Postado por Dave Burke, vice-presidente de engenharia
Há apenas algumas semanas, no Google I/O, revelamos a primeira versão Beta do Android 12, que se concentra em uma nova IU que se adapta a você, em desempenho aprimorado e na privacidade e segurança como pontos centrais. Para os desenvolvedores, o Android 12 oferece mais ferramentas para criar experiências encantadoras para as pessoas em telefones, laptops, tablets, wearables, TVs e carros.
Hoje, estamos lançando a segunda versão Beta do Android 12 para você testar. A versão Beta 2 traz novos recursos de privacidade, como o painel de privacidade, e é uma continuidade do nosso trabalho de refinamento da versão.
Há muitas novidades para os desenvolvedores no Android 12, da IU e dos widgets de app reformulados até os recursos táteis avançados, qualidade aprimorada de vídeo e imagem, recursos de privacidade como a localização aproximada e muito mais. Para consultar rapidamente as sessões do Google I/O relacionadas, consulte Android 12 no Google I/O, mais adiante nesta postagem.
Você pode ter a versão Beta 2 hoje mesmo em seu dispositivo Pixel fazendo a inscrição aqui para receber atualizações OTA. E, se você já tiver feito a inscrição para a Beta 1, receberá a atualização de hoje automaticamente. O Android 12 Beta também está disponível em alguns dispositivos de vários de nossos parceiros. Saiba mais em android.com/beta.
Veja os detalhes no site para desenvolvedores Android 12 para dar os primeiros passos.
A versão Beta 2 inclui vários dos novos recursos de privacidade sobre os quais falamos no Google I/O, além de várias atualizações de recursos para melhorar a funcionalidade, a estabilidade e o desempenho. Conheça alguns dos destaques.
Painel de privacidade - Adicionamos um painel de privacidade para dar aos usuários uma visibilidade melhor dos dados que os apps estão acessando. O painel oferece uma visualização de linha do tempo simples e clara dos acessos recentes do app à localização, ao microfone e à câmera. Os usuários também podem solicitar detalhes de um app sobre o motivo do acesso a dados confidenciais, e os desenvolvedores podem fornecer essas informações em uma atividade por meio de uma nova intent do sistema, ACTION_VIEW_PERMISSION_USAGE_FOR_PERIOD. Recomendamos que os apps utilizem essa intent para ajudar proativamente os usuários a entender os acessos no período de tempo determinado. Para ajudar a rastrear esses acessos no código e em qualquer biblioteca de terceiros, recomendamos o uso das APIs Data Auditing. Saiba mais aqui.
Linha do tempo do painel de privacidade e do acesso à localização.
Indicadores de microfone e câmera - Adicionamos indicadores à barra de status para que os usuários saibam quando os apps estão usando a câmera ou o microfone do dispositivo. Os usuários podem acessar as Configurações rápidas para ver quais apps estão acessando os dados da câmera ou do microfone e gerenciar as permissões, se necessário. Para os desenvolvedores, recomendamos a revisão do uso do microfone e da câmera pelos apps e a remoção de qualquer uso inesperado pelos usuários. Saiba mais aqui.
Botões de alternância de microfone e câmera - Adicionamos botões de alternância às Configurações rápidas nos dispositivos com suporte que facilitam para os usuários a desativação instantânea do acesso dos apps ao microfone e à câmera. Quando esses botões são desligados, o app que acessa esses sensores recebe alimentações de imagem e áudio em branco, e o sistema faz a notificação ao usuário para ativar o acesso e usar os recursos do app. Os desenvolvedores podem usar uma nova API, SensorPrivacyManager, para verificar se os botões de alternância têm suporte no dispositivo. Os controles de microfone e câmera se aplicam a todos os apps, independentemente da segmentação de plataforma. Saiba mais aqui.
