Como incorporar Kotlin a um aplicativo grande
Ilustração de Virginia Poltrack
Uma das perguntas mais frequentes que recebo de desenvolvedores em conferências é: “Qual é o melhor jeito de adicionar Kotlin a um aplicativo para Android existente?” Se você trabalha em uma equipe com mais de cinco pessoas, adotar uma nova linguagem pode ser complicado. Com o tempo, minha resposta foi ficando cada vez mais longa, e eu a ajustei com base em minhas experiências pessoais ao adicionar a linguagem Kotlin a projetos existentes e ao trocar ideias, tanto com colegas do Google como da comunidade externa de desenvolvedores, sobre suas experiências.
Criamos um guia para ajudá-lo a introduzir Kotlin a projetos existentes em equipes maiores. Muitas equipes do Google já usaram essas técnicas, incluindo a equipe de Relações com o desenvolvedor do Android. Dois exemplos conhecidos são o aplicativo Google I/O 2018 , que foi reescrito completamente em Kotlin, e o Plaid , que mistura Java e Kotlin.
Como adicionar Kotlin a um aplicativo
Indicar um responsável por Kotlin
Indique uma pessoa da sua equipe para ser o especialista em Kotlin e orientar o restante da equipe. Geralmente, essa pessoa é aquela que demonstra o maior interesse em usar a linguagem Kotlin. Na verdade, pode até mesmo ser você, já que você está lendo este artigo. Essa pessoa deve se concentrar em aprender o máximo possível sobre a linguagem Kotlin e pesquisar sobre ideias de como incorporá-la da melhor maneira ao aplicativo existente. Ela deve compartilhar proativamente seu conhecimento sobre Kotlin e se tornar referência para tirar as dúvidas da equipe sobre a linguagem. Além disso, ela deve participar das revisões de código em Java e Kotlin para garantir que as mudanças sigam as convenções da linguagem Kotlin e facilitar a interoperabilidade entre linguagens (como as anotações de anulabilidade).
Aprender os princípios básicos
Enquanto o especialista em Kotlin se aprofunda nessa linguagem, o restante da equipe deve desenvolver um conhecimento básico sobre ela. Se a equipe estiver apenas começando a usar Kotlin, há muitos recursos que podem ser usados para aprender a linguagem e saber como ela interage com o Android. Recomendo começar com o Kotlin Koans , uma série de exercícios rápidos que oferecem um tour dos recursos da linguagem. No meu caso, esse foi um jeito divertido de aprender Kotlin.
O site oficial da Kotlin (kotlinlang.org ) oferece documentos de referência para trabalhar com a biblioteca padrão de Kotlin e tutoriais passo a passo para realizar tarefas diferentes em Kotlin. O site de Desenvolvedores Android também oferece vários recursos para trabalhar com Kotlin no Android.
Criar um grupo de estudos
Quando a equipe estiver familiarizada com os princípios básicos de escrita em Kotlin, será uma boa hora para criar um grupo de estudos. A linguagem Kotlin está evoluindo rapidamente com muitos recursos novos no canal, como Coroutines e Multiplatform . Discussões frequentes em grupo ajudam você a entender os novos recursos da linguagem e reforçam as práticas recomendadas de Kotlin na sua empresa.
Testes de escrita em Kotlin
Muitas equipes perceberam que os testes de escrita em Kotlin são um ótimo jeito de começar a usar essa linguagem nos seus projetos, já que esses testes não afetam o código da produção e não estão agrupados no pacote do aplicativo.
Sua equipe pode escrever novos testes ou converter testes existentes para Kotlin. Os testes são úteis para verificar regressões do código e oferecem um nível de confiança ao refatorar o código. Eles serão especialmente úteis ao converter códigos existentes em Java para Kotlin.
Escrever um código novo em Kotlin
Antes de converter o código existente em Java para Kotlin, adicione pequenas partes do código em Kotlin à base de código do seu aplicativo. Comece com uma pequena classe ou uma função auxiliar de nível superior e não deixe de acrescentar anotações relevantes ao código Kotlin para garantir a interoperabilidade correta do código Java.
Analise o impacto no tamanho do APK e no desempenho da compilação
Adicionar Kotlin ao seu aplicativo pode aumentar o tamanho do APK e os tempos da compilação. Sugerimos usar o Proguard para garantir que os APKs da versão tenham o menor tamanho possível e reduzir o aumento no número de métodos. Após executar o Proguard, o impacto da linguagem Kotlin no tamanho do APK será bem menor, especialmente quando você estiver apenas começando.
