Em uma postagem anterior do blog, falamos sobre a Central de políticas do desenvolvedor do Google Play. Para continuarmos tornando as políticas mais acessíveis e úteis aos desenvolvedores, a equipe de políticas criou um vídeo interessante para ajudar os desenvolvedores a ficarem em conformidade com as políticas do Google Play.



Então, vejamos as 10 dicas para ficar em conformidade com as políticas do Google Play:

Consulte a Central de políticas regularmente: Recomendamos que você consulte a Central de políticas sempre que achar que o seu aplicativo possa estar violando uma política.

Descreva o seu aplicativo de forma apropriada: Dedique-se para descrever o aplicativo de forma adequada para evitar violações à política de metadados. Lembre-se de que qualquer tradução da descrição do seu aplicativo deve estar em conformidade com a política de metadados.

Use imagens sobre as quais você tem o direito: O ícone e todos os ativos gráficos do seu aplicativo na listagem da loja só podem incluir imagens que você tem o direito de usar. Se você não recebeu permissão para usar ativos de propriedade de terceiros, notifique a equipe de análise de aplicativos usando este formulário. Certifique-se de que todos os textos e imagens usados na sua listagem da loja sejam adequados para fãs de aplicativos de todas as idades.

Classifique seu aplicativo de forma precisa: Ao responder ao questionário de classificação de conteúdo, é importante fornecer respostas precisas para receber uma classificação correta.

Gerencie os dados do usuário com cuidado: Os dados do usuário podem conter informações fornecidas por um usuário, coletadas sobre um usuário ou coletadas sobre as interações de um usuário com o aplicativo ou dispositivo. Se o aplicativo coletar dados pessoais ou sigilosos do usuário, você deverá gerenciá-los com segurança e incluir uma política de privacidade na sua listagem da loja e no aplicativo.

Certifique-se de que os anúncios no aplicativo estejam em conformidade com as políticas: O comportamento dos anúncios deve ser direto e simples — é contra a política exibir anúncios prejudiciais ou enganosos, incluindo anúncios apresentados como notificações do sistema, que não podem ser dispensados e os que aparecem depois que o usuário fecha o aplicativo. Além disso, o conteúdo dos anúncios no seu aplicativo não pode incluir imagens adultas, violência nem nada que viole a política de conteúdo restrito. É recomendável conversar com seu provedor de anúncios para conhecer as opções de filtragem.

Não se esqueça da política de conteúdo restrito: Verifique se há conteúdo restrito no seu aplicativo ou na listagem da loja, como conteúdo adulto, apologia à violência ou às drogas. Se estiver em dúvida sobre o conteúdo do seu aplicativo, leia a política de conteúdo restrito para obter mais detalhes e exemplos. Se algum conteúdo do seu aplicativo for gerado pelos usuários, você precisará adotar precauções adicionais para fornecer uma experiência em conformidade com a política dentro do aplicativo. Confira a política de conteúdo gerado pelos usuários para saber mais.

Atualize suas preferências de e-mail: Certifique-se de atualizar seu endereço de e-mail na página de detalhes da conta no Developer Console. Assim, se um problema em relação à política for detectado, poderemos entrar em contato com instruções para resolvê-lo.

Resolva os problemas em relação à política encontrados na análise: Mesmo que você tenha verificado aplicativo em relação às políticas, é sempre possível que ele seja rejeitado ou suspenso após a análise. Se o aplicativo ou uma atualização for rejeitada, lembre-se de que muitas violações podem ser corrigidas. Basta seguir as etapas do e-mail de notificação do Google Play que você recebeu.

Entre em contato quando precisar de ajuda: Se você discorda de uma violação da política ou quer ajudar a resolver o seu problema em relação à política, contate nossa equipe de suporte a políticas.

Na próxima postagem do blog, falaremos mais sobre nosso processo de aplicação das políticas e dos recursos de suporte.

Até a próxima e não deixe de acompanhar tudo sobre a AdMob seguindo a gente no Twitter, no LinkedIn e no Google+.

AdMob by Google é a plataforma líder de publicidade para dispositivos móveis e tem a confiança de mais de 650.000 aplicativos no mundo todo. Se você quiser saber mais sobre AdMob, visite este link.