Postado por Stephanie Cuthbertson, diretora de gerenciamento de produtos Android

O Android cresceu exponencialmente ao longo dos últimos dez anos. Ao mesmo tempo, vimos nossa comunidade de desenvolvedores se expandir de forma significativa. Em países como China, Índia e Brasil, o número de desenvolvedores que utilizam nosso ambiente de desenvolvimento integrado quase triplicou em apenas dois anos. Com tanto crescimento, nós sentimos uma responsabilidade ainda maior de investir em nossa experiência de desenvolvedor. Orientados por seu feedback, concentramos nossos esforços para tornar o desenvolvimento móvel rápido e fácil, ajudando você a conquistar mais usuários com aplicativos radicalmente menores e aumentar o engajamento para fazer com que os usuários retornem. Também estamos muito animados para ver o Android Things chegar à versão 1.0, criando novas oportunidades para você desenvolver, desde grandes dispositivos para consumidores até veículos fantásticos com controle remoto! Com o início do primeiro dia do Google I/O, vamos observar mais atentamente os principais temas do keynote do desenvolvedor:

Desenvolvimento: tornando o desenvolvimento móvel rápido e fácil

  • Android Jetpack — Hoje, nós anunciamos o Android Jetpack, projetado para acelerar seu desenvolvimento de aplicativos. O Android Jetpack é um componente Android de última geração que reúne os benefícios da biblioteca de suporte (retrocompatibilidade e atualizações imediatas) e um conjunto maior de componentes, possibilitando a criação fácil e rápida de aplicativos robustos de alta qualidade. O Android Jetpack gerencia atividades como tarefas de segundo plano, navegação e gerenciamento de ciclo de vida, de forma que você pode eliminar o código clichê e se concentrar naquilo que torna seu aplicativo excelente. O Android Jetpack foi projetado para funcionar bem com Kotlin, poupando ainda mais código com o Android KTX. Os novos componentes do Android Jetpack lançados hoje incluem WorkManager, Paging, Navigation e Slices.
  • Kotlin — Desde que foi anunciado o suporte a Kotlin no ano passado, a comunidade de desenvolvedores adotou a linguagem. E o mais importante: 95% dos desenvolvedores dizem estar muito contentes com o uso de Kotlin para seu desenvolvimento Android. E, quanto mais desenvolvedores a usarem, maior será esse número. O número de aplicativos da Play Store que usam Kotlin se tornou seis vezes maior nesse último ano. 35% dos desenvolvedores profissionais a utilizam e esse número cresce a cada mês. Nós continuamos a melhorar a experiência do desenvolvedor com Kotlin em nossas bibliotecas, ferramentas, tempo de execução, documentação e treinamento. O Android KTX está sendo lançado hoje como parte do Android Jetpack para otimizar a experiência do desenvolvedor com Kotlin. As ferramentas continuam a ser aprimoradas com o Android Studio, o suporte a Lint e as otimizações do R8. Também aprimoramos o Android Runtime (ART) no Android P, permitindo que os aplicativos compilados com Kotlin possam ser executados com mais rapidez. Nós implantamos snippets de código Kotlin em nossa documentação oficial e hoje estamos publicando uma versão em Kotlin da documentação de referência da API. No início desta semana, nós lançamos um novo Kotlin Bootcamp na Udacity, que é um recurso excelente para desenvolvedores sem muita experiência com Kotlin. Por fim, agora temos uma especialização em Kotlin no Google Developers Experts Program. Se você ainda não usou Kotlin, espero que dê uma chance a ela.
  • Android Studio 3.2 Canary — O Android Studio 3.2 inclui ferramentas para o Android Jetpack como um editor de navegação visual e novas ferramentas de refatoração de código. A versão Canary também inclui ferramentas de compilação para criar o novo formato Android App Bundle, Snapshots no Android Emulator para um tempo de inicialização rápido, o novo otimizador R8 para um código de download e instalação de aplicativo menor, um novo Energy Profiler para medir o impacto do aplicativo na duração da bateria e muito mais. Você pode fazer o download da versão mais recente do Android Studio 3.2 pela página de download do canal Canary.

Distribuição: tornando os aplicativos radicalmente menores



  • Android App Bundle e Google Play Dynamic Delivery — Introduzindo o novo modelo de aplicativo para Android. Reduza significativamente o tamanho do seu aplicativo com um novo formato de publicação, o Android App Bundle. No Android Studio, você poderá compilar um pacote de aplicativo com tudo o que seu aplicativo precisa para qualquer dispositivo: todos os idiomas, tamanhos de tela e arquiteturas de hardware. Então, quando um usuário fizer o download do seu aplicativo, a nova Dynamic Delivery do Google Play irá apenas enviar o código e os recursos ideais para o dispositivo do usuário. As pessoas verão um tamanho menor para instalação na Play Store, poderão fazer o download mais rapidamente e pouparão espaço em seus dispositivos.

    (Esquerda) Um exemplo de todos os recursos sendo fornecidos a um dispositivo por meio de um APK legado.
    (Direita) Um exemplo de Dynamic Delivery fornecendo apenas o necessário para um dispositivo.