Para projetos que usam somente a linguagem Kotlin ou uma mistura de linguagens (aqueles escritos em Java e Kotlin), há um pequeno aumento nos tempos de programação e compilação. No entanto, muitos desenvolvedores acreditam que o aumento de produtividade com a escrita em Kotlin é uma troca que vale a pena. As equipes de Kotlin e Android estão cientes do aumento no tempo de compilação e estão se esforçando continuamente para melhorar essa parte importante do processo de desenvolvimento. Meça e monitore o impacto no desempenho da compilação dos seus projetos.
Atualizar código existente para Kotlin
Quando sua equipe estiver familiarizada com Kotlin, comece a converter seu código existente para essa linguagem.
Uma opção extrema é começar do zero e reescrever todo o aplicativo em Kotlin. Fizemos isso com o aplicativo para Android Google I/O 2018 , mas isso provavelmente não é uma opção para a maioria das equipes, já que elas precisam entregar o software enquanto adotam novas tecnologias. Felizmente, as linguagens Kotlin e Java são completamente interoperáveis, então você pode migrar seu projeto uma classe de cada vez.
Uma abordagem mais realista é usar o conversor de código no Android Studio, que converte o código de um arquivo Java para Kotlin. Além disso, o ambiente de desenvolvimento integrado oferece uma opção para converter para Kotlin qualquer código Java colado da área de transferência em um arquivo Kotlin. O conversor nem sempre produz o Kotlin mais idiomático. Você precisará revisar cada arquivo, mas é um ótimo jeito de economizar tempo e conferir como o Kotlin ficará na sua base de código.
Embora o Java e o Kotlin sejam 100% interoperáveis, eles não têm compatibilidade de código. Não é possível escrever um único arquivo usando Java e Kotlin. Consulte os guias de Kotlin e Android para saber outras dicas para escrever códigos interoperáveis com Java e Kotlin.
Convencer a gerência a adotar Koplin
Após obter um pouco de experiência com Kotlin, talvez você chegue à conclusão de que ela é a linguagem certa para sua equipe. Mesmo assim, ainda será necessário convencer as lideranças da empresa ou partes interessadas a adotar Kotlin, mesmo que essas pessoas não tenham a mesma paixão que você por classes de dados, smart casts e funções de extensão. Como fazer isso? A melhor abordagem dependerá da sua situação específica. Sugerimos abaixo alguns possíveis pontos de discussão com dados que você pode usar para fundamentar seus argumentos.
A equipe é mais produtiva com Kotlin. Mostre dados comparando as médias de linhas de código por arquivo entre Kotlin e Java. É bem comum perceber uma redução de 25% ou mais na quantidade de linhas de código. Menos código para escrever significa menos código para testar e manter, permitindo que a equipe desenvolva novos recursos mais rapidamente. Além disso, você pode monitorar se a sua equipe desenvolveu um novo recurso em Kotlin mais rapidamente em comparação ao desenvolvimento de um recurso semelhante em Java.
Kotlin aumenta a qualidade do aplicativo. O recurso de proteção contra nulos (null-safety) da linguagem Kotlin é bem conhecido, mas existem muitos outros recursos de segurança que ajudam a evitar categorias completas de defeitos nos códigos. Uma ideia do Pinterest é monitorar sua taxa de defeitos em cada módulo do aplicativo durante a migração de Java para Kotlin. A taxa de defeitos deverá diminuir. Assista ao debate do Pinterest sobre isso no vídeo História do desenvolvedor Android . Também há uma pesquisa acadêmica recente para fundamentar esse argumento.
Kotlin deixa sua equipe mais feliz. Felicidade é difícil de quantificar, mas você pode encontrar uma maneira de mostrar à gerência a animação da sua equipe com o uso da linguagem Kotlin. Kotlin é a segunda linguagem de programação favorita dos desenvolvedores de acordo com a pesquisa StackOverflow 2018 .
O setor está adotando Kotlin. Vinte e seis por cento dos mil aplicativos para Android mais populares na Play Store já usam Kotlin. Isso inclui pesos pesados, como Twitter, Pinterest, WeChat, American Express e muitos outros. Kotlin também é a segunda linguagem de programação voltada para dispositivos móveis com maior crescimento de acordo com a Redmonk. A Dice também publicou que o número de empregos relacionados ao conhecimento em Kotlin aumentou exponencialmente .
Indo além
Após adquirir alguma experiência prática em adicionar linguagem Kotlin ao seu aplicativo, veja aqui mais dicas para ajudar a incorporar a linguagem em sua rotina diária de desenvolvimento.
Definir convenções de estilo específicas para projetos
Os guias de estilo Kotlin e Android Kotlin apresentam linhas de base para formatação do código Kotlin. Além deles, é uma boa ideia estabelecer convenções e linguagens que funcionem para sua equipe.
