Por Andrew Ahn, gerente de produtos, segurança de apps do Google Play
No Google Play, queremos promover um ecossistema de apps seguros, envolventes, úteis e divertidos que sejam utilizados e amados por bilhões de usuários do Android em todo o mundo. É por isso que atualizamos e revisamos regularmente nossas Políticas de desenvolvedores e o Contrato de distribuição do desenvolvedor do Google Play, detalhando os limites do conteúdo e das funcionalidades dos apps permitidos na plataforma e também fornecendo as orientações mais recentes para a promoção e monetização de apps pelos desenvolvedores.
Em nossos esforços recentes de análise dos apps quanto à conformidade com as políticas do Google Play, identificamos alguns erros e violações comuns por parte dos desenvolvedores, que estão sendo compartilhados com a comunidade de desenvolvedores por meio de dicas e guias sobre como evitá-los. Com isso, esperamos poder reduzir os riscos de suspensão de apps e contas de desenvolvedores por violação de nossas políticas.
Um dos erros mais comuns que observamos são apps que contêm botões e menus com links para a Play Store, seja para apps do mesmo desenvolvedor ou para outros apps que podem ser afiliados ao desenvolvedor, mas que não esclarecem que são anúncios ou links promocionais. Sem essa clareza, os apps podem ser fiscalizados em busca de anúncios enganosos/disfarçados. Uma das formas de evitar esses erros é nomear explicitamente esses itens rotulando os botões e links como “Mais apps”, “Mais jogos”, “Explore”, “Confira nossos outros apps”, etc.
Exemplo de conteúdo de app com link para a listagem de apps no Google Play
Outro erro que encontramos frequentemente ocorre quando os desenvolvedores enchem a descrição de um app com palavras-chave na esperança de aumentar a capacidade de detecção dos dispositivos e de atingir uma boa classificação em relação a determinadas palavras-chave e frases. Blocos de texto ou listas contendo palavras-chave ou referências repetitivas ou não relacionadas constituem uma violação de nossa política de listagem e promoção na Play Store. Escrever uma descrição clara do app, direcionada e otimizada para a legibilidade e a compreensão pelo usuário, é uma das melhores maneiras de evitar essa violação.
Assista a este vídeo para saber como evitar listagens na Play Store com comportamento de spam e o aumento artificial da visibilidade do app.
Existem apps que foram publicados pelos desenvolvedores há muito tempo e deixaram de ser mantidos. Apps abandonados e sem manutenção geralmente criam problemas para a experiência do usuário, como os erros de funcionalidade. Esses apps não só correm o risco de receber baixas avaliações com estrelas e avaliações negativas dos usuários, como também são sinalizados como em violação à política de funcionalidade mínima. Para não prejudicar a reputação dos desenvolvedores e a fiscalização dos apps, cogite a remoção desses apps da Play Store. Observe que a ação de remoção atualizada não afetará os usuários existentes que já tenham instalado o app, e os desenvolvedores sempre podem optar por republicar esses apps depois de solucionar os erros.
Exemplo de um app abandonado que cria uma experiência com erro
Faça o curso “Minimum and Broken Functionality Spam” na Academia do Google Play
Por fim, observamos um grande volume de envios de apps que são apenas visualizações da Web de sites existentes. A maioria desses apps é enviada com a finalidade principal de promover o tráfego, não de fornecer experiências envolventes com apps aos usuários do Android. Tais apps são considerados spams de visualização da Web e são removidos do Google Play. Em vez de fazer isso, pense no que os usuários podem fazer, ou fazer melhor, com um app em comparação com a experiência na Web e implemente recursos e funcionalidades relevantes que enriqueçam a experiência do usuário.
Exemplo de visualização da Web sem nenhuma funcionalidade de app
Faça o curso “Spam de visualização da Web” na Academia do Google Play
Embora os erros mencionados acima sejam alguns dos mais frequentes, mantenha-se informado sobre as mais recentes políticas acessando a Central de políticas para desenvolvedores do Google Play. Confira o treinamento sobre políticas da Academia do Google Play, inclusive nossos novos cursos sobre spam, e assista a nossos vídeos Play PolicyBytes para saber mais sobre atualizações recentes das políticas.
Postar um comentário
Nenhum comentário :
Postar um comentário