Postado pela Equipe do Flutter
Hoje é um dia importante para a biblioteca do Flutter , que evoluiu do foco em dispositivos móveis para incorporar um conjunto mais amplo de dispositivos e formatos. Lançamos no I/O nossa primeira visualização técnica do Flutter para a Web , além de anunciar que o Flutter é a tecnologia por trás da plataforma de Smart Display do Google, que inclui o Google Home Hub, e apresentar nossos primeiros passos em direção à compatibilidade com aplicativos para computadores com o Chrome OS.
De dispositivos móveis a várias plataformas
Por muito tempo, a missão da equipe do Flutter foi criar a melhor biblioteca de desenvolvimento de apps para dispositivos móveis iOS e Android. Acreditamos que está na hora de fazer melhorias no processo de desenvolvimento para dispositivos móveis, já que os desenvolvedores de hoje são obrigados a escolher entre criar o mesmo aplicativo duas vezes para atender às duas plataformas ou fazer concessões para usar bibliotecas que funcionem em ambas. O Flutter oferece o melhor dos dois mundos ao permitir o uso de uma única base de código para oferecer experiências bonitas, rápidas e sob medida com alta produtividade para desenvolvedores de ambas as plataformas. Além disso, nossas primeiras iniciativas se transformaram em um dos projetos de código aberto mais conhecidos .
Quando estávamos chegando perto da versão 1.0 no ano passado , começamos a fazer testes para estender o escopo do Flutter a outras plataformas. Essa demanda surgiu das equipes internas no Google, que estão usando o Flutter cada vez mais, e do potencial latente da plataforma Dart para oferecer experiências portáteis. Em especial, uma equipe pequena que já estava criando uma biblioteca da Web de uso interno para Dart começou um projeto exploratório (codinome “Hummingbird”) para avaliar os méritos técnicos de fazer a portabilidade do mecanismo do Flutter para oferecer compatibilidade com a Web baseada em padrões.
Os resultados desse projeto foram incríveis, em grande parte graças ao rápido progresso nos navegadores da Web como Chrome, Firefox e Safari. Em geral, eles se saíram muito bem com animação, texto e gráficos acelerados por hardware, além da execução rápida do JavaScript. Poucos meses após o início do projeto, as versões básicas da biblioteca central do Flutter já estavam funcionando. Logo depois, executamos demonstrações em navegadores para dispositivos móveis e computadores. Além da trajetória de sucesso do Dart na compilação para a Web, isso mostrou que também podíamos levar a biblioteca e os aplicativos do Flutter para a Web.
Ao mesmo tempo, o projeto central do Flutter está avançando na compatibilidade com aplicativos para computadores, com paradigmas de entrada como teclado e mouse, redimensionamento de janelas e ferramentas para desenvolvimento de aplicativos Chrome OS. O trabalho exploratório que fizemos para incorporar o Flutter a aplicativos para computadores com Windows, Mac e Linux também faz parte do mecanismo central do Flutter.
Uma biblioteca de IU portátil para todas as telas
Do ponto de vista dos negócios, uma biblioteca de IU portátil e de alto desempenho que permite oferecer experiências bonitas e sob medida a uma ampla variedade de formatos com uma única base de código tem muito potencial.
Para as startups, a capacidade de alcançar usuários em dispositivos móveis, na Web ou em computadores com o mesmo aplicativo permite atingir todo o público-alvo desde o primeiro dia, em vez de enfrentar obstáculos causados por questões técnicas. Especialmente para organizações maiores, a capacidade de oferecer a mesma experiência para todos os usuários com uma única base de código reduz a complexidade e o custo de desenvolvimento, além de permitir que a equipe se concentre em melhorar a qualidade dessa experiência.
Depois da compatibilidade com apps para dispositivos móveis, computadores e da Web, nossa missão vai além: queremos criar a melhor plataforma para desenvolver experiências incríveis em qualquer tela .
Flutter para a Web
Esta semana, lançaremos a primeira visualização técnica do Flutter para a Web . Embora essa tecnologia ainda esteja em desenvolvimento, estamos prontos para que os usuários iniciais façam testes e nos deem feedback. Nossa visão inicial para o Flutter na Web não é a de uma substituição geral das experiências de documento para que o HTML foi otimizado. Em vez disso, nosso objetivo é que o Flutter seja uma ótima maneira de criar conteúdo altamente interativo e com gráficos avançados, em que os benefícios de uma biblioteca de IU sofisticada façam bastante diferença.
