Postado por Jamal Eason , gerente de produtos, Android
É com grande prazer que anunciamos que o Android Studio 4.2 já está disponível para download no canal de lançamento estável. As áreas de foco dessa versão são uma plataforma IntelliJ atualizada e alguns novos recursos destinados ao aumento da produtividade dos desenvolvedores de apps Android.
Sabemos que pode ser complicado atualizar um projeto de app para a versão mais recente. Para resolver isso, temos um novo assistente de atualização de projeto de app no Android Studio 4.2 que facilita a migração de projetos para que você possa se beneficiar das mais recentes APIs do Plug-in do Android para Gradle. Além disso, adicionamos toda uma variedade de melhorias a recursos existentes, como Database Inspector, rastreamento do sistema, suporte a Safe Args, Apply Changes, o novo assistente de projeto e muito mais. Se você usa esses recursos e está pensando em adotar a próxima versão estável do Android Studio, faça o download do Android Studio 4.2 hoje mesmo!
Veja abaixo a lista dos novos recursos do Android Studio 4.2, organizadas pelos principais fluxos de desenvolvimento.
VIDEO
Desenvolvimento
Atualização da plataforma IntelliJ - O Android Studio 4.2 inclui todos os recursos e as atualizações principais encontrados no IntelliJ IDEA Community Edition 2020.2, incluindo uma IU atualizada do GitHub para solicitações de envio, uma nova janela centralizada de problemas e muito mais. Saiba mais .
Suporte a Safe Args - O uso de Safe Args é a forma recomendada de garantir o encapsulamento de dados se você quiser transmitir dados entre dois destinos no app ao usar o componente de navegação do Jetpack. Com o Android Studio 4.2, agora você tem o preenchimento automático de código para Directions Args e a navegação de código da origem para o XML. Saiba mais .
Suporte a Safe Args
Novas atualizações do assistente de projeto e do assistente de módulo - Esta versão inclui uma renovação visual do novo assistente de projeto para facilitar a descoberta de tipos de dispositivo Android, além da adição do ViewBinding a todos os modelos. Além disso, também fizemos uma atualização visual aos novos assistentes de módulo para facilitar a compreensão da variedade de tipos de módulo que podem ser adicionados ao app.
Novo assistente de projeto e novo assistente de módulo
Depuração
Melhorias do Database Inspector - O gerenciamento e monitoramento de bancos de dados em apps são mais fáceis com o Database Inspector. Nesta versão, fizemos algumas novas melhorias. Adicionamos um novo modo off-line para que você possa continuar inspecionando os bancos de dados dos apps após a desconexão de um processo, facilitando o diagnóstico de um app após uma falha. Também adicionamos uma opção muito útil de histórico de consultas.
Histórico de consultas com o Database Inspector
Ferramenta da linha de comando retrace - Como parte do processo de compilação de apps, o R8 ofusca o código das linguagens de programação Kotlin e Java . Isso pode tornar impossível decifrar stack traces, uma vez que os nomes de métodos e tipos são ofuscados e abreviados a fim de reduzir a ocupação da memória pelo app. A ferramenta da linha de comando retrace desofusca esses nomes e recupera frames inline utilizando um arquivo mapping.txt, o que torna os stack traces compreensíveis novamente. A nova ferramenta autônoma pode ser encontrada em ./sdk/cmdline-tools/latest/bin/retrace
. Saiba mais .
Compilação
Assistente de atualização do AGP - A migração de um projeto para o Plugin do Android para o Gradle (AGP) mais recente pode ser complicada, especialmente se você usar APIs obsoletas. Para solucionar isso e se preparar melhor para a transição para o Plugin do Android para o Gradle 7.0 , criamos um novo assistente de atualização. O assistente permite alternar os comandos que serão executados no projeto para a atualização para uma versão superior do AGP, visualizar exatamente quais arquivos serão afetados pela atualização do AGP e atualizar globalmente as configurações obsoletas.
