Postado por Dave Burke, vice-presidente de engenharia
Com novas tecnologias como 5G, telas dobráveis e aprendizado de máquina integrado, o Android abriu caminho para o futuro dos dispositivos móveis. Uma característica marcante da nossa abordagem é uma comunidade sólida de desenvolvedores que dá feedback antecipado e inteligente. Isso nos ajuda a oferecer uma plataforma robusta para apps e jogos que encantam bilhões de usuários em todo o mundo. Hoje lançamos a primeira Visualização do desenvolvedor do Android 11 e, com base no eficiente ciclo de feedback do ano passado, disponibilizamos a visualização deste ano com antecedência inédita.
Com o Android 11, nosso foco continua sendo ajudar os usuários a aproveitar as inovações mais recentes, mantendo a privacidade e a segurança como prioridade principal. Adicionamos vários recursos novos para auxiliá-los a gerenciar o acesso a dados e arquivos confidenciais. Além disso, reforçamos áreas críticas da plataforma para manter o SO resiliente e seguro. Em relação aos desenvolvedores, o Android 11 tem diversas funções novas para apps, como melhorias para dispositivos dobráveis e 5G, APIs de identificador de chamada, recursos inovadores de mídia e câmera, aprendizado de máquina e muito mais.
Essa é apenas uma demonstração inicial, como foi feito nos anos anteriores. Continuaremos a compartilhar novos recursos e atualizações no decorrer dos próximos meses e no Google I/O, à medida que trabalhamos com base no seu feedback. O mais importante agora é você visitar o site do desenvolvedor do Android 11 , fazer download de uma imagem do sistema para seu dispositivo Pixel 2, 3, 3a ou 4 e compartilhar sua opinião com nossa equipe.
Essa versão inicial é só para desenvolvedores e não é voltada ao uso diário ou pelo consumidor. Por isso, ela está disponível apenas por meio de download manual e flash. Lembre-se, para melhorarmos a plataforma de acordo com suas necessidades, é crucial que suas opiniões sejam enviadas com antecedência. Continue lendo para conhecer as novidades do Android 11 e visite o site do desenvolvedor para ver os detalhes sobre o cronograma , como testar e como dar feedback .
Inovação útil
Experiências 5G
O 5G permite que mais usuários do mundo todo tenham velocidades consistentemente maiores e níveis mais baixos de latência. Com essa tecnologia, é possível ampliar as experiências de apps Wi-Fi, como streaming de vídeos em 4K ou carregamento de recursos de jogos de alta resolução, para usuários de dispositivos móveis. Além disso, você pode criar novas experiências projetadas especificamente para 5G. No Android 11, as APIs de conectividade atuais estão passando por melhorias e atualizações para que você possa aproveitar as velocidades aprimoradas do 5G.
API de limitação dinâmica : com essa API, é possível verificar se a conexão é ilimitada . Se esse for o caso, será oferecida maior resolução ou qualidade, o que poderá usar mais dados. A API foi ampliada para incluir redes celulares. Assim, é possível identificar usuários com operadoras que oferecem dados realmente ilimitados durante a conexão com a rede 5G dela.
API de estimador da largura de banda : atualizamos essa API para 5G com o objetivo de facilitar a verificação da largura de banda de downstream/upstream sem a necessidade de consultar a rede ou calcular uma estimativa própria. Caso o modem não ofereça suporte, é feita uma estimativa padrão com base na conexão atual.
Além disso, o 5G possibilita, por exemplo, uma experiência aprimorada durante viagens ao oferecer interações contínuas com o mundo ao seu redor, desde amigos e familiares até parceiros de negócios.
Novos tipos de tela
Os fabricantes de dispositivos continuam inovando e inserindo novos formatos e telas incríveis no mercado. Ampliamos o suporte a essas novidades na plataforma, com APIs que permitem a otimização dos apps.
Telas “pinhole” e “waterfall” : os apps podem gerenciar telas pinhole e waterfall por meio das APIs de corte da tela atuais. Se você quiser, seu app poderá usar a tela waterfall inteira, inclusive as bordas, por meio de uma nova API com encartes que ajudam a gerenciar as interações próximas às bordas.
Pessoas e conversas
A comunicação com amigos e colegas é o item mais importante para muitos usuários de smartphones. No Android 11, apresentamos mudanças que ajudam os desenvolvedores a criar experiências de conversa mais profundas. Algumas delas têm versões anteriores na DP1:
Seção de conversas dedicadas na aba de notificações: os usuários podem encontrar imediatamente conversas contínuas com pessoas nos apps favoritos.
