Embora haja vários motivos para exportar dados de bancos de dados (por exemplo, manter backups, cumprir com políticas regulatórias de retenção de dados ou alimentar análises de downstream), as exportações podem sobrecarregar desnecessariamente os sistemas de produção, dificultando a programação e o gerenciamento dessas tarefas. Para eliminar essa pressão, lançamos um novo recurso para o Cloud SQL: as exportações sem servidor. Elas permitem exportar dados de instâncias de bancos de dados MySQL e PostgreSQL sem nenhum impacto sobre o desempenho nem riscos para as cargas de trabalho de produção.
As exportações do Cloud SQL, que oferecem formatos de dados portáteis (SQL, CSV), podem ser acionadas a qualquer momento e são gravadas em intervalos do Cloud Storage controlados por você.
Se for necessário atender a requisitos regulatórios de retenção de dados, você pode facilmente enviar as exportações para intervalos com o bloqueio de intervalos ativado. O bloqueio de intervalos permite configurar uma política de retenção de dados para um intervalo do Cloud Storage que rege por quanto tempo os objetos devem ser mantidos no intervalo. Ele também permite bloquear a política de retenção de dados, impedindo permanentemente que ela seja reduzida ou removida.
Outro exemplo é a possibilidade de exportar dados para CSV com base em uma consulta personalizada e, depois, importar os dados diretamente para o BigQuery para análise. E, no caso da geração de relatórios periódica, você pode programar uma importação recorrente com o serviço de transferência de dados ou o Cloud Scheduler.
O uso desse novo recurso de exportação sem servidor garante que essas exportações não desacelerem a instância de banco de dados do Cloud SQL, para que a execução prossiga de forma previsível e confiável. E, até fevereiro de 2021, é possível utilizar as exportações sem servidor gratuitamente.
O que vem a seguir para o Cloud SQL
Estamos ansiosos para ver o que você criará com o novo recurso de exportações sem servidor. Tem alguma ideia? Entre em contato conosco para dizer se há outros recursos de que você necessita usando nosso Rastreador de problemas e participando do grupo de discussão do Cloud SQL. É muito bom ter você conosco nessa jornada! Queremos receber o seu feedback.
Nenhum comentário :
Postar um comentário