Sete dicas para ajudar você a manter o envolvimento dos jogadores e impulsionar a receita O Brasil é uma das economias mais fortes da América Latina e, com mais de 200 milhões de cidadãos, também é um do países mais populosos.
Neste post, apresentaremos algumas dicas para você entrar no mercado de jogos dinâmico do Brasil. Quão dinâmico é o mercado? De acordo com o Newzoo , existem quase 80 milhões de jogadores no Brasil, que gastaram US$ 1,5 bilhão em 2018 com dispositivos móveis, e esse número vem crescendo mais rapidamente. Isso faz do Brasil o 13º maior mercado de jogos do mundo.
Uma pesquisa com consumidores do Google constatou que em 2018 83% dos brasileiros relataram jogar um jogo no dispositivo móvel algumas vezes por semana. A pesquisa também revelou que os jogadores brasileiros têm uma atitude muito positiva em relação aos jogos: eles não os percebem como uma distração, mas algo que agrega valor à vida dos jogadores. Essa combinação de crescimento do mercado e atitudes dos jogadores significa um grande potencial para desenvolvedores de jogos no Brasil. No entanto, a monetização de jogos para dispositivos móveis ainda é imatura.
Em 2018, a equipe do Google Play encomendou pesquisas envolvendo mais de 200 consumidores brasileiros conectados. O Google também realizou uma pesquisa com consumidores com 3 mil entrevistados. Usando as descobertas desta pesquisa, a equipe do Google Play identificou sete ações para você adaptar seus jogos e mensagens, aumentando a probabilidade de alcançar o sucesso no Brasil.
Os dados do Google Play mostram que os gêneros de jogos mais populares no Brasil em termos de receita são ação, estratégia, dramatização e gêneros casuais. Dentre essa seleção, há um crescimento da popularidade de gêneros multijogador em tempo real estão, assim como em jogos mais casuais com meta-recursos, como guildas, ligas e elementos narrativos.
Dica 1: juntos separados, separados juntos No Brasil, as conexões sociais são extremamente importantes, e os jogos podem ser um caminho para essa interação, seja por meio de jogos multijogador massivos on-line ou pela conversa sobre diferentes títulos. Curiosamente, 38% das pessoas pesquisadas gastaram dinheiro em títulos para dispositivos móveis que podem ser jogados com amigos e familiares ou sobre ou para conversar sobre eles com outras pessoas. Ao contrário de muitos mercados maduros, 28% dos brasileiros se reúnem no mesmo espaço físico para jogar o mesmo título, cada um no próprio dispositivo.
Avalie como você pode modificar seu jogo e aumentar sua comunidade para aprimorar essas experiências sociais.
Dica 2: conectar para desconectar Embora o Brasil tenha uma tradição coletivista, a cultura do país vem se tornando mais focada nas necessidades e desejos individuais. Por isso, decisões sobre lazer são cada vez mais vistas como uma escolha pessoal, e momentos de desconexão individual são essenciais. A pesquisa do consumidor do Google sugeriu que 87% dos jogadores veem os jogos para dispositivos móveis como uma maneira de se desconectar do trabalho ou de estresses da vida pessoal.
Para aproveitar esse sentimento, principalmente em jogos casuais, enfatize o tema do bem-estar emocional como parte da sua promoção: foco no humor, desconexão, liberação de estresse e reenergização.
Dica 3: Eu mesmo e eu O interesse pela personalização está ganhando força no Brasil, ao contrário de outros mercados, como o Japão, onde esse perfil de consumo já é popular há um tempo. Os jogadores estão buscando novas maneiras de se sentirem únicos, personalizando o jogo para expressar quem são. A recente pesquisa de consumidor do Google constatou que 38% das pessoas usaram compras no app para personalizar a experiência. A capacidade dos jogadores de dar aos personagens e cenários de jogo uma aparência e sensação distintas é vista como um presente e um investimento duradouro que as pessoas estão dispostas a fazer.
Considere aprimorar suas opções de personalização com recursos que refletem os gostos brasileiros. Além disso, enfatize a personalização no marketing e nas comunicações do seu jogo e faça com que as pessoas se sintam valorizadas com conteúdo especial.
Dica 4: hora do jogo Muitos brasileiros têm um cronograma para jogar em dispositivos móveis. Em particular, ele planejam o que vão jogar no dia seguinte antes de irem para a cama e alinham conquistas para acordar como um estímulo matinal.
O uso de notificações oportunas, que reforça o horário dos jogo dos usuários, demonstrou impulsionar o engajamento e os gastos.
Dica 5: jogabilidade do sistema Menos renda disponível e uma economia em recuperação significa que, para muitos brasileiros, o dinheiro é limitado, levando à sensibilidade dos preços. De acordo com a pesquisa do consumidor do Google, 62% dos brasileiros pensaram em gastar dinheiro em jogos premium ou em compras no jogo, mas consideraram o custo muito alto e decidiram concluir a transação.