Para demonstrar o Flutter para a Web, trabalhamos com o New York Times para criar uma demonstração. Além da cobertura de notícias de renome mundial, o New York Times é famoso pelas palavras cruzadas e outros quebra-cabeças. Como os amantes de quebra-cabeças querem jogar no dispositivo que estiverem usando no momento, a equipe de desenvolvimento do jornal viu no Flutter uma possível solução para essas necessidades. A oportunidade de usar o mesmo código para a Web foi uma grande vantagem. No Google I/O, você teve uma prévia do quebra-cabeça KENKEN totalmente reformulado , que é executado com o mesmo código no Android, iOS, Mac, Chrome OS e na Web.
Veja o que Eric von Coelln, diretor executivo de quebra-cabeças do New York Times, disse sobre a experiência do jornal com o Flutter:
“As palavras cruzadas do New York Times têm mais de 400 mil assinaturas independentes e são um ritual diário para muitas pessoas. Além das palavras cruzadas, ampliamos nosso portfólio de quebra-cabeças digitais, que alcança mais de 2 milhões de pessoas por mês.
Já estamos estudando o Flutter como uma possível solução para o desafio de desenvolver com rapidez experiências interessantes e de alta qualidade em dispositivos móveis. Agora, a possibilidade de publicar na Web tornou o Flutter uma opção ainda mais atraente para a implantação rápida em todas as plataformas dos nossos usuários. Este ano, tivemos o prazer de oferecer a eles a atualização do KenKen de um jogo baseado em Flash para uma experiência acessível em várias plataformas.”
Há muito mais o que dizer sobre o Flutter para a Web do que há espaço aqui, então confira o artigo exclusivo sobre o Flutter para a Web no blog do Flutter.
Nesse estágio inicial, estamos ansiosos para receber seu feedback sobre como você gostaria de usar o Flutter para a Web. Esperamos evoluir rapidamente o código, com foco especial no desempenho e na harmonização da base de código com o resto do projeto Flutter.
Flutter para dispositivos móveis
A biblioteca central do Flutter também foi atualizada essa semana, e a versão 1.5 do Flutter já está disponível no nosso canal estável. O Flutter 1.5 inclui centenas de mudanças em resposta ao feedback dos desenvolvedores, incluindo atualizações para os novos requisitos de SDK iOS da App Store, atualizações aos widgets para iOS e Material, compatibilidade com o mecanismo para novos tipos de dispositivos e Dart 2.3 com novos recursos de linguagem de IU como código .
Conforme a própria biblioteca amadurece, estamos investindo na ampliação do ecossistema compatível. O modelo de arquitetura do Flutter sempre priorizou uma pequena biblioteca central, complementada por um grande conjunto de pacotes. Nos últimos meses, o Google contribuiu com pacotes de qualidade de produção para visualizações da Web, Google Maps e Firebase ML Vision e, nesta semana, adicionaremos o suporte inicial para pagamentos no aplicativo . Com mais de 2 mil pacotes de código aberto disponíveis para o Flutter, há opções para a maioria dos cenários.
Um projeto especialmente interessante que anunciaremos nesta semana no I/O é o ML Kit Custom Image Classifier . Criado usando o Flutter e Firebase, ele oferece um fluxo de trabalho baseado em aplicativo que é fácil de usar para criar modelos de classificação de imagem personalizados. É possível coletar dados de treinamento usando a câmera do smartphone, convidar outras pessoas para contribuir com seus conjuntos de dados, acionar o treinamento de modelos e usar modelos treinados — tudo no mesmo aplicativo.
O Flutter continua a crescer em popularidade e adoção. Uma lista cada vez maior de clientes exigentes , incluindo eBay, Sonos, Square, Capital One, Alibaba e Tencent, estão desenvolvendo aplicativos com o Flutter. E eles estão se divertindo. Veja o que Larry McKenzie, desenvolvedor sênior do eBay, disse sobre o Flutter:
“O Flutter é rápido. Recursos que antigamente levávamos vários dias para implementar podem ficar prontos em um dia. Vários problemas que demoravam a ser resolvidos simplesmente não existem mais. Agora nossa equipe pode se concentrar em criar experiências do usuário mais sofisticadas e oferecer recursos. Com o Flutter, podemos superar as expectativas.”
De modo mais amplo, o LinkedIn recentemente conduziu um estudo que mostrou que o conhecimento do Flutter é a habilidade com crescimento mais rápido entre os engenheiros de software , com base nos membros do site que a incluíram no perfil nos últimos 12 meses. Na pesquisa com desenvolvedores do StackOverflow em 2019, o Flutter foi listado como uma das bibliotecas de desenvolvimento favoritas .
