Postado por Patricia Correa - Diretora Global de Marketing para Desenvolvedores

Para comemorar o Dia da Consciência Negra, conversamos com fundadores e desenvolvedores brasileiros de aplicativos, jogos e websites. Conheça as suas trajetórias no mundo da tecnologia e escute dicas e histórias.

Junte-se a nós para celebrar as histórias desses desenvolvedores, ou compartilhe a sua própria história usando #DevsDoBrasil. Você também pode experimentar alguns desses aplicativos, bem como outros criados por desenvolvedores negros, nesta coleção da Google Play Store

Conheça os fundadores & desenvolvedores

Vitor Eleotério, Rio de Janeiro (RJ), Engenheiro de Software do iFood, um aplicativo de entrega de comida no Brasil. Sempre gostou de tecnologia, mas os colegas costumavam zombar dele e desencorajá-lo. Vitor ouviu diversas vezes que seria um ótimo segurança por ser alto e forte. As pessoas diziam que TI era só para quem nasceu em berço de ouro. Com sua paixão e trabalho árduo, ele provou que todos estavam errados. Agora, ele quer motivar outras pessoas a também seguir seus sonhos.

 

Priscila Aparecida Ferreira Theodoro, São Paulo (SP), Engenheira de Software da Centauro, grande varejista de artigos esportivos no Brasil. Seu primeiro contato com tecnologia aconteceu enquanto trabalhava em uma instituição que ensina programação. Aos 38 anos, Priscila decidiu mudar completamente a carreira e aprendeu a programar. Ela agora ensina programação para mulheres, é mentora de jovens e está envolvida em um projeto de podcast para mulheres desenvolvedoras.

 

Marcos Pablo, Porto Alegre (RS), Cofundador e CTO da G4IT Solutions, uma plataforma que ajuda as empresas a gerenciar e automatizar o trabalho das equipes que trabalham na rua. Foi a mãe quem o encorajou a entrar no mundo da tecnologia quando ele estava no colégio. Aos 19 anos, Marcos já administrava uma pequena empresa de tecnologia.

 

Iago Silva Dos Santos, Salvador (BA), Cofundador & CEO do Trazfavela Delivery, uma plataforma para entregas de produtos. Ele queria ajudar sua comunidade, incluindo motoristas, varejistas e pessoas que queriam um acesso mais fácil aos produtos. A TrazFavela é uma das primeiras empresas a receber investimentos do Google Black Founders Fund no Brasil.

 

Tiago Santos, Araraquara (SP), Fundador e CEO do Husky, um aplicativo 

para profissionais brasileiros receberem pagamentos internacionais. Como desenvolvedor de software que trabalha com clientes internacionais, Tiago experimentou em primeira mão como era difícil receber pagamentos no exterior. Com seu amigo Mauricio Carvalho, ele criou o aplicativo para que os profissionais possam se concentrar na carreira em vez de perderem tempo com tarefas burocráticas.

 

Ronaldo Valentino da Cruz, Londrina (PR), Cofundador & CEO da Oktagon, um estúdio de games que produz títulos e jogos independentes. Aprendeu a programar aos 14 anos e começou a trabalhar com desenvolvimento de jogos em 2002 na Universidade Federal Tecnológica do Paraná. A empresa já lançou títulos mid-core bem recebidos e trabalhou com publicadoras e clientes no mundo todo.

 

Nohoa Arcanjo Allgayer, São Paulo (SP), Cofundadora & CMO da Creators.LLC, uma rede que conecta talentos da indústria criativa com potenciais clientes. Para Nohoa, não foi uma decisão fácil abandonar seu confortável emprego corporativo para abrir esta startup. Agora ela está orgulhosa do risco que correu, pois isso abriu um mundo de oportunidades e aprendizados sem fim. Ela participou do Programa de Residência Google para Startups  e a Creators.LLC  foi uma das primeiras startups a  receber capital do Google Black Founders Fund no Brasil.

 

Samuel Matias, Recife (PE), Engenheiro de Software do iFood. Ele se tornou um desenvolvedor em 2015 e é bastante ativo na comunidade Flutter. Samuel frequentemente compartilha seus aprendizados dando palestras e escrevendo artigos online.

 

Aline Bezzoco, Rio de Janeiro (RJ), Fundadora & Desenvolvedora do Tá tudo bem? - um aplicativo de prevenção do suicídio. Ela acredita que o melhor da tecnologia é a capacidade de criar soluções para ajudar as pessoas. Seu aplicativo ajuda aqueles que lutam com problemas de saúde mental a se sentirem mais calmos, menos ansiosos e a pedirem socorro.

 

Egio Arruda Junior, Goiânia (GO), Cofundador & CEO da EasyCrédito, uma plataforma que facilita empréstimos. O principal foco é ajudar quem ainda nem tem uma conta em banco. Egio é apaixonado por inovação e está sempre procurando criar algo novo. Participou de dois programas do Google for Startups (Residency e Accelerator).

 

Márcio Dos Santos, Seattle (EUA), Cofundador & CTO da Facio, uma plataforma de crédito 

 e educação financeira para colaboradores no Brasil. Entre amigos e familiares, não havia uma pessoa que tinha cursado o Ensino Superior.  Márcio decidiu estudar Ciências da Computação por amar videogames. Um professor da Universidade o escolheu para fazer estágio nos Estados Unidos. Atualmente radicado em Seattle, nos Estados Unidos, Márcio gosta de ser procurado e ajudar quem está em início de carreira.

 

Danielle Monteiro, São Paulo (SP), Engenheira de Dados e Fundadora da Dani.Academy, uma plataforma educacional com cursos gratuitos e pagos sobre dados, arquitetura, NoSQL e infraestrutura. Ela foi a primeira da família a entrar e terminar uma faculdade. Já ganhou muitos prêmios dentro e fora do Brasil e é mentora do Google for Startups. Danielle é apaixonada por retribuir à sociedade compartilhando seus conhecimentos por meio do  blog, palestras, cursos e artigos.

 

----

 

Essas são apenas algumas das histórias inspiradoras que mostram que o mundo da tecnologia não é para poucos, mas para todos. Juntos, podemos criar mudanças e ver mais pessoas negras encontrando oportunidades em tecnologia. Comemore essas histórias compartilhando esse vídeo: youtu.be/k5J-XamMhGI – youtu.be/k5J-XamMhGI