Akua Prempeh, Marketing para desenvolvedores

Nada como uma falha para fazer com que um usuário perca o interesse por um jogo. E a maioria de nós já passou por isso: você está prestes a solucionar o quebra-cabeça, derrotar o último chefe ou cruzar a linha de chegada quando... ocorre uma falha.

Para a Tapps Games, uma desenvolvedora de jogos brasileira, era particularmente importante que os jogadores tivessem uma experiência de jogo estável e de alto desempenho durante o lançamento de um dos recursos de seu conhecido jogo, o Vlogger Go Viral. Com mais de 11 milhões de usuários ativos mensalmente, a equipe da Tapps não tinha tempo para investigar manualmente cada avaliação negativa. Isso levaria dias, deixando um número considerável de usuários aguardando pela resolução.

Para resolver a questão, a Tapps Games ativou os alertas de velocidade do Firebase Crashlytics, que informam imediatamente quando há um aumento na gravidade das falhas que ocorrem no jogo Vlogger Go Viral. O Crashlytics também ajudou a priorizar, identificar e rastrear o estado e as sequências de eventos que levaram à falha utilizando chaves personalizadas e registros personalizados. Então, a equipe do Vlogger Go Viral usou a Configuração remota para encerrar a área com problemas em estágios e utilizou os lançamentos graduais do Google Play Console para lançar lentamente a nova versão em um subconjunto de seus jogadores antes de prosseguir para um lançamento total.

Confira o estudo de caso completo para saber como a Tapps Games usou o Crashlytics e a Configuração remota para aumentar a taxa de usuários sem falha e melhorar as avaliações e conheça outras formas pelas quais o Firebase pode ajudar na criação e expansão de jogos.