Salvo indicação em contrário, as mudanças descritas abaixo se aplicam à mais nova versão do canal do Chrome Beta para Android, Chrome OS, Linux, Mac e Windows.

CSS Paint API
A CSS Paint API, também conhecida como "CSS Custom Paint", permite que os desenvolvedores gerem programaticamente uma imagem sempre que ela for necessária para uma propriedade CSS. Em vez de fazer referência a um recurso de imagem, os desenvolvedores podem usar a nova função paint() para fazer referência a um worklet de pintura que desenhará a imagem. Essa API pode fazer muitas coisas, inclusive reduzir o tamanho da árvore do DOM e transferir uma quantidade consideravelmente menor de dados que uma imagem.

<style>
  textarea {
    background-image: paint(checkerboard);
  }
</style>
<textarea></textarea>
<script>
  CSS.paintWorklet.addModule('checkerboard.js');
</script>

Para ver a worklet de pintura em ação, veja o nosso explicador e o vídeo de demonstração abaixo.


No exemplo, a CSS Paint API é usada para criar programaticamente uma imagem de um tabuleiro de xadrez.
Server Timing API
Os desenvolvedores interessados em medir o desempenho de aplicativos web usam a Navigation Timing API e a Resource Timing API para solicitar dados temporais para o documento e seus recursos. Até agora, os servidores não tinham como enviar qualquer detalhe sobre o tempo de resposta aos clientes. A nova Server Timing API permite que servidores web forneçam informações temporais de desempenho aos navegadores por meio dos cabeçalhos HTTP. Essa nova API oferece aos desenvolvedores uma visão mais completa do desempenho, informando a velocidade do cliente e do servidor. Por exemplo, agora as Ferramentas para desenvolvedores do Chrome mostram informações temporais de desempenho do servidor usando a Server Timing API.

Captura de tela da integração das Ferramentas para desenvolvedores do Chrome com a ServerTiming API.

Outros recursos desta versão

Blink > CSS


  • Agora, os desenvolvedores podem usar o pseudosseletor :any-link para aplicar propriedades CSS a qualquer elemento de hiperlink, acessado ou não.
  • A sintaxe para especificar coordenadas HSL/HSLA e RGB/RGBA para a propriedade color agora é compatível com a especificação CSS Color 4.
  • Os desenvolvedores podem usar display:contents para gerar caixas para filhos e pseudoelementos de um elemento, sem gerar a caixa pai.

Blink > DOM



  • Para complementar assignedNodes(), o elemento <slot> agora tem um método assignedElements(), que retorna somente os nós do elemento atribuídos a um determinado slot.
  • O Chrome já oferece suporte à propriedade HTMLAnchorElement.relList para indicar a relação entre o recurso representado pelo elemento <a> e o documento atual. Agradecemos à Samsung por essa contribuição!

Blink > Política de recursos

Blink > Rede

  • Para manter a compatibilidade com a especificação TLS, o Chrome agora oferece suporte à versão draft-23 do protocolo TLS 1.3.
  • Os desenvolvedores podem usar Request.destination para avaliar que recursos o service worker está buscando.

Blink > APIs de desempenho

  • Como o WebIDL foi considerado obsoleto, as APIs PerformanceResourceTiming, PerformanceLongTaskTiming e TaskAttributionTiming passaram a oferecer suporte ao método toJSON para converter objetos em JSON.

Blink > Segurança

  • Para proteger os usuários contra vazamento de informações de várias origens, o Chrome ignorará a presença do atributo "download" em elementos âncora com atributos de diversas origens.

Obsolescências e melhorias de interoperabilidade

Blink > Associações

  • Para manter a compatibilidade com a especificação HTML, document.all não pode ser mais sobrescrito.

Blink > Rede

  • Como já anunciamos, o Chrome 65 não vai confiar em certificados emitidos pela PKI legada da Symantec a partir de 1 de dezembro de 2017 e vai gerar intersticiais. Somente serão afetados os operadores de site que recusaram explicitamente a opção de transição da PKI legada da Symantec para a nova PKI da DigiCert. As subCAs independentes dessa infraestrutura divulgadas anteriormente não serão afetadas.
Para ver uma lista completa de todos os recursos (incluindo recursos experimentais) dessa versão, acesse a lista de referência do Chrome 65.

Postado por Ian Kilpatrick, engenheiro de pintura paciente