Uma estratégia para implementar o estilo unificado de Kotlin é personalizar as configurações de estilo de código do Android Studio. Outra estratégia é usar uma ferramenta de inspeção. Nos projetos Sunflower e Plaid , usamos a ferramenta ktlint para impor estilos de código. O Ktlint oferece ótimos padrões de estilo que seguem os guias de estilo padrão de Kotlin, que também podem ser personalizados de acordo com as necessidades específicas da sua equipe.
Usar somente o necessário
É fácil exagerar com a sintaxe da linguagem Kotlin, dispondo frases em apply, let, use e outros ótimos recursos. Em geral, o melhor é priorizar a fluência em vez de tentar minimizar linhas de código. Por exemplo, no projeto Plaid, determinamos que um bloco apply deveria ter pelo menos duas linhas. Descubra o que funciona para sua equipe e adicione essa prática ao seu guia de estilo.
Explorar amostras de projetos e estudos de caso
A seção de recursos abaixo apresenta amostras de projetos que Googlers migraram para Kotlin, junto com estudos de caso de empresas que adicionaram essa linguagem a seus projetos.
Perguntas frequentes
Novas tecnologias trazem territórios desconhecidos. Veja aqui algumas perguntas que os desenvolvedores que adotaram Kotlin já fizeram, junto com as soluções sugeridas.
Como posso convencer meus colegas engenheiros a adotar uma nova linguagem?
No Google I/O, apresentei várias abordagens de adoção de Kotlin para engenheiros ao lado de Andrey Breslav , o líder de design em linguagem Kotlin. Nós concordamos que a melhor prática é testar algumas implementações de Kotlin com a equipe e depois avaliar se elas funcionam para vocês. Afinal de contas, se houver mais pontos negativos do que positivos, você pode deixar Kotlin para lá, e Andrey diz que, por ele, tudo bem.
Não é difícil aprender Kotlin?
A maioria dos desenvolvedores aprende Kotlin bem rápido. Desenvolvedores experientes em Java podem usar as mesmas ferramentas para desenvolver programações em Java e Kotlin. Desenvolvedores de Ruby e Python encontrarão recursos de linguagem semelhantes na linguagem Kotlin, como o encadeamento de métodos (method chaining).
O Google continuará oferecendo suporte a Kotlin para o desenvolvimento em Android?
Sim! O Google está comprometido em oferecer suporte à linguagem Kotlin.
Conclusão
Espero que este guia inspire você e suas equipes a adicionar Kotlin a seus aplicativos. Embora as etapas possam parecer assustadoras, quase todas as pessoas com quem falei experimentaram uma alegria renovada ao desenvolver software após adotar Kotlin.
Este artigo foi escrito principalmente para os aplicativos para Android, mas seus conceitos também são aplicáveis a projetos baseados em Java, de aplicativos para Android a programações no lado do servidor.
Agradecemos pela leitura e desejamos boa sorte na sua jornada ao adicionar Kotlin ao seu aplicativo!
Continue explorando
A coleção de recursos abaixo tem o objetivo de ajudar você a adotar Kotlin:
— O site oficial da linguagem Kotlin é kotlinlang.org
— Desenvolver aplicativos para Android com Kotlin no developer.android.com
— Guias de estilo e interoperabilidade
— Amostras de código
— Estudos de caso
— Artigos
Agradecimentos: James Lau e Sean McQuillan
Um comentário :
Google AdSense menyediakan cara bagi pemilik situs web untuk mendapatkan uang dari konten online mereka. AdSense bekerja dengan mencocokkan iklan teks dan iklan bergambar dengan situs Anda berdasarkan konten dan pengunjung.
Mendapatkan untung besar dari bermain judi poker online terbilang menarik. Tak banyak kalangan mengetahui bahwa permainan judi online memiliki potensi cukup besar untuk mendatangkan keuntungan. Judi online dan poker online masih dianggap sebagai permainan favorit yang membuat pemainnya mendapatkan keuntungan yang sangat besar.
Sebenarnya ada hal sederhana bisa didapatkan dari permainan judi online bahkan bisa membuat Anda mendapatkan bonus agen poker online. Menjadi agen dalam permainan judi poker online menjadi satu keuntungan tersendiri, maka dari itu sebisa mungkin Anda mengenali hal-hal sederhana yang bisa membuat pemain mendapatkan bonus. Besarnya bonus biasanya cukup besar, sehingga pemain poker online selalu memperhatikan berbagai hal yang saat ini menentukan besarnya bonus sebagai agen poker online.Bergabung lah di situs terbaik dan terpecaya di link bawah ini :
dewa poker
dewa poker
dewa poker
dewa poker
poker 88
ceme
Postar um comentário