Assistente de atualização do AGP
Melhorias do Apply Changes - O Apply Changes permite enviar por push mudanças de código e recursos para o app em execução sem a necessidade de reiniciar o app. No Android Studio 4.2, expandimos o número de mudanças compatíveis com o Apply Changes para incluir a adição de recursos (que representaram 23% das mudanças que exigiam uma reinicialização total) e a adição de campos com final estático (como as constantes) durante a execução em um dispositivo ou emulador Android 11 ou superior.
Plugin do Android para o Gradle 4.2 - Com o AGP 4.2, fizemos várias mudanças importantes. Primeiro, implementamos um novo compilador de recursos que deverá ajudar a melhorar o desempenho da compilação, principalmente em máquinas com o Windows. Segundo, atualizamos a linguagem de programação Java padrão para a versão 8. Por fim, adicionamos o suporte aos formatos de assinatura APK v3 e APK v4 . Saiba mais sobre outras atualizações do AGP aqui .
// build.gradle.kts
android {
...
signingConfigs {
config {
...
enableV3Signing(true)
enableV4Signing(true)
}
}
}
Suporte a assinaturas APK v3 e APK v4
Teste
Implantação em vários dispositivos - Às vezes, quando você desenvolve e testa apps, é útil implantar o app em vários dispositivos para ver os resultados. Trouxemos esse recurso de volta das primeiras versões do Android Studio e o integramos diretamente ao menu de seleção de dispositivos do Android Studio 4.2. Observe que, se você implantar os testes em vários dispositivos, poderá ser solicitado a ativar esse comportamento.
Implantação em vários dispositivos
Criação de perfis
Melhorias de rastreamento do sistema - Para compreender as características de desempenho mais específicas de um app, é útil usar os recursos de rastreamento do sistema dentro dos criadores de perfis do Android Studio . Nesta versão do Android Studio, o rastreamento do sistema tem uma nova tabela de eventos. Nessa nova visualização em tabela, você pode ver a fila de buffer, os contadores de memória RSS e a frequência do núcleo da CPU em uma interface do usuário compacta.
Criador de perfil com a nova tabela de eventos de rastreamento do sistema
Em resumo, o Android Studio 4.2 inclui estes novos recursos e melhorias:
Desenvolvimento
Atualização da plataforma IntelliJ 2020.2.3
Suporte a Safe Args
Novas atualizações do assistente de projeto e do assistente de módulo
Depuração
Melhorias do Database Inspector
Ferramenta da linha de comando retrace
Compilação
Assistente de atualização do AGP
Melhorias do Apply Changes
Plugin do Android para o Gradle 4.2
Teste
Implantação em vários dispositivos
Criação de perfis
Melhorias de rastreamento do sistema
Confira as notas da versão do Android Studio, as notas da versão do Plugin do Android para o Gradle e as notas da versão do Android Emulator para saber mais detalhes.
Primeiros passos
Download
Faça o download da versão mais recente do Android Studio 4.2 na página de downloads . Se você estiver usando uma versão anterior do Android Studio, basta atualizar para a mais recente. Se quiser continuar trabalhando também com uma versão estável do Android Studio, você poderá executar a versão de lançamento e as versões canário do Android Studio Arctic Fox ao mesmo tempo. Saiba mais .
Sua opinião sobre o que gostou e sobre problemas ou recursos que gostaria de ver é muito importante. Se encontrar um erro ou problema, não deixe de enviá-lo para nós . Siga nossa equipe de desenvolvimento do Android Studio no Twitter e no Medium .
Java é marca registrada da Oracle e/ou de suas afiliadas.
2 comentários :
Doublement de plaisir avec le Double Royal Cheese™, menu mcdo une version généreuse du burger emblématique. Savourez deux steaks hachés français, recouverts de deux tranches de fromage fondu pour un délice gourmand.
Updating to Android Studio 4.2 is a breeze, thanks to the new upgrade wizard and enhanced features like Database Inspector and Safe Args support—perfect for projects like SnapTube apk that need the latest tools for smooth development.
Postar um comentário