Flutter para computadores
O Flutter também está sendo usado em computadores. Por alguns meses, trabalhamos na versão para computadores como um projeto experimental . Agora ela está sendo incorporada ao mecanismo do Flutter, com a integração direta ao repositório principal. Embora esses destinos ainda não estejam prontos para produção, publicamos instruções antecipadas sobre como desenvolver aplicativos do Flutter para Mac, Windows e Linux .
Outra plataforma do Flutter que cresce rapidamente é o Chrome OS, com milhões de Chromebooks vendidos a cada ano, especialmente no setor de educação. O Chrome OS é um ambiente perfeito para o Flutter, tanto para a execução de aplicativos quanto como uma plataforma para desenvolvedores, já que ele é compatível com a execução de aplicativos Android e Linux. Com o Chrome OS, é possível usar o Visual Studio Code ou o Android Studio para desenvolver um aplicativo do Flutter que pode ser testado e executado localmente no mesmo dispositivo, sem precisar de um emulador. Também é possível publicar aplicativos do Flutter para Chrome OS na Play Store, onde milhões de outras pessoas poderão aproveitar sua criação.
Flutter para dispositivos incorporados
Como exemplo final da portabilidade do Flutter, o oferecemos incorporado a outros dispositivos. Recentemente publicamos exemplos que demonstram o Flutter em execução diretamente em dispositivos de escala menor, como o Raspberry Pi, e oferecemos uma API de incorporação para o Flutter que permite que ele seja usado em cenários como em casa, no carro e outros.
Talvez uma das plataformas incorporadas de maior alcance em que o Flutter já está em uso é o sistema operacional de Smart Display que está por trás de serviços como o Google Home Hub.
No Google, alguns recursos de criação própria para a plataforma Smart Display já contam com o Flutter. Além disso, a equipe do Assistente continua ampliando o portfólio de recursos criados com o Flutter para o Smart Display nos próximos meses. O objetivo neste ano é usar o Flutter na IU geral do sistema.
Outros recursos
Muitos desenvolvedores nos perguntam como eles podem dar os primeiros passos com o Flutter. Temos o prazer de anunciar um novo curso de treinamento abrangente sobre o Flutter , criado pelo The App Brewery , responsável pelo curso de treinamento em iOS de maior classificação na Udemy. O novo curso tem mais de 30 horas de conteúdo sobre o Flutter, incluindo vídeos, demonstrações e laboratórios. Além disso, com o patrocínio do Google, eles estão anunciando hoje um desconto por tempo limitado para esse curso, do preço original de US$ 199 por apenas US$ 10.
Muitos desenvolvedores estão criando aplicativos inspiradores com o Flutter. Na preparação para o Google I/O, fizemos um concurso chamado Flutter Create para estimular desenvolvedores a ver o que eles poderiam criar com o Flutter usando 5 KB ou menos de código Dart. Recebemos mais de 750 propostas únicas do mundo todo, com alguns exemplos incríveis que foram além do que imaginávamos com um tamanho tão pequeno.
VIDEO
Hoje, anunciamos os vencedores. Confira quem ganhou em flutter.dev/create . Parabéns ao vencedor geral, Zebiao Hu, que ganhou um iMac Pro totalmente equipado, avaliado em mais de US$ 10 mil!
O Flutter não é mais uma biblioteca para dispositivos móveis, e sim para várias plataformas , e pode ajudar você a alcançar os usuários onde eles estiverem. Não vemos a hora de ver o que você consegue criar com o Flutter na Web, em computadores, dispositivos móveis e em outras plataformas.
3 comentários :
I am sure that this info will help you to get SMS Trackers. I had such experience so I know what I am talking about
Your content is always helpful. I really appreciate it! What is Ehsaas Program 8171?
É incrível observar como o Flutter vem transformando o desenvolvimento de aplicativos multiplataforma, permitindo criar experiências fluidas e responsivas em dispositivos móveis, Web, computadores e Smart TVs. Essa flexibilidade tem impulsionado não apenas startups, mas também plataformas de streaming e entretenimento que buscam entregar uma navegação rápida, design otimizado e escalabilidade para milhões de usuários.
Um ótimo exemplo dessa tendência é o avanço de plataformas modernas de conteúdo sob demanda, como magistva.com, que priorizam desempenho e acessibilidade em diferentes telas do Android ao Chrome OS. Essa integração perfeita entre tecnologia e experiência do usuário mostra como soluções como o Flutter podem potencializar a forma como consumimos mídia digital hoje.”
Postar um comentário