os resultados da mudança imediatamente na tela (visualizações, emulador ou dispositivo físico) sem a necessidade de compilação.
Edição de literais em tempo real: edite strings e veja-as refletidas imediatamente na Visualização
Pareamento do Wear OS
O novo assistente de pareamento do Wear OS ajudará a simplificar o processo de pareamento de emuladores do Wear OS com telefones virtuais ou físicos. Observe que esse recurso auxilia no pareamento com o Companion Wear OS 2. O suporte para o Wear OS 3 chegará em breve. Saiba mais.
Caixa de diálogo do Wear OS emulator pairing assistant
Emuladores de telefone + relógio com estado de pareamento bem-sucedido
Background Task Inspector
Você pode usar o novo Background Task Inspector para visualizar, monitorar e depurar os workers em segundo plano de um app ao utilizar a biblioteca WorkManager versão 2.5.0 ou superior em um dispositivo que execute a API de nível 26 ou superior. Ele pode ser acessado em View > Tool Windows > App Inspection na barra de menus. Saiba mais.
Em resumo, o Android Studio Arctic Fox (2020.3.1) Estável inclui estes novos recursos e melhorias:
Confira as notas da versão do Android Studio, as notas da versão do Plugin do Android para o Gradle e as notas da versão do Android Emulator para saber mais detalhes.
Download
Você pode fazer o download da versão mais recente do Android Studio Arctic Fox na página de download e do build de pré-lançamento do Apple Silicon aqui. Se você estiver usando uma versão anterior do Android Studio, basta atualizar para a mais recente. Se quiser continuar trabalhando também com uma versão estável do Android Studio, você poderá executar a versão de lançamento e as versões canário do Android Studio Arctic Fox ao mesmo tempo. Saiba mais.
Sua opinião sobre o que gostou e sobre problemas ou recursos que gostaria de ver é muito importante. Se encontrar um erro ou problema, não deixe de enviá-lo para nós. Siga nossa equipe de desenvolvimento do Android Studio no Twitter e no Medium.
Postar um comentário
Nenhum comentário :
Postar um comentário