Este é o Now in Android, seu guia atualizado de novidades e fatos importantes do mundo de desenvolvimento no Android.
Recentemente, foi lançado o build estável do Android Studio 4.1. Já falei sobre essa versão em outros episódios, enquanto ela percorria seu caminho pelas versões anteriores à estável, mas aqui vão alguns destaques:
Você pode saber mais sobre essa versão no vídeo de Yacine Rezgui e também no blog de Scott Swarthout e nas notas da versão do Android Studio. Ou pode simplesmente fazer o download da coisa e conferir você mesmo.
Android Studio 4.1
Lançamos uma nova série sobre Modern Android Development (MAD, ou desenvolvimento moderno no Android) chamada MAD Skills. A série terá conteúdo em formatos de vídeo e artigo sobre várias partes do MAD, incluindo linguagem (Kotlin), ferramentas (Android Studio), APIs (um subconjunto do Jetpack) e distribuição (Android App Bundles). Em intervalos de algumas semanas, daremos início a uma nova minissérie sobre um tópico específico.
Esta semana, começamos com uma série sobre o componente de navegação. No primeiro episódio, forneço uma visão geral da API e da ferramenta. O segundo episódio mostra como navegar para destinos de diálogo. E, na próxima semana, postaremos episódios que falam sobre SafeArgs e links diretos.
Confira a playlist do MAD Skills para ver os programas que já foram postados e fique de olho nos novos episódios que serão postados semanalmente até… bem, ainda não planejamos uma data final. Mas temos muito conteúdo técnico para discutir, portanto, acho que o fim está distante.
Para os que preferem o conteúdo em formato de artigo, sempre que for publicado um vídeo falando sobre um material que ainda não foi descrito em nenhum artigo, postaremos um artigo auxiliar na publicação Android Developers no Medium. Portanto, fique ligado nos futuros artigos sobre MAD.
Lembre-se: não fique de fora, venha para o MAD!
Foram disponibilizados dois novos episódios da série sobre o Vocabulário do Kotlin.
Florina Muntenescu postou um artigo e um vídeo que ensinam como funcionam os argumentos padrão do Kotlin. Os argumentos padrão são um recurso de linguagem poderoso do Kotlin que permitem a redução do número de funções sobrecarregadas (imagine uma realidade alternativa onde o View.java pudesse se virar com apenas um construtor, em vez de quatro!) e também um código de chamada mais simples quando casos comuns podem depender de padrões razoáveis.
Don’t argue with default arguments
Murat Yener também postou um artigo e um vídeo sobre o recurso delegate do Kotlin. Os delegates podem ser usados para transferir trabalho para outro código. O artigo mostra exemplos de delegates de classe (nos quais uma classe pode se submeter totalmente a outra) e delegates de propriedade (nos quais o código pode se submeter a outro objeto para fornecer as funções get/set subjacentes para uma propriedade).
O Kotlin fornece não só a palavra-chave de infraestrutura e linguagem (ou seja, o by), mas também vários delegates integrados (como o by lazy). Mas este artigo fala apenas sobre o “Como funciona?” e... delega as explicações sobre os delegates integrados a um artigo futuro.
Delegating Delegates to Kotlin
Caren Chang postou um artigo para ajudar você a entender como dar suporte aos novos recursos e requisitos do Play Faturamento relacionados à aquisição e retenção de assinantes. Essas mudanças entrarão em vigor no dia 1º de novembro. Portanto, se o seu app vende produtos por assinatura, é bom saber logo como você deve proceder.
Preparing Your Apps for the latest features in Google Play’s billing system
Isai Damier postou uma série de artigos em duas partes: Biometric Authentication on Android.
A Parte 1 discute por que você deve considerar a incorporação da autenticação biométrica. Por exemplo: se o seu app exige que os usuários façam login com frequência, oferecer a autenticação biométrica torna essa experiência mais rápida e simples para eles. Ou, se o app exige login apenas uma vez após a instalação (provavelmente porque ficar fazendo login com uma senha é tedioso), a autenticação biométrica pode ser uma maneira de fornecer mais segurança aos usuários por meio de um mecanismo de login mais conveniente do que as senhas tradicionais.
Este artigo também apresenta o uso da API BiometricPrompt (na biblioteca AndroidX Biometric) para lidar com a autenticação.
Biometric Authentication on Android — Part 1
A Parte 2 fala sobre alguns dos detalhes do uso da API e também sobre o fluxo de design recomendado para usuários com autenticação.
Biometric Authentication on Android — Part 2
O programa Motion Tags postou mais um episódio que fala sobre o KeyPosition. A tag KeyPosition especifica informações de layout durante uma animação MotionLayout. Você pode ver os episódios da série já postados na playlist do Motion Tags.
Publicamos outro episódio do Android Developers Backstage desde o último Now in Android. Confira no link abaixo ou acesse seu cliente de podcast favorito:
Desta vez, Tor Norbye, Romain Guy e eu conversamos com Ryan Mitchell, da equipe de bibliotecas, sobre recursos, incluindo como a ferramenta aapt2 trabalha.
Episódio 150: Aaptly Named
Isso é tudo, por enquanto. Faça o download da versão estável do Android Studio mais recente. Confira a série MAD Skills! Conheça os recursos de linguagem do Kotlin, como os argumentos padrão e os delegates. Veja como dar suporte aos novos recursos e requisitos do Google Play para assinaturas de clientes. Saiba como e por que usar a autenticação biométrica nos apps. Assista ao vídeo Motion Tags mais recente para conhecer o KeyPosition! Ouça o episódio mais recente do podcast do ADB. Em breve, voltaremos com a próxima atualização do universo dos desenvolvedores Android.
Postar um comentário
Nenhum comentário :
Postar um comentário