Tradução do post "Introducing Google+ Sign-In: simple and secure, minus the social spam"
Criado por Seth Sternberg, Diretor de Gerenciamento de Produto, Google+

Hoje estamos adicionando uma nova funcionalidade à plataforma Google+: login de aplicativos (Google+ Sign-In). Se você está fazendo um aplicativo Android, iOS ou na web, os usuários podem agora fazer o login na sua app com o Google, e trazer junto suas informações do Google+ para uma melhor experiência. É simples, seguro e proíbe o spam social. E nós estamos apenas começando.


Nesse lançamento inicial, nos focamos em nossos quatro princípios para fazer coisas incríveis para os usuários:

1. Simplicidade e segurança vem em primeiro lugar

Se você acessa o Gmail, YouTube ou qualquer outro serviço do Google, você pode agora usar essas mesmas credenciais para acessar apps de fora do Google. Você precisa apenas revisar a tela de permissões do Google+ (que destaca as informações que você está compartilhando com a app, e as pessoas que poderão ver as atividades), e você já estará pronto. O login com Google+ também inclui as proteções salvaguardas que você espera da sua conta no Google (como por exemplo o verificação em 2 passos), então você pode fazer seu login sempre com confiança.


Para gerenciar as aplicações autorizadas também é simples: Visite plus.google.com/apps a qualquer momento, ou abra a nova aplicação Google Settings no Android.

2. Desktop e mobile são melhores juntos

Muitos desenvolvedores oferecem seus aplicativos em versões web e mobile, ainda fazendo as configurações através do browser, e com isso, telefones e tablets continuam sendo os principais problemas. E começando hoje, quando você se autenticar em um website com o Google, é possível instalar a app mobile do site no seu dispositivo Android com apenas um clique.



3. Compartilhar é seletivo; espalhar é só spam

As vezes você tem vontade de compartilhar alguma coisa com todo mundo (um recorde em um jogo, por exemplo), mas outras vezes você quer manter algumas coisas para si mesmo (como objetivos de saúde). Com o Google+ Sign-In e os circulos, você decide com quem você vai compartilhar, ou com ninguém. E além disso, o Google+ não deixa as apps espalharem atualizações freneticamente no seu stream, então, a atividade da app irá aparecer apenas quando é relevante (por exemplo, quando você realmente estiver procurando por isso).



4. Compartilhar é para o que se faz, não só para o que se vê

Fotos e vídeos são ótimos para ver, mas algumas vezes, você quer na verdade, fazer alguma coisa online. E por isso, quando você compartilha de uma app que usa o login com Google+, seus amigos irão ver um novo tipo de post "interativo" no stream do Google+. Clicando nesse post, eles serão levados para dentro da app, onde eles podem comprar, escutar ou avaliar exatamente o que você compartilhou.


Posts interativos compartilhados pelo Fancy (esquerda) e TuneIn Radio (direita)


Posts interativos compartilhados pelo OpenTable (esquerda) e Flixter (direita)

Se você está criando uma app para Android, iOS ou para web, e gostaria de incluir o login com o Google+ (Google+ Sign-In), simplesmente mergulhe em nossa documentação para desenvolvedores e comece a checar as estatísticas assim que a sua integração estiver online.
Aplicativos Android irão requerer a última versão do Google Play Services, que estará disponível para todos os dispositivos nos próximos dias.

Para ver o que outros desenvolvedores estão fazendo com o Google+ Sign-In, visite alguns dos sites abaixo, e veja o novo botão "Sign in with Google" (também estão sendo disponibilizados gradualmente):