Confira o site da apresentação agora e inscreva-se para receber atualizações sobre o evento. Até lá!

Artigos

Perguntas e respostas sobre a assinatura de aplicativos

Wojtek Kaliciński escreveu um artigo para explicar diversos detalhes por trás da assinatura de aplicativos do Google Play:

Respostas a perguntas comuns sobre a assinatura de aplicativos do Google Play

Ao permitir que o Google Play assine seu aplicativo, você garante a proteção contra perdas de chave (um problema real enfrentado por muitos desenvolvedores) ou roubos.

Os desenvolvedores fizeram muitas perguntas sobre o novo processo de assinatura de aplicativos e o serviço em geral. O artigo de Wojtek abrange essas dúvidas (bônus: com respostas!) Para explicar como tudo funciona, ele compara o modelo antigo, em que os desenvolvedores gerenciavam as próprias chaves, com o novo cenário de uso da infraestrutura segura do Google.

Como bônus, os desenvolvedores que ativarem a assinatura de aplicativos poderão aproveitar os benefícios dos App Bundles. Com esse recurso, o Google Play pode oferecer versões menores e específicas de configuração do aplicativo, sem que você precise disponibilizar APKs enormes para lidar com todas as situações nem gerenciar vários APKs específicos de configurações.

Biblioteca do WindowManager

Kenneth Ford e Andrii Kulian escreveram um artigo sobre a nova biblioteca do WindowManager no Jetpack.

Suporte a novos formatos com a nova biblioteca do WindowManager no Jetpack

Essa biblioteca foi criada especificamente para gerenciar alguns dos novos formatos de dispositivos (os dobráveis) que estão chegando ao mercado. Não seria útil permitir que os desenvolvedores acessassem informações sobre essas telas alternativas em todas as versões, em vez de serem limitados por APIs adicionadas apenas à plataforma principal na versão mais recente? A equipe pensou o mesmo, e assim surgiu essa biblioteca.

Provavelmente, haverá mais recursos e APIs adicionados à biblioteca ao longo do tempo. Porém, por enquanto, mantemos o foco nos dispositivos dobráveis para garantir que seus aplicativos possam ter informações que ajudam a gerenciar essas novas situações. Por exemplo, se um dispositivo estiver meio dobrado, seus controles de IU deverão ser exibidos em uma dobra e o conteúdo da mídia na outra?

A biblioteca está atualmente em Alfa (alpha01 para ser mais exato). Fique por dentro das futuras versões Beta e estáveis, enquanto o recurso é desenvolvido.

Além disso, confira o aplicativo de amostra do WindowManager, que explica como usar essas APIs.

Codelabs

Navegação por gestos

Murat Yener lançou um novo codelab mostrando como fazer a navegação por gestos corretamente.

A navegação por gestos e a experiência de ponta a ponta

A navegação por gestos é um novo recurso do Android 10 que oferece mais espaço à tela dos usuários, usando gestos para substituir os botões tradicionais na barra de navegação. Em vez de clicar no botão “Voltar”, basta deslizar essa atividade de volta.

No entanto, esse novo recurso no Android precisa ser gerenciado corretamente pelos desenvolvedores para evitar IUs interativas em áreas da tela que agora serão usadas por gestos, por exemplo.

O codelab de Murat abrange detalhes e práticas recomendadas para o uso do recurso. Participe e saiba como implementar corretamente a navegação por gestos no seu aplicativo.

Primeiros passos com o CameraX

Meghan Mehta atualizou o codelab “Primeiros passos com o CameraX” na semana passada.

Primeiros passos com o CameraX

Agora, o codelab exibe a versão Beta mais recente do CameraX. Recebemos alguns comentários sobre o último vídeo do CameraX Beta, alertando que o codelab não explicava todas as alterações recentes da API. Isso significa que havia muita gente aguardando essa atualização.

Além de atualizar para a versão Beta, o codelab agora também inclui mais explicações sobre o código (sempre útil em um tutorial…). Além disso, a versão mais recente do emulador do Android R agora oferece suporte para a análise e captura simultâneas.

Episódios do podcast do ADB

Desde o último Now no Android, publicamos outro episódio do Android Developers Backstage. Confira nos links abaixo ou acesse seu cliente de podcast favorito:

ADB 139: AndroidX. Jetpack. AndroidX. Jetpack. Outro qualquer.

Neste episódio, Romain, Tor e eu conversamos com Nick Anthony e Alan Viverette, da equipe do AndroidX, sobre bibliotecas, processos, convenções e realidades do envio do imenso conjunto de bibliotecas do AndroidX a cada duas semanas.

Episódio 139: AndroidX. Jetpack. AndroidX. Jetpack. Outro qualquer.

E agora...

Isso é tudo, por enquanto. Confira a visualização do Android 11 mais recente. Participe da próxima apresentação de lançamento Beta do Android 11. Leia tudo sobre a assinatura de aplicativos do Google Play e a nova biblioteca do WindowManager no Jetpack. Teste a nova navegação por gestos e os codelabs atualizados do CameraX. Ouça o episódio mais recente do podcast do ADB. Em breve, voltaremos com a próxima atualização do universo dos desenvolvedores Android.