Postado originalmente no Medium do Flutter por Seth Ladd
Hoje, como parte do Mobile World Congress 2018, temos o prazer de anunciar a primeira versão beta do Flutter. O Flutter é a nova biblioteca de IU para dispositivos móveis do Google que ajuda os desenvolvedores a criar interfaces nativas de alta qualidade para iOS e Android. Comece a usar hoje acessando flutter.io e crie aplicativos nativos elegantes em tempo recorde.

O Flutter trabalha nos pontos críticos do desenvolvimento para dispositivos móveis: desempenho e integrações de plataforma de dispositivos móveis nativos, com desenvolvimento de alta velocidade e abrangência multiplataforma de kits de ferramentas de IU portáteis.

Criado para desenvolvedores de dispositivos móveis novatos e experientes, o Flutter pode ajudar a criar aplicativos elegantes e bem-sucedidos em tempo recorde, oferecendo benefícios como:
  • Desenvolvimento em alta velocidade, com recursos como Hot Reload com estado, uma nova biblioteca reativa, um conjunto avançado de widgets e ferramentas integradas.
  • Designs expressivos e flexíveis, com conjuntos de widgets combináveis, bibliotecas de animação avançadas e uma arquitetura extensível e em camadas.
  • Experiências de alta qualidade em todos os dispositivos e plataformas com o nosso renderizador portátil acelerado por GPU, o tempo de execução de código ARM nativo de alto desempenho e a interoperabilidade entre plataformas.

Desde a versão alfa do ano passado, com a ajuda da nossa comunidade, lançamos o suporte a leitor de tela e outros recursos de acessibilidade, texto da direita para a esquerda, localização e internacionalização, suporte ao iPhone X e ao iOS 11, vídeo em linha, suporte a mais formatos de imagem, execução de código do Flutter em segundo plano e vários outros recursos.

Nossas ferramentas também melhoraram muito, oferecendo suporte ao Android Studio e ao Visual Studio Code, bem como a recursos como novas operações de refatoração que ajudam a gerenciar o código de widgets, interoperabilidade entre plataformas para disponibilizar o poder das plataformas móveis para o código do Flutter, recarregamento expresso (hot reload) melhorado e com estado, e um novo inspetor de widgets que ajuda a navegar na árvore de widgets.

Graças aos diversos novos recursos da biblioteca e das ferramentas, as equipes do Google (como a do AdWords) e de todo o mundo usaram o Flutter com bons resultados. O Flutter tem sido usado em aplicativos de produção com milhões de instalações, alguns aplicativos desenvolvidos com o Flutter foram destaque na App Store e na Play Store, como Hamilton: The Musical, e startups e agências foram bem-sucedidas usando o Flutter.

Por exemplo, a Codemate, uma agência de desenvolvimento finlandesa, atribui sua capacidade de criar em pouco tempo um belo aplicativo para o Hookle ao ciclo de desenvolvimento rápido e ao kit de ferramentas de IU personalizável do Flutter. "Hoje, podemos recomendar o Flutter com confiança para ajudar os nossos clientes a ter melhor desempenho e entregar mais valor aos usuários de dispositivos móveis", afirmou Toni Piirainen, CEO da Codemate.

Os aplicativos desenvolvidos com o Flutter apresentam qualidade, desempenho e designs personalizados em diversas plataformas.

O Flutter beta também funciona com a versão pré-lançamento do Dart 2, que oferece maior suporte à declaração de IU no código com um mínimo de linhas de código. Por exemplo, o Dart 2 infere new e const para remover código padrão (boilerplate) durante a criação da IU. Vejamos um exemplo:

// Before Dart 2
Widget build(BuildContext context) {
  return new Container(
    height: 56.0,
    padding: const EdgeInsets.symmetric(horizontal: 8.0),
    decoration: new BoxDecoration(color: Colors.blue[500]),
    child: new Row(
      ...
    ),
  );
}

// After Dart 2
Widget build(BuildContext context) =>
  Container(
    height: 56.0,
    padding: EdgeInsets.symmetric(horizontal: 8.0),
    decoration: BoxDecoration(color: Colors.blue[500]),
    child: Row(
      ...
    ),
  );

widget.dart no GitHub

É ótimo ver o crescimento do ecossistema do Flutter. Hoje, mais de 1.000 pacotes trabalham com o Flutter (por exemplo: SQLite, Firebase, Facebook Connect, preferências compartilhadas, GraphQL e muitos outros), temos mais de 1.700 pessoas do nosso chat e estamos muito orgulhosos de ver a nossa comunidade lançar sites novos, como o Flutter Institute, o Start Flutter e o Flutter Rocks. Além disso, você já pode se inscrever na nova newsletter Flutter Weekly, editada e publicada pela nossa comunidade.

Enquanto esperamos a versão 1.0, estamos trabalhando na estabilização e na finalização do cenário. Hoje, nosso roteiro (muito influenciado pela comunidade) monitora recursos como facilitar a integração do Flutter em um aplicativo, WebView em linha, melhores APIs de rotas e navegação, maior suporte ao Firebase, mapas em linha, mecanismo básico reduzido e muito mais. Queremos lançar novos betas mais ou menos a cada quatro semanas. Recomendamos que você vote (👍) em aspectos importantes para você e seu aplicativo em nosso rastreador de falhas.

Agora é o momento perfeito para usar o Flutter. Você pode começar do zero e criar rapidamente o seu primeiro aplicativo funcional do Flutter usando o nosso guia de primeiros passos. Se você já tem o Flutter instalado, acesse o canal beta seguindo estas instruções.

Queremos agradecer de coração seu apoio, seu feedback e muitas outras contribuições. Esperamos poder continuar essa jornada com todos (e estamos ansiosos para ver o que vocês estão criando)!
Alô, desenvolvedores da China! Essa postagem também está disponível em chinês.