Balões : os balões são uma forma de manter as conversas visíveis e acessíveis durante a realização de várias tarefas no smartphone. Os apps de mensagens e bate-papo precisam usar a API de balões nas notificações para ativar esse recurso no Android 11.
Inserção de imagens nas respostas de notificação : caso seu app seja compatível com o recurso de copiar/colar imagens, você pode permitir que os usuários insiram ativos diretamente nas respostas em linha das notificações para garantir uma comunicação mais eficiente e no próprio app. Como parte da DP1, você verá o suporte à cópia de imagens no Chrome e à colagem de imagens por meio da área de transferência do Gboard.
Os apps de comunicação em tempo real e bilateral precisam usar a API de atalhos de compartilhamento/conversa para fornecer ao Aplicativo Pessoas destinos que serão buscados no smartphone pelo Android e APIs de balão para que o usuário possa continuar conversando quando outros recursos do dispositivo estiverem sendo usados.
API Neural Networks 1.3
A API Neural Networks (NNAPI) foi projetada para executar operações computacionalmente intensivas para aprendizado de máquina em dispositivos Android. No Android 11, aumentamos as operações e controles disponíveis aos desenvolvedores. Nessa versão, adicionamos novas operações e controles de execução para ajudar a otimizar casos de uso comuns:
As APIs de qualidade do serviço são compatíveis com a prioridade e o tempo limite da execução do modelo.
As APIs de domínio da memória reduzem a cópia e a transformação da memória para a execução consecutiva do modelo.
Ampliamos o suporte à quantização e adicionamos a quantização assimétrica de número inteiro assinado . Nela, os números inteiros assinados são usados em vez dos números flutuantes para permitir modelos menores e uma inferência mais rápida.
Confira o código de amostra do NDK para exemplos sobre como usar essas novas APIs.
Acompanhe as próximas atualizações da visualização. Estamos trabalhando com fornecedores de hardware e bibliotecas famosas de aprendizado de máquina, como o TensorFlow, para otimizar e lançar o suporte à NNAPI 1.3.
Privacidade e segurança
Privacidade
A privacidade sempre foi um aspecto central do Android. A cada ano, incluímos novas formas de manter os usuários seguros e aumentar a transparência e o controle. Essas mudanças se tornaram famosas entre os usuários. Por exemplo, no Android 10, adicionamos a opção de permissão “Enquanto o app estiver em uso” (“While app is in use”), que oferece aos usuários um controle mais granular sobre a localização e o acesso ao limite de localização em segundo plano. Até o momento, quando há essa opção, metade dos usuários a selecionam.
No Android 11, nosso foco continua sendo a privacidade do usuário, com novas opções de permissão, atualizações no armazenamento com escopo e muito mais. Teste esses recursos com seus apps agora mesmo e compartilhe sua opinião com nossa equipe.
Permissão única : para os tipos mais confidenciais de dados (tanto de localização quanto do microfone e da câmera do dispositivo), os usuários podem conceder acesso temporário por meio de uma permissão única. Com essa permissão, os apps podem acessar os dados até que o usuário saia do app. Para o próximo acesso, será necessário solicitar novamente a permissão. Confira mais informações aqui .
Caixa de diálogo de permissão única no Android 11.
Armazenamento com escopo : continuamos trabalhando para proteger melhor os dados dos apps e dos usuários no armazenamento externo. Além disso, fizemos melhorias para ajudar os desenvolvedores a migrar com maior facilidade. Queremos aproveitar a oportunidade para agradecer a todas as pessoas da comunidade Android que enviaram feedback útil e ajudaram a melhorar a plataforma. Essa versão de visualização inclui várias melhorias, como o acesso ao caminho do arquivo bruto de ativação para mídia, a atualização de DocumentsUI e as operações de edição em lote no MediaStore. Além dessas mudanças técnicas, com base nas suas informações, estamos oferecendo mais tempo para que a migração seja feita. As alterações serão efetuadas nos apps quando eles forem direcionados ao Android 11. Leia mais aqui e confira outras melhorias nas próximas atualizações.