Os brasileiros adoram fazer uma compra inteligente e esclarecida: 30% dos consumidores que responderam à pesquisa destacaram a importância de obter uma promoção/oferta em um jogo para dispositivos móveis.
Localize seus preços para corresponder à realidade brasileira e torne-os bens tangíveis, como uma lata de refrigerante ou uma xícara de café. Isso permitirá que os usuários avaliem melhor o custo benefício na hora de comprar seus produtos. Considere verificar os preços a cada atualização do app para garantir que você esteja dando as melhores informações aos clientes em potencial. Além disso, procure criar ofertas inovadoras para atrair jogadores, como promoções por tempo limitado, para os “primeiros 100 jogadores” e oportunidades semelhantes.
Dica 6: Mania de tutoriais Segundo a Newzoo, 59% da população on-line do Brasil assiste a conteúdo de vídeo de jogos. O Google também descobriu que os jogadores brasileiros de dispositivos móveis se envolvem com o YouTube, fóruns e outros canais, para melhorar a jogabilidade, e investem tempo significativo nisso. O Brasil sempre esteve entre os países que passam mais tempo assistindo aos vídeos do YouTube, e muito do que eles assistem é conteúdo local.
Aproveite esse comportamento, vinculando conteúdo do YouTube sobre seu jogo, criando tutoriais e fazendo parceria com criadores locais para promover o envolvimento. Criar um tutorial em vídeo mostrando aos jogadores como aproveitar ao máximo os produtos adquiridos pode ser muito vantajoso. Esse tutorial pode ajudar a combater o medo de remorso do comprador ou a tomada de uma decisão errada, a principal barreira aos gastos mencionados por todos os consumidores em nossa pesquisa.
Dica 7: quanto menor, melhor Segundo dados internos do Google, mais de 40% dos dispositivos na América Latina têm menos de 1 GB de armazenamento gratuito. Essa falta de espaço significa que os jogadores nem sempre podem fazer o download de um jogo por impulso, já que precisam considerar a quantidade de memória que será ocupada nos telefones. Na pesquisa do Google, 36% consideraram comprar um jogo premium, não tinham muito armazenamento gratuito no telefone e eram menos propensos a pagar por isso.
Mantenha seu APK pequeno para facilitar a vida dos usuários. O Google Play possui ferramentas, como os pacotes de apps e a Dynamic Delivery , que podem ajudar a reduzir o tamanho do APK.
Conclusão Apesar de a monetização de jogos para dispositivos móveis estar em estágio inicial, os brasileiros estão dispostos a pagar por conteúdo digital como Netflix e Spotify. Em 2016, uma pesquisa da RBC Capital Markets relatou que 57% dos usuários brasileiros pesquisados eram assinantes da Netflix. Isso indica que há uma oportunidade significativa para os desenvolvedores de jogos no Brasil, desde que se adaptem ao mercado.
Felizmente, essas sete dicas forneceram uma visão geral mais aprimorada do mercado e algumas orientações sobre como alcançar o sucesso com seus jogos no Brasil. Por fim, lembre-se de continuar fazendo testes, já que as necessidades e aspirações dos seus jogadores sempre estarão mudando.
Para ver mais informações sobre as oportunidades no mercado brasileiro, consulte o tópico Pense com o Market Finder do Google .
Fonte: Pesquisa do consumidor do Google, dezembro de 2018
O que você acha? Você pensa em lançar jogos no Brasil? Comente abaixo ou poste um tweet usando a hashtag #AskPlayDev . Você receberá uma resposta do nosso perfil @GooglePlayDev , onde compartilhamos regularmente notícias e dicas sobre como ter sucesso no Google Play.
5 comentários :
If you are stuck with your online management assignment then in this case you can opt for our Marketing Assignment help. we provide the best assignment online assignment help.
We also provide Business Marketing Assignment help. for students across the globe.
for more information contact us +16692714848
I like this web site so much, bookmarked. “To hold a pen is to be at war.” by Francois Marie Arouet Voltaire.
Whatsapp extention& Watch movies streaming online free
Há muito tempo que procuro um jogo interessante para poder jogar. Eu encontrei FootballTeam. Este é um gerente de futebol online. O jogo é muito interessante e eu realmente recomendo que você jogue.
Thank you for this insightful post! Brazil's gaming market indeed offers immense potential, with its huge and passionate gamer base, making it a promising avenue for businesses and developers alike. As the 13th largest gaming market, it’s incredible to see how rapidly it’s expanding. For those looking to dive into this vibrant scene, platforms like Watch Live Football Matches on Magis TV make it even more compelling, allowing users to access live football matches and other exciting content alongside gaming. With the right strategy, businesses can effectively engage Brazil’s diverse and growing audience.
Postar um comentário