Este é o Now in Android, seu guia atualizado de novidades e fatos importantes do mundo de desenvolvimento no Android.
A série MAD Skills continua rolando, com novo conteúdo técnico sobre Modern Android Development.
A série sobre App Bundles terminou com uma dica da desenvolvedora especialista da Google, Angélica Oliveira e com uma sessão de Perguntas e respostas ao vivo e gravada comigo (fazendo as perguntas) e com Ben Weiss, Wojtek Kaliciński e Iurii Makhno (fornecendo as respostas). Você também pode encontrar todos os episódios sobre App Bundles (em formato de vídeo e artigo) nos links do blog de encerramento:
MAD Skills - Become an Android App Bundle expert
Na semana passada, o MAD Skills apresentou uma nova série sobre componentes do Material Design, a biblioteca que simplifica a criação de aplicativos utilizando as diretrizes do Material Design.
O primeiro episódio foi o de Nick Butcher, sobre por que recomendamos que os desenvolvedores Android usem os componentes do Material Design. O vídeo inclui uma visão geral dos vários itens oferecidos pelo MDC, incluindo suporte a temas, transições integradas e componentes padrão no estilo do Material:
Esse conteúdo também foi abordado em um artigo anterior:
We Recommend Material Design Components
Em seguida, Nick Rout postou um episódio sobre os temas do Material, detalhando a amostra de projeto MaterialThemeBuilder para demonstrar o uso e a personalização de temas do Material:
Além do vídeo, você pode conferir também os artigos recentes sobre os temas do MDC para cor, tipografia e forma.
Esta semana, Chris Banes postou o terceiro episódio sobre a criação de um tema escuro com o MDC utilizando o recurso Force Dark do Android 10 e o tema DayNight do MDC.
Recentemente, Chris também publicou esse conteúdo em formato de artigo:
Dark Theme with MDC
Temos mais conteúdo sobre o MDC chegando esta semana, além de outra sessão de perguntas e respostas ao vivo, na próxima quinta-feira. Fique ligado na playlist do MDC para saber mais detalhes.
Para ver o conteúdo atual do MAD, não deixe de conferir a playlist do MAD Skills no YouTube, os artigos no Medium ou esta página de destino útil, que fornece acesso a todo o conteúdo.
No final de 2021, haverá requisitos de nível de API de destino (para apps novos e atualizados) e App Bundles. Hoi Lam fez uma postagem de blog com todos os detalhes. Resumidamente:
Agosto de 2021:
Novembro de 2021:
Novos requisitos de Android App Bundle e nível de API de destino em 2021
Os fragmentos fornecem um elemento arquitetônico importante para desenvolvedores de IUs, permitindo gerenciar blocos menores da IU de um app de forma autocontida. Seja com o uso da Navegação com fragmentos ou apenas de fragmentos, vale a pena saber como utilizá-los melhor nos apps. Sabemos como uma documentação completa e atualizada é importante para compreender como utilizar ferramentas e APIs. Embora as APIs obsoletas sejam uma indicação do que deve ser evitado, é a documentação que precisa apontar o caminho certo e explicar as práticas recomendadas.
Por isso, a equipe reescreveu quase toda a documentação sobre fragmentos, oferecendo orientações mais claras e atualizadas sobre vários aspectos dos fragmentos, incluindo ciclos de vida, estado, testes e muito mais. Confira aqui os documentos mais recentes (incluindo as subseções dos links a seguir):
Fragmentos | Android Developers
Ian Lake, que corrigiu e aprimorou os fragmentos no AndroidX, anotou essas mudanças de documentação neste feed do Twitter.
Também há um conjunto totalmente novo de documentos sobre o fluxo Kotlin, com informações sobre tudo, desde os conceitos básicos do uso do fluxo até os testes das novas APIs StateFlow e SharedFlow. Não deixe de conferir também o vídeo sobre o uso do fluxo (que será discutido a seguir).
Fluxos Kotlin | Android Developers
Na semana passada, postei um artigo sobre como automatizar alguns aspectos do desempenho da inicialização de aplicativos. Estive analisando o desempenho da inicialização em geral e queria encontrar uma forma automatizada e razoável de determinar a duração da inicialização para várias execuções consecutivas. Publiquei minha abordagem para todos os que tenham o mesmo interesse em testes de desempenho de inicialização.
Testing App Startup Performance
Em seu artigo, Migrating from Dagger to Hilt, Manuel Vivo apresenta a seguinte pergunta: “Vale a pena migrar do Dagger para o Hilt?” (alerta de spoiler: “Provavelmente… mas isso depende da situação”).
O artigo aborda alguns dos motivos importantes para se considerar a migração, incluindo testes de APIs, consistência e integração às extensões do AndroidX.
Migrating from Dagger to Hilt — Is it worth it?
Falando em Hilt, Filip Stanis postou este artigo para ajudar os desenvolvedores a dar os primeiros passos com o Hilt, mesmo que eles não tenham experiência anterior em injeção de dependências nem no Dagger. Então, se tudo isso é novidade para você, continue lendo.
Embora o título indique que o artigo é destinado aos desenvolvedores Kotlin, isso vale mais para os snippets de código do artigo. As abordagens e técnicas gerais do artigo também são aplicáveis aos desenvolvedores que utilizam a linguagem de programação Java.
A pragmatic guide to Hilt with Kotlin
Manuel Vivo postou um novo vídeo da série Vocabulário do Kotlin que discute o uso dos fluxos do Kotlin para a emissão de um stream de dados. Ele complementa seu vídeo anterior, The ABC of Coroutines, portanto, talvez você deva assistir a ele primeiro para… entrar no fluxo.
David Winer publicou um blog que fala sobre as propriedades sintéticas do Kotlin e também sobre a vinculação de visualizações (ambos mecanismos para eliminar aquelas incômodas chamadas a findViewById() no código). O artigo diz que o uso das propriedades sintéticas será suspenso em uma versão futura do plug-in do Kotlin (pelos motivos detalhados no artigo). O texto também discute a extensão @Parcelize, que continuará sendo recomendada e suportada.
O futuro do Android Kotlin Extensions
Houve muitas mudanças nas versões recentes do Android relacionadas à proteção de dados de usuários e ao aumento do controle dos usuários e da transparência sobre como os dados deles são acessados. Uma das principais áreas de foco foi a localização, já que talvez os usuários não queiram que os aplicativos acessem esses dados e prefiram controlar esse acesso com bastante cautela.
Nessa linha, a política do Google Play em breve exigirá que os apps que precisem de acesso à localização durante sua execução em segundo plano solicitem permissão (da Play Store) para isso. Esse artigo detalha o processo para essa solicitação.
Dicas para que seu app receba a aprovação de acesso à localização em segundo plano
Isso é tudo, por enquanto. Então, fique sabendo tudo sobre MAD, App Bundles e componentes do Material Design. Confira os requisitos do próximo ano relacionados a App Bundles e API de destino. Leia os documentos mais recentes sobre fragmentos e fluxo Kotlin. Confira o conteúdo mais recente para desenvolvedores na publicação Android Developers no Medium, no Blog de desenvolvedores Android e no canal Android Developers no YouTube. Em breve, voltaremos com a próxima atualização do universo dos desenvolvedores Android.
Postar um comentário
Nenhum comentário :
Postar um comentário