Com o crescimento da popularidade das criptomoedas, percebemos o surgimento de centenas de novas moedas digitais, assim como de várias plataformas onde elas podem ser usadas. Um exemplo conhecido da tecnologia de criptomoedas é a Blockchain, que ajudou 39 milhões de usuários com carteiras em várias plataformas em 140 países no mundo todo a acessar esse ecossistema.
A Blockchain, um cliente do Google Cloud, estava focada inicialmente na criação de ferramentas para entender e usar bitcoins. Porém, a empresa fez a expansão para outras criptomoedas como Ethereum, Bitcoin Cash, Stellar Lumens e Paxos Standard. Agora, milhões de pessoas confiam na Blockchain Wallet para proteger e usar as principais criptomoedas do mundo.
É claro que, com a expansão física e geográfica da base de usuários, o gerenciamento desses conjuntos de dados não é uma tarefa fácil.
Atender as necessidades do usuário e crescer rapidamente
Desde que surgiu, a Blockchain usa o Google Cloud Platform (GCP) e adiciona serviços sempre que a equipe percebe oportunidades para atender às necessidades de crescimento da empresa. Embora a Blockchain mantenha alguns dos próprios hardwares e data centers, a ideia era desenvolver a abordagem para gerenciar a infraestrutura e aprimorar a segurança, a confiabilidade e a precisão das plataformas de informações.
Os principais produtos da empresa, a Blockchain Wallet e o Blockchain Explorer, exigem cálculos complexos com dados de difícil acesso entre os enormes e descentralizados registros que sustentam as redes de criptomoedas. O acesso a essas informações requer conhecimento especializado do domínio, infraestrutura técnica e trabalho de desenvolvimento, sem contar o tempo necessário para processar toda a cadeia de dados. Isso se tornou um grande empreendimento que exigiu recursos de TI internos significativos e sobrecarga.
Para gerenciar esses desafios e melhorar a experiência do usuário entre todos os produtos e plataformas, a Blockchain começou a executar a infraestrutura nas instâncias do Compute Engine. Além disso, o Cloud Spanner foi escolhido como serviço do banco de dados, já que esse servidor pode escalonar problemas rapidamente (sem inatividade) e fornecer alta disponibilidade com baixa sobrecarga operacional. O Cloud SQL, o Stackdriver e os produtos de gerenciamento de identidade também fazem parte da infraestrutura em nuvem da Blockchain.
Como proteger os dados financeiros do usuário
Milhões de usuários no mundo todo confiam as próprias informações financeiras à Blockhchain. Por isso, é esperado que o cuidado com a segurança seja um dos principais valores da empresa.
“A segurança é nossa prioridade número um”, afirma Lewis Tuff, chefe da engenharia de plataforma na Blockchain. “O Google Cloud vai além para ajudar a proteger dados, infraestrutura e serviços de ameaças externas. O GCP facilita a execução adequada dos princípios básicos de segurança. O Cloud Identity Access Management (Cloud IAM) e o firewall VPC permitem que a Blockchain bloqueie o acesso a recursos de acordo com o princípio do mínimo privilégio e implemente uma defesa detalhada no nosso ambiente. Com os recursos de monitoramento e geração de registros do Stackdriver, recebemos alertas de qualquer atividade incomum em tempo real.”
A Blockchain também usa o Cloud Identity-Aware Proxy (Cloud IAP) do Google para controlar o acesso a aplicativos na nuvem por meio da percepção de contexto e verificação da identidade do usuário. Além disso, o Cloud Key Management Service (Cloud KMS) é integrado com o Cloud IAP para gerenciar chaves criptográficas com ampla abordagem.
“Muitas empresas se beneficiariam do Cloud IAP,” continua Tuff. “É muito fácil autenticar e ativar aplicativos com base nas contas do G Suite. Isso é muito importante para nós, já que temos vários aplicativos internos e de back-office que agora podem ser gerenciados por meio de direitos de acesso detalhados e com base em funções.”
Como escalonar sob demanda para corresponder a grandes volumes de dados
Quando a Blockchain decidiu expandir a oferta do Explorer para incluir a rede do Ethereum, a empresa escolheu o Cloud Spanner do GCP. Esse serviço de banco de dados é muito consistente e tem alta disponibilidade (mais de 99.999% de SLA). Assim, a implantação ficou mais rápida e o ritmo foi mantido conforme os volumes de dados cresciam rapidamente, sem perder confiabilidade. A escalonabilidade sob demanda do Cloud Spanner permitiu que a Blockchain reduzisse a sobrecarga operacional. A empresa teve uma economia de 30% ao substituir a camada do banco de dados anterior pelo Cloud Spanner.
Dessa forma, a empresa percebeu que poderia começar pequena sem se preocupar com o crescimento dos bancos de dados conforme o serviço se expandia. Um exemplo do poder de escalonamento percebido com o uso do GCP é a funcionalidade de importação e exportação, que permitiu uma recuperação completa do banco de dados em nove horas, em vez de uma semana. Isso é essencial para gerar um trabalho de desenvolvimento rápido na empresa, além de eliminar a necessidade de ingestão da cadeia completa do Genesis Block em cada ambiente.
“Esse tipo de flexibilidade é bastante poderosa”, comenta Tuff. “Isso significa que podemos executar o conjunto de dados em nossos ambientes com muita facilidade. Podemos adicionar nós como e quando for necessário, com alta disponibilidade e consistência forte usando um banco de dados distribuído e escalonável”.
Olhando para o futuro, a equipe da Blockchain se prepara estrategicamente para um mercado emergente usando os serviços do GCP para ajudar a executar iniciativas de produção e engenharia.
Compilação com serviços gerenciados
Além de expandir o uso do Cloud Spanner como banco de dados gerenciado e do Stackdriver Monitoring para análise e métricas de geração de registros, a Blockchain está criando outros microsserviços com os serviços gerenciados do GCP. “Faz sentido ver o que podemos fazer com os produtos do GCP, em vez de girar nossas próprias VMs e gerenciar toda a estratégia de backup e failover”, diz Tuff.
“Somos uma empresa que se move rapidamente e nosso relacionamento com o Google Cloud tem sido valioso. Quando precisamos de conselhos, a equipe do Cloud Spanner nos ajudou com ideias para que pudéssemos criar a arquitetura correta. Eles têm experiência, conhecimento e dedicação para encontrar a arquitetura que servirá perfeitamente para o caso de uso. Quando você apresenta um desafio ao Google Cloud, a equipe usa todos os talentos disponíveis para encontrar a melhor solução.”, conclui ele.
Saiba mais sobre o Cloud Spanner e outros bancos de dados do Google Cloud aqui.