Além dessas mudanças na plataforma, os usuários informaram que desejam mais proteção em versões anteriores do Android e mais transparência sobre como os apps usam os dados. Por isso, atualizamos a Política do Google Play para garantir que os apps solicitem permissões de localização apenas quando realmente necessário. Leia mais
Segurança
Focamos em aumentar o nível de segurança em cada versão do Android, seja ampliando a oferta de atualizações mensais de segurança a um número maior de dispositivos ou desenvolvendo mais proteções para a plataforma mais recente. No Android 11, ampliamos as estratégias de defesa profunda para mais áreas da plataforma e adicionamos novos recursos e APIs para os apps.
Biometria : aumentamos o suporte à biometria para atender às necessidades de uma variedade maior de dispositivos. O BiometricPrompt agora é compatível com três tipos de autenticador , com diferentes níveis de granularidade: forte, fraco e por credencial do dispositivo. Também dissociamos o fluxo do BiometricPrompt do ciclo de vida Activity do app para facilitar a integração com várias arquiteturas de apps e melhorar a IU da transação. Todos os apps que usam autenticação biométrica precisam migrar para as APIs do BiometricPrompt, que também estão disponíveis no AndroidX para compatibilidade com versões anteriores do Android.
Aumento da proteção da plataforma : ampliamos o uso de limpadores com base em compiladores dos componentes críticos de segurança, inclusive BoundSan, IntSan, CFI e Shadow-Call Stack. Além disso, ativamos a tagging de ponteiro do heap para apps direcionados ao Android 11 ou versões posteriores com o objetivo de ajudá-los a coletar problemas de memória durante a produção. Esse aumento da proteção pode identificar mais falhas de apps repetíveis/reproduzíveis no código. Portanto, teste seus apps. Usamos o HWAsan para localizar e corrigir diversos erros de memória no sistema. Agora oferecemos imagens do sistema com o HWAsan ativo para ajudar você a identificar esses problemas nos seus apps.
Armazenamento e compartilhamento seguro de dados : agora os apps podem compartilhar de forma fácil e mais segura blobs de dados com outros apps por meio de um BlobstoreManager . O armazenamento de blob é ideal para casos de uso como ao compartilhar modelos de ML entre vários apps para o mesmo usuário.
Credenciais de identidade : o Android 11 adiciona suporte da plataforma para armazenamento e recuperação seguros de documentos de identificação variáveis, como carteiras de habilitação em dispositivos móveis compatíveis com a ISO 18013-5. Em breve teremos mais detalhes sobre esse assunto.
Atualizações e compatibilidade
Atualizações do sistema do Google Play
Desde o Android 10, aumentamos o investimento nas atualizações do sistema do Google Play (Project Mainline) para melhorar a segurança, a privacidade e a consistência em todo o ecossistema. Graças à forte colaboração com fabricantes de dispositivos, progredimos significativamente em direção a essa meta e ampliamos nossa infraestrutura para alcançar uma variedade maior de dispositivos, de forma mais segura e rápida.
No Android 11, adicionamos 12 novos módulos atualizáveis e agora contamos com um total de 22 módulos. Os destaques incluem um módulo de permissões que padroniza o acesso do usuário e do desenvolvedor a controles de privacidade em dispositivos Android, um módulo de servidor de mídia que é parte integrante dos nossos esforços de privacidade em relação ao armazenamento com escopo, além de um módulo da NNAPI (API Neural Networks) que otimiza o desempenho e garante APIs consistentes entre dispositivos. Para saber mais sobre as atualizações do sistema do Google Play, confira a postagem do blog sobre o Project Mainline .
Compatibilidade do app
Também estamos trabalhando para agilizar e simplificar as atualizações priorizando a compatibilidade do app à medida que lançamos novas versões da plataforma. No Android 11, adicionamos novos processos, ferramentas para desenvolvedores e marcos de versão para diminuir o impacto das atualizações da plataforma.
Diminuição do impacto das mudanças de comportamento : embora as alterações implementadas no Android possam tornar o SO mais útil e seguro, além de melhorar o desempenho, algumas alterações podem afetar os apps dos desenvolvedores. Ao criarmos o Android 11, fizemos um esforço consciente para diminuir as mudanças comportamentais que poderiam afetar os apps. Para isso, analisamos atentamente o impacto e fizemos a ativação, sempre que possível, até você definir o targetSdkVersion como “R” no seu app. Esperamos que assim os desenvolvedores tenham mais controle e o número de apps criados para uso no Android 11 aumente.
