Usuários podem armazenar conteúdo em diferentes serviços do Google: YouTube, Picasa e Google Docs entre outros. Muitas vezes você quer pemitir que seus usuários tragam este conteúdo para o seu aplicativo. Agora isso é possível através de uma interface comum para  seleção de conteúdo armazenado em diferentes serviços do Google. A Google Picker API oferece uma caixa de diálogo padronizada e que é muito simples de integrar com aplicações que você está desenvolvendo. Com isso, seus usuários poderão rapidamente navegar através de seus próprios conteúdos sem precisar sair da sua página ou aplicativo.

Você pode estar, por exemplo, desenvolvendo um software para criação de blogs e deseja permitir que seus usuários incluam fotos presentes em um álbum do Picasa em um blog post. Você pode até permitir que os usuários selecionem conteúdo público, como os encontrados nas buscas por imagens e vídeos do Google.

Uma vez que o Picker é chamado pelo seu usuário, um diálogo modal aparecerá na página. Se o usuário já estiver autenticado na sua conta do Google, ele verá o seu próprio conteúdo em poucos segundos. Caso contrário, o usuário terá que se autenticar antes de acessar o conteúdo



A integração com a Google Picker API é bastante simples. Primeiro você precisa especificar quais serviços do Google devem aparecer como opções na caixa de diálogo do Picker. Por exemplo, se você tem um site de fotos, você pode mostrar os álbuns do Picasa e a Busca por Imagens, mas pode querer esconder o Google Docs e outros serviços. Depois você simplesmente define uma função de callback que será chamada assim que os dados escolhidos pelo usuário são retornados estiverem disponíveis para a sua aplicação.

var picker = new google.picker.PickerBuilder().
    addView(google.picker.ViewId.IMAGE_SEARCH).
    setCallback(pickerCallback).
    build();
picker.setVisible(true);

Você pode encontrar mais exemplos e detalhes de integração na documentação. Esperamos que vocês aproveitem bem esta nova API!