SensorPrivacyManager
Notificação de leitura da área de transferência – Para dar aos usuários mais transparência sobre quando os apps estão lendo da área de transferência, o Android 12 agora exibe um aviso na parte inferior da tela sempre que um app chama getPrimaryClip(). O Android não mostrará o aviso se os dados da área de transferência tiverem sido copiados do mesmo app. Recomendamos minimizar as leituras do app da área de transferência e garantir que ela seja acessada apenas quando isso for esperado pelos usuários. Saiba mais aqui.
getPrimaryClip()
Experiência de conectividade mais intuitiva - Para ajudar os usuários a entender e gerenciar melhor as conexões de rede, estamos introduzindo uma experiência de conectividade mais simples e intuitiva na Barra de status, nas Configurações rápidas e nas Configurações. O novo Painel de Internet ajuda os usuários a alternar provedores de Internet e a resolver problemas de conectividade de rede com mais facilidade. Conte para a gente o que você acha disso!
Novos controles de Internet por meio das Configurações rápidas.
Acesse o site para desenvolvedores Android 12 para saber mais sobre todos os novos recursos do Android 12.
No Google I/O, falamos sobre todas as novidades do Android para desenvolvedores, do Android 12 até as ferramentas do Modern Android Development, os novos formatos, como Wear e dispositivos dobráveis, e o Google Play. Estas são as três principais coisas que você precisa saber sobre o Android 12 no Google I/O.
Nº 2 Desempenho - Com o Android 12, fizemos investimentos significativos em desempenho, desde o desempenho de base do sistema e a duração da bateria até mudanças no serviço em primeiro plano, qualidade e desempenho de mídia e novas ferramentas para a otimização de apps.
Nº 3 Privacidade e segurança - No Android 12, continuamos a oferecer aos usuários mais transparência e controle e a manter os dispositivos e dados deles seguros.
Para ter uma visão geral do Android 12 para desenvolvedores, assista à palestra What's new in Android deste ano e confira Top 12 tips to get ready for Android 12 para saber onde testar apps quanto à compatibilidade. Veja aqui a lista completa de conteúdo sobre o Android do Google I/O.
Com o aumento de usuários e desenvolvedores que adotam antecipadamente o Android 12 Beta no Pixel e em outros dispositivos, chegou a hora de garantir que os apps estejam prontos para ele!
Para testar apps quanto à compatibilidade, instale a versão publicada no Google Play ou em outra fonte em um dispositivo ou emulador executando o Android 12 Beta. Passe por todos os fluxos do app e fique de olho em possíveis problemas funcionais ou de IU. Revise as mudanças de comportamento para concentrar os testes nesses pontos. Não é preciso mudar a targetSdkVersion do app neste momento. Então, quando tiver resolvido todos os problemas, publique uma atualização assim que possível para os usuários do Android 12 Beta.
targetSdkVersion
Com a versão Beta 2, o Android 12 está se aproximando da estabilidade da plataforma, que ocorrerá em agosto de 2021. A partir dessa data, os comportamentos do sistema voltados para os apps, as APIs SDK/NDK e as listas não SDK estarão finalizados. Nesse ponto, você deve concluir os testes de compatibilidade finais e lançar uma versão totalmente compatível do app, SDK ou biblioteca. Saiba mais sobre o cronograma para desenvolvedores.
A versão Beta de hoje tem tudo o que você precisa para experimentar os mais novos recursos do Android 12, testar apps e nos fornecer feedback. Basta registrar qualquer dispositivo Pixel com suporte para receber a atualização OTA. Para começar a desenvolver, configure o SDK do Android 12.
Você também pode ter o Android 12 Beta 2 em dispositivos de alguns de nossos principais parceiros fabricantes de dispositivos, como a Sharp. Veja a lista completa de parceiros participantes do Android 12 Beta em android.com/beta. Para testes ainda mais abrangentes, você pode experimentar o Android 12 Beta em imagens GSI do Android e, se não tiver um dispositivo, pode testar no Android Emulator.
A versão Beta 2 também está disponível para o Android TV, então você pode experimentar os recursos mais recentes para TV e testar apps na novíssima experiência do Google TV. Experimente com o ADT-3 developer kit. Saiba mais aqui.
Veja todos os detalhes sobre o Android 12 Beta no site para desenvolvedores Android 12.
Postar um comentário
Nenhum comentário :
Postar um comentário