Teste e depuração facilitados : para ajudar você a testar a compatibilidade, muitas mudanças importantes são alternáveis. Ou seja, é possível forçar a ativação ou desativação das alterações individualmente nas “Opções do desenvolvedor” ou por meio do adb. Com essa mudança, não é mais necessário alterar o targetSdkVersion ou recompilar o app para testes básicos. Confira aqui os detalhes .
Botões de alternância da compatibilidade de apps nas “Opções do desenvolvedor”.
Listas cinza atualizadas : atualizamos as listas de interfaces externas ao SDK restritas e, como sempre, o feedback e as solicitações por APIs públicas equivalentes são bem-vindos.
Carregador de recursos dinâmico : como parte da migração das interfaces externas ao SDK, os desenvolvedores solicitaram uma API pública para carregar dinamicamente recursos e ativos no ambiente de execução. Adicionamos uma biblioteca de carregamento de recursos ao Android 11 e agradecemos aos desenvolvedores que nos enviaram essas informações.
Novo marco na estabilidade da plataforma : os desenvolvedores também disseram que a preparação para a compatibilidade antecipada de apps sem uma data específica para as mudanças finais era um desafio. Por isso, no Android 11, adicionamos um novo marco de versão chamado “Estabilidade da plataforma”, que está previsto para o começo de junho. Esse marco inclui não apenas as APIs SDK/NDK finais, mas também as APIs internas finais e os comportamentos do sistema que podem afetar os apps. Esperamos que você possa usar esse novo marco para planejar seu desenvolvimento e teste final. Confira aqui mais informações sobre o cronograma da versão.
Aperfeiçoamento e qualidade
Conectividade
Melhorias do serviço de identificação de chamadas : os apps identificadores de chamada agora podem fazer mais para ajudar os usuários. Os apps podem receber o status de verificação STIR/SHAKEN da chamada recebida como parte dos detalhes. Além disso, é possível personalizar uma tela após a chamada exibida pelo sistema para permitir que os usuários realizem ações como marcar a ligação como spam ou adicioná-la aos contatos.
Melhorias da API de sugestão de Wi-Fi : ampliamos a API de sugestão de Wi-Fi para oferecer aos apps de gerenciamento de conectividade maior capacidade de administrar as próprias redes. Por exemplo, eles podem forçar uma desconexão por meio da remoção da sugestão de rede, gerenciar redes Passpoint, receber mais informações sobre a qualidade das redes conectadas e outras alterações de gerenciamento.
Melhorias do Passpoint : o Android agora reforça e notifica sobre a data de validade de um perfil Passpoint, é compatível com a especificação do nome comum no perfil e permite CAs particulares autoassinadas para perfis Passpoint R1. Agora os apps de conectividade podem usar a API de sugestão de Wi-Fi para gerenciar redes Passpoint.
Melhorias de imagem e câmera
Drawables animados HEIF : agora a API ImageDecoder permite a decodificação e renderização de animações de sequência de imagens armazenadas em arquivos HEIF. Assim, é possível usar recursos de alta qualidade e diminuir o impacto nos dados da rede e no tamanho do apk. As sequências de imagens HEIF podem oferecer reduções drásticas no tamanho do arquivo em comparação com os GIFs animados . Para exibir sequências de imagens HEIF nos apps, os desenvolvedores precisam chamar decodeDrawable com uma origem HEIF. Caso a origem tenha uma sequência de imagens, um AnimatedImageDrawable será retornado.
Decodificador de imagens nativo : com as novas APIs do NDK , os apps podem decodificar e codificar imagens (como JPEG, PNG e WebP) de código nativo para gráficos ou pós-processamento, mantendo um APK menor, desde que não seja necessário empacotar uma biblioteca externa. O decodificador nativo também aproveita o processo do Android para atualizações contínuas de segurança da plataforma. Veja exemplos no código de amostra do NDK .
Desativar o som durante a captura com a câmera : agora os apps podem usar novas APIs para silenciar a vibração de toques, alarmes ou notificações enquanto a sessão estiver ativa.
Modos bokeh : os apps podem usar tags de metadados para ativar modos bokeh em solicitações de captura com a câmera em dispositivos compatíveis. Um modo de imagem estática oferece maior qualidade de captura. Já um modo contínuo garante que a captura acompanhe a saída do sensor, como na captura de vídeo.
Latência baixa
Decodificação de vídeo com baixa latência no MediaCodec : a baixa latência é essencial para apps e serviços de stream de vídeo em tempo real como o Stadia . Os codecs de vídeo compatíveis com a reprodução de baixa latência retornam o primeiro frame do stream o mais rápido possível após o início da decodificação. Os apps podem usar as novas APIs para verificar e configurar a reprodução de baixa latência para um codec específico.
