O
Google Tag Manager é conhecido por facilitar a implementação e o gerenciamento de analítica, remarketing, acompanhamento de conversão e outros tipos de tags de sites e aplicativos. E com a introdução do Firebase – a nova plataforma da Google para desenvolvedores para dispositivos móveis Android e iOS –, usar o Tag Manager ou o Tag Manager 360 para configurar a medição interna no aplicativo nunca foi tão fácil nem tão poderoso!
No
Google I/O, anunciamos que estamos expandindo o
Firebase para torná-lo uma plataforma unificada para desenvolvedores para dispositivos móveis projetada para facilitar mais do que nunca a criação de aplicativos usando produtos e serviços da Google – e o Google Tag Manager é um destes serviços! A
versão mais recente do Tag Manager e do Tag Manager 360 para aplicativos móveis foi projetada para funcionar com o Firebase e estender seus recursos para desenvolvedores e profissionais de marketing.
Instrumentação interna do aplicativo unificada No coração do Firebase está o
Firebase Analytics – um produto de analítica ilimitado e gratuito projetado especificamente para aplicativos móveis. Mas o Firebase Analytics é mais do que um produto de analítica, é uma forma unificada para os desenvolvedores medirem tudo o que estiver acontecendo em um aplicativo, desde os principais direcionadores da empresa até a interação detalhada do usuário. Isto cria uma fonte única confiável para atividades internas do aplicativo, que você pode compartilhar com outros recursos do Firebase e produtos da Google. Para o Tag Manager, isto torna o Firebase Analytics a nova camada de dados, o que significa que qualquer um que use o Firebase Analytics está pronto para começar a usar o Tag Manager sem precisar reprogramar.
Para começar com o Google Tag Manager e o Tag Manager 360, basta se inscrever no Firebase,
acessar o Tag Manager para configurar um novo contêiner do Firebase e, depois, adicionar o
Firebase Analytics e o
Google Tag Manager ao seu aplicativo. Tudo que você estiver medindo com o Firebase Analytics estará pronto para usar em tags, gatilhos e variáveis no Tag Manager.
Medição dinâmica de aplicativos O Firebase Analytics facilita a medição do que está acontecendo no seu aplicativo. Mas o que acontece se você identificar errado um evento ou esquecer de adicionar um parâmetro fundamental? Ao adicionar o Tag Manager ou o Tag Manager 360 ao aplicativo, você pode fazer alterações na configuração de medição sem precisar perder tempo no processo de atualização do aplicativo.
Como os profissionais de marketing experientes sabem, sem o gerenciamento de tags, mesmo as mudanças mais básicas em tags podem exigir muito tempo e esforço, além de coordenação entre as equipes de marketing e desenvolvimento e de retirar recursos de outros projetos. Com o Tag Manager e o Firebase, você poderá desacoplar as mudanças de medição dos ciclos de desenvolvimento – e, ao fazê-lo, simplificará o modo com que as equipes de marketing e desenvolvimento trabalham juntas.
Um SDK, muitas opções Apesar de o Firebase visar facilitar ao máximo a criação de aplicativos e medir o comportamento do usuário, ele não se destina a ser uma solução para todos os problemas. Os desenvolvedores e profissionais de marketing muitas vezes escolhem usar soluções diversas de vários provedores nos aplicativos. O Google Tag Manager e o Tag Manager 360 podem ajudar a fazer com que estas ferramentas distintas façam sentido.
Com o Firebase Analytics, fica fácil medir o que está acontecendo no aplicativo – sem limitar você a um único conjunto de ferramentas. O Google Tag Manager e o Tag Manager 360 permitem que você envie os dados para diversas outras ferramentas de analítica, tanto da Google – como o
Google Analytics – quanto de outros parceiros. Estamos muito felizes em anunciar parcerias de fornecimento de tags com diversas das soluções de atribuição do aplicativo, incluindo
Kochava,
Tune,
adjust,
AppsFlyer,
Apsalare muito mais. O Google Tag Manager sempre foi respeitado por seu compromisso com ser agnóstico em relação aos provedores para medição web e está animado em estender o mesmo compromisso para os aplicativos móveis. E nossos parceiros também estão!
“Sempre fomos apaixonados por apoiar os desenvolvedores, garantindo que o Kochava sempre estivesse integrado às melhores ferramentas. Por isso estamos tão felizes em fornecer suporte pronto para uso para o Google Tag Manager pelo Firebase.”
- Charles Manning, Presidente da Kochava
Se você não está vendo o parceiro que procura, não se desespere. Estamos adicionando mais parceiros continuamente por meio do
Programa de modelos de tag de provedores.
Comece quando quiser Se já estiver usando o Google Tag Manager ou o Tag Manager 360 para aplicativos móveis, não se preocupe, seus contêineres existentes e os SDKs atuais continuarão trabalhando da mesma maneira de antes. Mas, como com qualquer versão importante de recurso, recomendamos atualizar para a versão mais recente do Google Tag Manager para aplicativos móveis – e com o Firebase junto – o mais cedo possível. Assim, você pode ter certeza de que extrairá o máximo da experiência de gerenciamento de tags móveis.
Pronto para o Google Tag Manager? Saiba mais e
comece hoje!
Publicado por Scott Herman, Gerente de produtos do Google Tag Manager