  • Recursos dinâmicos por meio do Android App Bundle — O Android App Bundle também permite a modularização para que você possa fornecer recursos sob demanda, em vez de durante a instalação. Você pode compilar módulos de recursos dinâmicos na mais recente versão Canary do Android Studio. Participe do nosso programa beta para publicá-los no Google Play.
  • Google Play Console — Novos recursos e relatórios no Play Console ajudarão você a melhorar o desempenho do seu aplicativo e expandir seus negócios. Leia sobre as melhorias no painel, estatísticas, pontos vitais do Android, relatório pré-lançamento, relatório de aquisições e painel de assinaturas. Você também pode fazer upload, testar e publicar aplicativos usando o nosso novo formato de publicação, o Android App Bundle.
  • Google Play Instant — Após seu lançamento em versão beta na GDC, hoje anunciamos que todos os desenvolvedores de jogos podem compilar aplicativos instantâneos e estamos muito felizes em dar as boas-vindas ao Candy Crush Saga. O Google Play Instant agora está disponível em mais de 1 bilhão de dispositivos no mundo diretamente na Play Store, pesquisa, redes sociais e em qualquer lugar onde se possa clicar em um link. Para facilitar a compilação de aplicativos instantâneos, estamos lançando um plug-in Unity e a integração beta com o criador do Cocos nesta semana. Recentemente, começamos a testar a compatibilidade do Google Play Instant com o AdWords, permitindo que as pessoas experimentem jogos diretamente de anúncios, em todos os canais alcançados pelas campanhas de aplicativos universais.


Engajamento: como fazer os usuários voltarem sempre.



  • Slices Slices são modelos de IU que exibem uma grande variedade de conteúdos dinâmicos e interativos pelo seu aplicativo, no Android e nas áreas do Google. Slices podem incluir dados em tempo real, conteúdo com rolagem, ações em linha e links diretos no seu aplicativo para que os usuários possam fazer de tudo, desde reproduzir música a verificar atualizações sobre reservas. Slices também podem conter controles interativos, como botões e controles deslizantes. Você pode começar a compilar Slices hoje mesmo e eles serão exibidos para os usuários em breve.


  • Ações — Ações são uma nova forma de tornar os recursos e o conteúdo do seu aplicativo mais acessíveis, para que as pessoas possam acessá-los com facilidade no momento certo. Ações de aplicativo serão exibidas para os usuários com base no uso e na relevância, em diversas áreas do Google e do Android, como o aplicativo Pesquisa Google, a Play Store, o Google Assistente e o acesso rápido. As ações de aplicativo serão disponibilizadas para todos os desenvolvedores em breve. Inscreva-se aqui se quiser receber uma notificação. Você também pode optar por compilar uma ação conversacional como uma experiência complementar para seu aplicativo. Esse recurso funciona em uma variedade de dispositivos compatíveis com o Assistente, como alto-falantes e telas inteligentes. Esses dois tipos de ações usam um novo catálogo comum de intents.


Dispositivos mais inteligentes: uma plataforma poderosa para dispositivos IoT



  • Android Things 1.0 — O Android Things é o sistema operacional gerenciado do Google que permite que os desenvolvedores criem e gerenciem dispositivos da Internet das coisas em grande escala. Na CES, realizada no início do ano, anunciamos que Lenovo, Harman, LG e iHome estão criando produtos compatíveis com o Assistente com a tecnologia Android Things. Depois da Developer Preview, com mais de 100.000 SDKs baixados e feedback de mais de 10.000 desenvolvedores, anunciamos o lançamento do Android Things 1.0 nesta semana. Quatro novos sistemas em módulos (SoMs) agora são compatíveis com a plataforma, com suporte de longo prazo garantido para três anos e opções adicionais para extensão do suporte, facilitando a transição do protótipo à produção. Para tornar o desenvolvimento de produtos mais eficientes do que nunca, o Android Things Console complementar também está pronto para produção. Ele ajuda os desenvolvedores a gerenciar e atualizar seus dispositivos facilmente com as mais recentes correções de estabilidade e atualizações de segurança fornecidas pelo Google.


    Para começar a usar o Android Things, acesse nosso site do desenvolvedor e o novo Hub da Comunidade para explorar kits, códigos de exemplo e projetos da comunidade, e participe da Comunidade de Desenvolvedores IoT do Google para se manter atualizado. Nós introduzimos um programa limitado de parceria com a equipe do Android Things para oferecer orientação e suporte técnicos na criação de produtos. Se sua empresa estiver interessada, inscreva-se em nosso Programa de Parceiros OEM.



Além de todas essas novidades, estamos em campo em mais de 140 países, ajudando a comunidade de desenvolvedores a crescer e se expandir por meio de programas como o Women Techmakers e os Grupos de Desenvolvedores do Google (GDGs). Também estamos investindo em programas de treinamento como o Google Developers Certification, criando mais cursos na Udacity e em outros parceiros para ajudar os desenvolvedores a aprimorar suas capacidades técnicas. Hoje, 225 membros do Google Developers Agency Program de 50 agências em 15 países têm a Certificação Android. Como parte do Google Developers Experts Program, agora também temos mais de 90 Android Developer Experts em todo mundo, oferecendo suporte a desenvolvedores, start-ups e empresas para que elas compilem e lancem aplicativos inovadores.

Também continuamos a reconhecer a excelência dos melhores desenvolvedores de aplicativos e jogos. Neste ano, realizamos o terceiro Google Play Awards anual. Os indicados representam algumas das melhores experiências disponíveis no Android, com ênfase na qualidade geral, design robusto, desempenho técnico e inovação. Confira quem são os vencedores e indicados.

Durante o Google I/O, o público presente e os espectadores têm a oportunidade de analisar todos os detalhes com 48 sessões relâmpago Android & Play. Agradecemos todo o seu incrível feedback. Continue dando sua opinião sobre o que devemos fazer a seguir.
Solicitar acesso