Modo HDMI com baixa latência : os apps podem usar as novas APIs para verificar e solicitar o modo automático de baixa latência (também conhecido como modo de jogo) em telas externas e TVs. Nesse modo, a tela ou TV desativa o pós-processamento gráfico para diminuir a latência.
Primeiros passos com o Android 11
A Visualização do desenvolvedor tem tudo o que você precisa para experimentar os recursos do Android 11, testar seus apps e nos enviar seu feedback . Para começar, faça download e atualize uma imagem do sistema em um dispositivo Pixel 2 / 2 XL , Pixel 3 / 3 XL , Pixel 3a / 3a XL ou Pixel 4 / 4 XL . Além disso, você pode configurar o Android Emulator no Android Studio. O Android Emulator que executa as imagens do sistema do Android 11 inclui suporte experimental para executar o código do app binário ARM de 32 e 64 bits diretamente nas imagens do sistema do Android Emulator x86 de 64 bits. Por fim, para testes mais amplos, as imagens GSI também estão disponíveis.
Em seguida, atualize o ambiente do Android Studio com o SDK e as ferramentas de visualização do Android 11. Isso pode ser feito no Android Studio. Confira os detalhes completos no guia de configuração . Para aproveitar os últimos recursos do Android Studio, recomendamos a instalação da versão mais recente do Android Studio no canal canary .
Após a configuração, você pode fazer o seguinte:
Teste os novos recursos e APIs : seu feedback é essencial durante a parte inicial da Visualização do desenvolvedor. Buscamos ativamente suas opiniões sobre as novas APIs, enquanto ainda há tempo para fazer alterações. Para saber mais sobre as novidades, confira a visão geral da API , a consulta da API e o relatório de diferenças . Lembre-se de nos enviar o feedback e as solicitações o quanto antes.
Teste a compatibilidade do seu app atual : o objetivo disso é saber se o app é afetado pelas mudanças de comportamento padrão no Android 11. Basta instalar o app publicado em um dispositivo ou emulador e testar todos os fluxos. Se você encontrar problemas, recomendamos que atualize o app em breve.
Teste seu app com alterações de ativação : como ocorreu nas versões anteriores, o Android 11 tem alterações comportamentais de ativação que só afetam o app quando ele é direcionado à nova plataforma. É de extrema importância entender e avaliar essas mudanças com antecedência. Para facilitar a avaliação do impacto, agora é possível alternar a ativação e a desativação das mudanças de forma individual . À medida que você faz os testes, informe à nossa equipe como essas alterações estão funcionando no seu app.
Para mais informações, visite o site do Android 11 . Você encontrará uma visão geral sobre as novidades da versão, detalhes sobre as mudanças de comportamento, guias de configuração e migração, notas da versão, canais de feedback e muito mais.
Atualizações da visualização
Queremos atualizar regularmente as imagens de sistema e o SDK da visualização no ciclo de lançamento do Android 11. Essa visualização inicial é só para desenvolvedores e não é voltada ao uso diário ou pelo consumidor. Por isso, ela está disponível apenas por meio de download manual e flash . Aqui estão os downloads e as instruções .
Quando estivermos mais perto de um produto final, convidaremos consumidores para que também experimentem o Android P e abriremos as inscrições por meio do Android Beta. Acompanhe sempre o blog para saber todos os detalhes. Por enquanto, vale lembrar que o Android Beta ainda não está disponível para o Android 11 .
Não deixe de conceder seu feedback.
Como sempre, é essencial sabermos o que você pensa, envie sua opinião . Quanto antes tivermos seu feedback, mais útil ele será. Devido aos cronogramas, priorizamos a informações recebidas no decorrer das próximas semanas. Se encontrar problemas, informe aqui .
4 comentários :
Thanks for sharing, download the latest modded apk games apps for free at https://apkmouse.com
I finally understand this thanks to you. Official Ehsaas Program 8171 Guidelines Great work!
Melon Playground allows you to create crazy experiments that are both fun and educational. The best way to learn is through play!
Sprunki Phase 2 brings the absurdity of the original game to a whole new level — this sequel is louder, crazier, and more outrageous, with new levels, wild mechanics, and a sense of humor that refuses to take itself seriously.
Postar um comentário